Nos bastidores da política... Sucessão majoritária movimenta cenário macaense

A sucessão do atual prefeito de Macaé tem movimentado os bastidores políticos da cidade. E mais: Partidos se aninham para começar a campanha eleitoral; Eleitor tem prazo para regularizar título e a ponte Ivan Mundim sai do papel, são destaques na retrospectiva desta semana no blog. Vem comigo!

Por Lourdes Acosta em 12/04/2024 às 22:19:50

Sucessão majoritária I

Na sucessão majoritária, o prefeito Welberth Rezende (Cidadania), pré-candidato à reeleição tem movimentado os bastidores políticos de Macaé (RJ), com aglutinação de apoio dos diversos grupos políticos macaenses. São dez os partidos alinhados à sua pré-candidatura de reeleição: Solidariedade, MDB, Republicanos, União Brasil, PRD, Podemos, Agir, REDE Sustentabilidade, Federação FÉ Brasil (PV, PT e PCdoB ) e o seu próprio partido, o Cidadania. São 10 nominatas completas, com 18 pré-candidatos cada, somando 180 no total e ainda conta com o apoio efetivo de 100% dos 17 vereadores com mandato atualmente.

Sucessão majoritária II

Na oposição, quatro grupos já desenharam uma forte participação nas eleições de 2024, consolidando suas nominatas, senão vejamos: O PDT, com o ex-prefeito Aluizio Junior, e o apoio do PSD; o PSB, com o ex-vice prefeito Danilo Funke, o PL (partido de Bolsonaro) com o empresário João Lemos, e o Avante, presidido pelo pastor Gilvan, que lançou recentemente, seu pré-candidato à prefeitura de Macaé - o sargento do exército brasileiro, Fábio Passos e traz a professora Juliana Medeiros, na chapa, como vice. O Avante, semelhante ao PL, traz um lema bolsonarista: "Deus, pátria, família e liberdade"...

PRD fecha nominata no último dia da janela partidária

Foi no último dia da janela, que o PRD - Partido Renovação Democrática fez seu evento de filiação partidária e composição oficial da nominata de pré-candidatos a vereador em 2024. O evento ocorreu no Petroffice Business Center e contou com a presença do prefeito e pré-candidato à reeleição, Welberth Rezende, seu vice atual Célio Chapeta, o secretário Juninho Luna e o procurador Rodrigo Cavour, seu braço direito. O PRD fechou sua composição com os seguintes nomes: Val Barbeiro, Edimilson Ramalho Lagomar, PH, Lucas Sardinha, Dr. Julio Vianna, Primo Macaé, Samir Lagoa, Robinho Fernandes , Marquinho Ferreira, Luizinho Nova Esperança, Thiago Silva (mão amiga), Luís Cláudio Machado, Gilda Lopes, Amanda de Jesus, Patrícia Araújo, Josi Goltara, Elaine Castro, Dra Daniele e Maria Corrente.


Fim da janela rumo à campanha...

Com o fechamento da janela partidária que permitiu a desincompatibilização de cargos públicos (três meses antes das eleições) expirado, tendo como o último sábado (6), a data limite para que os agentes públicos solicitassem afastamento de cargos a fim de concorrer às eleições 2024 e para que os pré-candidatos ao poder legislativo já se aninhassem em seus respectivos partidos, agora é rumo à campanha.

Eleitor tem prazo para regularizar o título

Eleitoras e eleitores de todo o país têm um mês para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais, para poder votar nas Eleições 2024. Após o dia 8 de maio, o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Para reforçar esse alerta, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, em rede nacional de rádio e televisão, nova campanha, com o mote "Título na mão é sossego na eleição".

Título na mão é sossego na eleição

A campanha do TSE será veiculada até 7 de maio nas emissoras de todo o país e busca conscientizar as eleitoras e os eleitores sobre a importância de regularizar o documento para poder votar com tranquilidade nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno). Na última segunda-feira (8), a Justiça Eleitoral também uniu esforços com os usuários da rede social X (antigo Twitter) com o objetivo de mobilizar o eleitorado para que, com maior antecedência, compareça aos cartórios eleitorais do país, evitando grande concentração e maior fluxo de atendimento nos dias que antecedem o fechamento do cadastro. Quem ainda não têm o título de eleitor e deseja participar das eleições deste ano, deve requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para a coleta da biometria. Utilizando a hashtag #TítuloNaMão, participe dessa mobilização nacional.

