Camara Itinerante

Projeto "Lê Pra Mim" encerra programação em Macaé

Por RJNEWS em 17/06/2023 às 05:20:08
As apresentações seguiram com o ator e diretor, Aldebaran Bastos

As apresentações seguiram com o ator e diretor, Aldebaran Bastos

O Projeto "Lê Pra Mim" encerrou a programação no município de Macaé, nesta sexta-feira (16), na Escola Estadual Municipalizada Maria Magdala Agostinho Cipriani - Estrada do Imburo. Foram cinco escolas contempladas com leituras de histórias, apresentadas por artistas locais e nacionais. A iniciativa tem o patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste S/A (NTS), e realização Ministério da Cultura e Associação Cultural Somar Ideias.

No período da manhã, a atividade contou com a presença da cientista social, Carine Passos, que leu o livro: "Cabelo de Cora", de Ana Zarco Câmara. "O tema abordado foi sobre incentivar a ter um olhar amplo para o mundo. A sociedade é diversa e de forma lúdica mostra a diversidade de cabelos, que pode ser Black, alisado, enfim, de várias formas. A interação foi grandiosa, e o projeto incentiva a leitura e o pensar. É revolucionário dialogar com essas crianças tão pequenas, e contribui com a formação desses indivíduos nos primeiros anos escolares. Estou aberta a participar outras vezes", disse empolgada.

As apresentações seguiram no período da tarde com o ator e diretor, Aldebaran Bastos, que contou que se sentiu muito honrado com o convite. "Fiquei muito feliz. É a primeira vez que tenho oportunidade de ler para as crianças. Elas ficam atentas à história e são bem participativas. Esse projeto é muito importante para tirar as crianças das telas dos celulares. Isso está prejudicando muito o desenvolvimento e o senso de interpretação. Foi muito gratificante", contou o ator que leu o livro: "Brincadeira de Sombra", de Ana Maria Machado.

Já o idealizador do projeto, Marcelo Aouila, leu para criançada dois livros: "Cachorros não dançam balé", da autora, Anna Kemp e "Até as Princesas Soltam Pum", de Ilan Brenman.
As crianças se divertiram muito e mostraram que prestaram atenção nas histórias.
Marcelo diz como se sentiu realizando o projeto em Macaé. "Uma experiência rica e transformadora, não só para as crianças, como os professores e também todos aqueles que leram!", ressaltou.


A diretora geral, Ana Célia Vitorino, conta que não conhecia o projeto "Lê Pra Mim?". "Iniciativa muito importante para incentivar a leitura e contribuir para o desenvolvimento desses estudantes", ressaltou.
A diretora adjunta, Alessandra Bitencourt, diz que gostou muito do trabalho realizado pelo projeto. "Ele contribui para a formação integral do aluno, onde se trabalha com o lúdico, raciocínio e pensamento crítico", pontuou.

Atentos a todas as histórias, o aluno Moisés Silva, de apenas 5 anos de idade, conta que se divertiu muito. "Gostei muito da "Até as Princesas Soltam Pum", achei engraçada. Eu também gosto da história dos Três Porquinhos", contou.
A aluna, Lara Nascimento, de 5 anos de idade, também gostou da historinha das princesas. "Achei muito legal. Gostei muito de ouvir as histórias", disse feliz.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki