A literatura e suas dores

Por Gi Germano em 09/04/2024 às 12:10:39

A literatura e suas dores

Fomos surpreendidos com a notícia do ataque que a Roseana Murray sofreu por cães da raça pitbull. Um sofrimento para quem passou pelo ataque, quem ouviu os gritos, presenciou a cena e nós que recebemos a notícia.

Dores diferentes...

Cada qual com sua devida importância, sinalizando para os sentimentos de ansiedade, temor, medo, horror, contrariando as obras de Roseana que soam como músicas pulsando palavras em versos, como este texto que deixo aqui para reflexão!

MILAGRE

Como numa colcha
de retalhos,
os dias e as noites
se costuram
e nos levam
em suas horas
secas ou caudalosas,
cavalos indomáveis.
Viver é o milagre
que nos guia.

Poemas do livro Rotas de Fuga, de ROSEANA MURRAY. Ed. Promobook.

A outra dor...

Ziraldo resolve arrumar as malas e como um menino maluquinho parte em disparada como se tivesse assas nos pés... Que garoto levado!

Ziraldo é ligado ao Menino Maluquinho e suas muitas obras dentro da literatura infantojuvenil brasileira, sua história começa muito antes, com o Jornal O Pasquim, seus desenhos cheios de humor, mas com muita verdade, uma pessoa com visão política que chegava a todos utilizando sua arte. Os seus quadrinhos na Revista Turma do Pererê foi um sucesso, e com a ditadura foi extinta!

A chave girou... Assim foi entendido o poder não só dos desenhos mas as histórias direcionadas para um publico muito especial, o Infantil! Foi fácil para o "Menino Maluquinho" ingressar em assuntos polêmicos utilizando seus desenhos.

Ziraldo olhou o Brasil como brasileiro amando sua nação, transformando pensamentos... São inúmeros projetos literários com suas obras!

Há 25 anos atrás, o Centro Educacional Tia Gi sempre trabalhou com projetos literários, e assim nasceu a ideia de "batizar" suas salas com os nomes dos escritores que eram trabalhados em seus projetos literários do ano....

Após a pandemia, a escola fez uma pausa em suas atividades... E no mesmo local nasceu o Espaço Ciranda do Saber, onde acontecem vários atendimentos:

- Reforço Escolar especializado para o 1º ano escolar

- Reforço Escolar 2º ao 5º ano Escolar

- Reforço Escolar para Ensino Fund. II e ensino Médio (Matemática)

- Psicopedagogia

- Neuropsicopedagogia Clinica

- Biblioterapia

- Yoga para adulto

- Yoga infantil

As salas continuaram com seus nomes, inspirando o ambiente poético. E lá estão as salas Roseana Murray e Ziraldo, doces homenagens literárias!

Suas obras estarão fazendo parte dos atendimentos, porque poesias e ilustrações auxiliam nos cuidados da saúde mental, tocam corações e permitem reflexões!

Fonte: Gi Germano (Psicopedagogia / Neuropsicopedagogia Clínica / Biblioterapeuta

Zion
Luxhoki