Camara pi 183

Moradores da praça Washington Luiz pedem mais segurança e serviços

Situada em local privilegiado no coração de Macaé, a praça é palco das grandes manifestações públicas ocorridas na cidade...

Por RJNEWS em 13/05/2024 às 21:08:38
Situada em local privilegiado no coração de Macaé, a praça é palco das grandes manifestações públicas ocorridas na cidade

Situada em local privilegiado no coração de Macaé, a praça é palco das grandes manifestações públicas ocorridas na cidade

Os moradores do entorno da praça Washington Luiz pedem mais segurança e serviços. Eles estão com receio de atravessar o logradouro no finalzinho do dia quando escurece, principalmente, na parte dos fundos, na confluência da Visconde de Quissamã com Télio Barreto, onde a segurança não chega.

Um dos moradores do entorno, que não quis se identificar, mas que reside em Macaé há 62 anos, falou à reportagem do rjnewsnotícias como se encontra a praça que já foi palco de comícios políticos, encontros religiosos, shows musicais, festividades cívicas e esportivas.

- A praça está muito escura, falta iluminação adequada, então, as pessoas não têm coragem de atravessá-la à noite. Nós precisamos de uma segurança do lado de cá, pois "a segurança presente" no estande da frente não chega até os fundos (Visconde de Quissamã). Além disso, não há iluminação forte e as árvores estão muito grandes tampando a pouca iluminação que há. Então, é necessário que a prefeitura possa intervir fazendo também a poda das árvores – ressaltou, completando que a praça "está precisando de cuidados, porque tem muitas árvores do lado de cá e elas vão crescendo, e as folhagens cobrem a iluminação".

Ele informou ainda, que um grupo de moradores, inconformados com a situação no mínimo perigosa e que os deixa em vulnerabilidade, estão deixando de estacionar no local no período noturno, com receio de serem assaltados. O comércio e as pessoas que moram deste lado estão se sentido prejudicadas. "Tem pessoas por aqui que deixam o carro ali na praça, mas já estão ficando com medo de estacionar a noite na praça por causa da escuridão", disse.

O grupo procurou a Câmara de Vereadores, em busca de um representante do povo para se juntar à essa luta. Lá encontraram o vereador, professor Michel que se colocou à disposição, informando que faria ofício aos órgãos competentes (iluminação pública, ambiente e segurança presente) objetivando atender ao clamor daqueles moradores. A última reforma sofrida na Praça Washington Luiz, no Centro, foi em junho de 2022 com uma revitalização.

O histórico da Praça Washington Luiz


Segundo o historiador Antônio Álvares Parada, o Tonito, antes de chamar-se Praça Washington Luiz, em homenagem ao presidente Washington Luiz, que nasceu em Macaé, teve outros nomes e foi construída no século XIX. "Houve um tempo em que, após chamar-se Praça Municipal, passou a ostentar, oficialmente, o nome do Visconde do Rio Branco, pouco depois do falecimento deste. O que equivale dizer que teve esse nome nos últimos anos do século XIX e nos primeiros deste agonizante século XX", assim disse Tonito.

Situada em local privilegiado no coração de Macaé, a praça é palco das grandes manifestações públicas ocorridas na cidade. Nela acontecem comícios políticos, encontros religiosos, shows musicais, festividades cívicas e esportivas. Até hoje é muito frequentada por macaenses de todas as idades.

______________________

Reportagem

Jornalista Lourdes Acosta

DRT/MTE 911 MA.

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki