Camara Itinerante

'Memórias e democracia: pessoas LGBTQIA+, indígenas e quilombolas' é tema da Primavera dos Museus

Por RJNEWS em 19/09/2023 às 05:37:59
A diretora do Solar dos Mellos, Patricia Barboza, destacou que o objetivo é promover a inclusão social

A diretora do Solar dos Mellos, Patricia Barboza, destacou que o objetivo é promover a inclusão social

"Memórias e democracia: pessoas LGBTQIA+, indígenas e quilombolas" é o tema escolhido pelo Solar dos Mellos para a "17ª Primavera dos Museus". Em Macaé, a edição começou nesta segunda-feira (18) e prossegue até a próxima sexta-feira (22), com uma vasta programação.

A diretora do Solar dos Mellos, Patricia Barboza, destacou que o objetivo é promover a inclusão social e a diversidade, fundamentais à democracia, por meio da exposição "Da Realeza à Escravidão - Uma história sobre a valorização da cultura africana", do artista plástico Robson Fazolin.

"Fui curadora da exposição e quis exaltar os aromas e reconhecer que a democracia se faz por muitas mãos. Teremos outras programações, como as palestras do doutor em Ciências da Educação, Marcelo Abreu, e Tayse Marinho, coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé", contou.

O público que for visitar a exposição poderá apreciar oito telas feitas com a técnica utilizando tinta acrílica. "A proposta foi exaltar a mulher negra, como a tela Rainha de Sabá. A marca das minhas obras são as cores vibrantes", frisou o artista.

Patrícia Barboza informa ainda que o agendamento para visitas ao Solar dos Mellos pode ser feito por e-mail msolardosmellos@gmail.com ou pelo telefone (22) 2759-5049.

Programação

Dia 19

9h às 11h - Visita Mediada.

14h30 às 16h30 - Aulão de Capoeira, com Mestre Kiko.

18h às 20h - Palestra Quilombo de Carukango, ministrada por Marcelo Abreu.


Dia 20

14h - Contação de História.

13h30 às 15h30 - "Lugares de Memória", uma visita mediada aos prédios históricos do município.


Dia 21

9h às 11h - Visita Mediada.

14h30 às 16h30 - Aulão de Capoeira.

18h às 20h - Palestra "Políticas sociais para o público LGBTQIA+", ministrada pela coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro.


Dia 22

14h às 16h - Contação de história

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki