Camara pi 183

Encontro dos Escritores Prata da Casa

Por Gi Germano em 08/05/2024 às 17:39:01

Escritores Prata da Casa

O grupo Escritores Prata da Casa, está caminhando pela cidade com seus projetos literários, e incentivando novos escritores a publicarem seus livros.

Com a realização da FLICMAC/2023, os escritores fortaleceram seus laços, através do professor e escritor Gilliard Viana que iniciou os encontros convidando os escritores a terem momentos de partilhas, diálogos e troca de ideias.

O primeiro encontro presencial oficial foi na Cafeteria Existe um lugar, foram momentos em que as emoções estiveram presentes através de relatos pessoais.

Textos foram lidos...

Lágrimas discretas desceram pelos cantos dos olhos, enquanto memórias afetivas eram "acionadas"!

Alegria e gratidão pela acolhida! Foram momentos maravilhosos!

De forma virtual as conversas continuavam até que outros encontros foram marcados, desta vez no Espaço Ciranda do Saber (Antigo Centro Educacional Tia Gi) no Salão Cora Coralina.

Entre as conversas sobre livros, histórias e poesias transitaram diversos assuntos entre eles, a formalização das reuniões registrando os encontros não só pelas fotos e filmagens, mas passando as pequenas anotações realizadas para uma ata, conforme a disposição de tempo de quem ficasse com esta função.

Um dos encontros que aconteceu no dia 04/03/2024 (Segunda-feira), data votada no dia 19/02/2024, para saber o dia/horário e local, vários assuntos foram tratados, um deles foi sobre os projetos literários pelas escolas de nossa cidade. A sugestão da escritora Gabriela Oliveira em reunião anterior foi de que os Escritores Prata da Casa fossem convidados de acordo com os seus segmentos para participar de eventos literários nas escolas, levando suas obras para mostrar e conversar a respeito delas não só com os alunos como também com os responsáveis e funcionários. Uma forma de estimular a leitura nas escolas promovendo encontros com os escritores.

Um outro assunto conversado neste dia foi sobre reativar a Academia Macaense de Letras, isso com base os materiais que a professora Ivania Ribeiro disponibilizou para a escritora Gicélia Santos Germano ( Gi Germano) realizar suas pesquisas sobre sua fundação no dia 20 de fevereiro de 1963.

Algumas informações sobre a Academia Macaense de Letras despertou a curiosidade dos Escritores Prata da Casa presente neste encontro:

- Novo membro efetivo empossado na Sessão Solene de 30/07/1966, o Dr. Carlos Emir Mussi.

- Honorário e Benemérito: Na mesma Sessão Solene foram conferidos ao Dr. Godofredo Tinoco ( Inspirador e fundador da A.M.L.) os títulos de membro benemérito.

- Entrega do Prêmio Máximo: O Prêmio Academia Macaense de Letras – 1965 outorgado ao Sr. Roberto Reid, foi entregue no dia 30/07/1966 ao Sr. Jacinto Vieira dos Santos, representante do laureado, que não pôde comparecer.

-Lançamentos dos livros:

* Mota Coqueiro (Abordando aspectos inéditos na época) de autoria de Godofredo Tinoco .

* O pediatra na sala do parto autoria de Dr. Jorge Picanço Siqueira, ambos membros da A.M.L. Academia Macaense de Letras.

Estiveram presentes neste encontro no Espaço Ciranda do Saber, os Escritores Prata da Casa: Gilliard Viana, Alexandre Bordalo, Rildo Loureiro, Gabriela Oliveira, Zerife Dias, Ana Paula Lima, Nathalia Andraus e eu, Gi Germano.

Foi um encontro com direito a dinâmica, lanche, abraços e emoções!

No grupo é possível produzir projetos em parceria entre os próprios escritores, seja em dupla, grupo ou individual e convidar os demais para participar de seus projetos. A ideia do professor e escritor Gilliard Vianna é que esse grupo esteja caminhando com seus encontros se fortalecendo para o crescimento do estímulo a leitura pela cidade não só pelas crianças, entre os jovens, adultos e idosos. Que o grupo possa estar participando de eventos na cidade e criando os seus próprios, como fonte semeadora da Literatura!

Os Escritores Prata da Casa estão nas redes digitais: Instagram de Facebook!

Fonte: Texto criado por Gi Germano (Psicopedagogia/Biblioterapia/Neuropsicopedagogia Clínica)

Zion
Luxhoki