Era uma vez... Leitura e imaginação!

Por Gi Germano em 28/06/2021 às 11:30:42

Era uma vez... Leitura e imaginação!

Como enriquecer o vocabulário?

Basta fazer leituras!

Ou de forma mais sublime...

"Era uma vez...

Uma pessoa que encontrou um objeto que desejava ser descoberto, a pessoa soprou a poeira que o cobria, em seguida, abriu...

E assim, a pessoa aprendeu que poderia ter um nome, agora ela era a Raimunda, o tal objeto, soltou um suspiro ao perceber que sua magia continuava em cada folha guardada entre as capas, as letras passeavam e ao dar as mãos palavras surgiam, uma delas era LEITURA!"

Essa dica serve para qualquer idade, do bebê que está em formação na barriga de sua mãe e as pessoas que já estão na sua fase madura.

Em cada fase a leitura terá diversos objetivos além da ampliação do vocabulário, como conhecimento cultural e ativação do pensamento crítico.

Com acesso a leitura, muitas portas se abrem, principalmente as da imaginação, às vezes ficam fechadas e suas chaves embaixo do tapete. Muitos adultos passam por cima e não permitem que a criança se abaixe e possa simplesmente encontrar a chave para abrir a porta...

O que ela irá encontrar atrás da porta irá depender do acesso que lhe é permitido!

Vivemos num mundo com muitas histórias, com fatos e "fakes", é triste ao contar uma história e ouvir a criança falar que fadas, bruxas e duendes não existem, sendo que ela passa horas em frente a TV ou internet assistindo ou jogando algo que "vive" num mundo virtual e acreditam nestas histórias.

Quando se pedia para que a criança pensasse em algo e contasse naquele instante com base em algo que envolvesse os contos literários infantis, uma viagem era feita na qual se permitia imaginar estar dentro das histórias de Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel entre outras e o medo de encontrar as Bruxas destas histórias...

Hoje, em alguns momentos a criança que não abriu a porta da imaginação quando é colocada nessas histórias encontram situações "possíveis" e tão reais que se perde o encanto.

Os adultos que antigamente acreditavam e ainda acreditam no faz de conta, e fazem parte da geração do "pirlimpimpim" não permitem que uma barreira seja criado entre a criança e a imaginação, mas os que não estimulam o acesso aos livros e a própria leitura criam muros altíssimos com consequências na infância, juventude até chegar na fase adulta.

A falta da leitura interfere na escrita de forma geral e na compreensão dos textos, a pessoa não terá o pensamento crítico e falta de argumentos para processar o seu pensamento e até o seu comportamento.

Com o avanço tecnológico, hoje poderemos encontrar a magia da leitura não só nos livros físicos (de papel) como também nos livros digitais, nas contações de histórias gravadas ou 'lives, a leitura expande o conhecimento cultural.

Não perca tempo, se planeje para a leitura de forma prazerosa escolhendo um tema, reserve um horário, comece com 30 minutos, seja sozinho ou em grupo nos clubes de leitura!

Fonte: Texto criado por Gi Germano

AGENCIA NCX MARKETING E VENDAS
Zion