Camara Itinerante

Biblioterapia Infantil no Eda Daflon

Por Gi Germano em 05/10/2022 às 10:34:00

Biblioterapia Infantil no Eda Daflon

Uma tarde fantástica com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon., situada no antigo prédio da nossa amada FAFIMA ...

A professora de Robótica Gilmara, RD Robótico Daflon, (https://instagram.com/rd_daflon?igshid=YmMyMTA2M2Y= ) e a professora Mara desenvolveram um trabalho sobre Lobato e seus personagens e para que os alunos pudessem ter uma vivência afetiva solicitaram uma sessão de Biblioterapia Infantil a Gi Germano (eu), pois ainda esta semana eles terão um encontro online com a Cleo Monteiro, bisneta de Monteiro Lobato!

Falar da obra de Monteiro Lobato e falar em memória afetiva...

É fazer uma viagem ao primeiro capítulo do Sítio do Picapau Amarelo em 1977... Mal sabendo os alunos e muitas pessoas que antes da TV Globo, a TV Tupi fez uma versão ao vivo em 1951 e em seguida 1964 na TV Cultura e 1967 na Rede Bandeirantes.

Os olhos brilharam a cada relato, no início o medo da Cuca causou risadas, mas depois os seus medos começaram a surgir ao faltar a luz em casa, olhar embaixo da cama antes de dormir... Não faltou os famosos bolinhos de chuva da Tia Nástacia, e mais uma vez memória afetiva veio á tona ao lembrarem que a vó ou a mãe fazem em casa também...

Outro momento tenso foi o tal do Minotauro, figura mitológica na Grécia Antiga que tinha corpo de homem e uma cabeça e cauda de touro e que sequestra a Tia Nástacia por causa de seus deliciosos bolinhos de chuva!

Da confecção até a Emília falar após tomar as pílulas falantes causou um momento encantador, na qual Dr. Caramujo, ou Cara de Coruja, como falava a Emília, entra em cena com o Sapo Major que tinha engolido as mesmas por engano...

O celular pode fazer parte das rodas de conversa desta garota, mas neste dia ouvir Monteiro Lobato substituiu a tecnologia e por algum momento fizeram uma viagem a um sítio especial, mas não tão distante dos quintais de sua casa, casa da vó ou as "roças" que fazem parte de muitas famílias nos finais de semana ou feriados prolongados.

Uma lição deste encontro...

Escolhi a Biblioterapia Infantil ( https://instagram.com/biblioterapia_infantil?igshid=YmMyMTA2M2Y= )para presentear histórias orais e escritas que provoca a memória afetiva, adoça, faz rir e até chorar e desde então os livros pulam em minhas mãos, basta pensar numa pessoa ou em uma determinada situação, eles são insistentes, me seguem... Rsrsrsrsrs... A cura através da Biblioterapia acontece com doses pequeninas utilizando letras, palavras, imagens, sentimentos... Emoções!

Tenho formação em Biblioterapia...

Sou formada por Cristiana Seixas, psicóloga clínica e biblioterapeuta! (https://crisseixas.com.br/# )

Aqui já será outra história...

Gratidão a professora Gilmara da Robótica pelo convite e oportunidade para sair do Espaço Ciranda do Saber ( https://www.facebook.com/profile.php?id=100076386104308 ), onde atendo crianças , jovens e adultos e levar esta sessão tão gratificante a uma turma tão participativa e colaborativa! da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon.

Fonte: Texto criado por Gi Germano

Zion
Luxhoki