Alistamento eleitoral e alteração de endereço

Quem vai participar da primeira eleição precisa fazer o alistamento eleitoral, condição necessária para participar do pleito. Já quem mudou de endereço ou quer alterar seu local de votação precisa atualizar suas informações no cadastro eleitoral, acionando os serviços da Justiça Eleitoral no link: https://www.justicaeleitoral.jus.br/titulo-eleitoral/

Escolas sem ar-condicionado

Informações advindas da Câmara Municipal revelam que duas escolas municipais e uma estadual estão sem ar-condicionado a fim de proporcionar refrigeração aos funcionários e estudantes nos dias de calor. Trata-se do colégio municipal do Sana, uma escola no Planalto da Ajuda e o colégio estadual Irene Meireles. Tudo indica que a falha é da ENEL. O projeto elétrico das instituições de ensino está pronto e os aparelhos de ar-condicionado comprados, estão no local à espera que a concessionária de energia faça a sua parte...

Legislativo pede esclarecimentos acerca do colégio Matias Neto

Motivada por uma denúncia, feita pelos próprios alunos, sobre as precárias condições do prédio em que estudam e por um vídeo que viralizou nas redes sociais mostrando equipamentos escolares do Matias Neto, quebrados e pichados, a vereadora Iza Vicente (Rede), solicitou, através de requerimento, esclarecimentos sobre as condições de infraestrutura e manutenção daquele colégio que oferece ensino médio para a juventude e precisa de estrutura adequada para funcionar. O requerimento recebeu apoio do vereador Amaro Luiz (PV) que condenou a depredação e o vandalismo, além da falha do governo estadual em garantir a manutenção do espaço.

Rapidinhas...

#Macaé vai ganhar delegacias especializadas - A presença do Governador Cláudio Castro, em Macaé, na última segunda-feira (08), foi para anunciar novos convênios com a prefeitura. Trata-se de três delegacias especializadas: Repressão a Entorpecentes, Atendimento à Mulher e Criança e Adolescente Vítima. O evento arrastou uma "pequena multidão" de correligionários e autoridades políticas da Região, secretários municipais, vereadores e pré-candidatos ao legislativo macaense. Todos, foram ver de perto a assinatura do convênio, feita em plena praça pública (Washington Luiz).

#Ponte Ivan Mundim sai do papel - A comitiva governamental visitou as obras de duplicação da ponte Ivan Mundim, iniciadas ano passado. A obra que liga o bairro Barra de Macaé ao Centro da cidade, estava em passos lentos e agora avança. São cerca de 280 metros de comprimento e o investimento é de R$ 45 milhões, numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Macaé. A previsão é de que a entrega da ponte seja feita entre os meses de agosto e setembro deste ano.

# Novas normas eleitorais - Em relação à legislação, serão aplicadas pela primeira vez, nas eleições municipais, as novas normas que tratam da violência política contra a mulher, a divulgação de notícias falsas na campanha eleitoral e a divisão de recursos de campanha para candidaturas femininas. É preciso ficar atento!...

#Segurança em pauta - Numa coletiva à imprensa ocorrida no último dia 3, no auditório do Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS), autoridades da Segurança Pública do Município, apresentaram os números de redução da criminalidade na cidade de Macaé, de março de 2023 a 2024, que diminuíram em 90%, nos casos de letalidade violenta; 92%, roubo de veículo; 100%, de roubo de carga e 76%, roubo de rua

#Nominata PSB – De Danilo Funke (pré-candidato majoritário em Macaé), nas redes sociais: "Tenho recebido vários pedidos para informar nossa nominata. Peço que aguardem, informo apenas que está bem montada. Trabalhando para o PSB ter representação na Câmara de MACAÉ, ano que vem...".

# As informações para este Blog deverão ser enviadas para o seguinte endereço: [email protected]

______________________

Por aqui Lourdes Acosta

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 12/04/2024.

Zion
Luxhoki