Camara pi 183

Treino pago NA FORÇA DO ÓDIO!

Quem nunca falou e ou postou essa frase?

Por Iranel Florentino em 03/08/2023 às 08:58:49

"Treino pago NA FORÇA DO ÓDIO!".

Quem nunca falou e ou postou essa frase?

Se é de modo pejorativo ou de apenas engajamento não sabemos, o que fica registrado de forma fisiologicamente negativa para nosso organismo é a liberação de neurotransmissores e hormônios que podem trazer processos fisiológicos agressivos ao nosso corpo.

Estudos mostram que ao praticar qualquer tipo de exercício físico o corpo libera substâncias que nos trazem sensações prazerosas e de bem estar, devido a uma maior oxigenação no cérebro há um aumento da atividade cerebral, teremos um coração mais forte e resistente, músculos e articulações mais saudáveis e dentre outros benefícios.

Quando fazemos atividades físicas liberamos:

  • Dopamina: É um importante analgésico natural, quando liberada no sangue alivia dores, promove o relaxamento e reduções de quadro de ansiedade e depressão.
  • Serotonina: É conhecido como o hormônio da felicidade, quando secretada no sangue proporciona um emocional mais estável, com isso nos deixando bem-humorados, reduz os níveis de colesterol e ajuda no processo da digestão.
  • GH: Mais conhecido como hormônio do crescimento, é produzido em grande quantidade por pessoas que praticam atividades físicas diárias, tem como função o crescimento dos tecidos.
  • Adrenalina: Também chamada de epinefrina, tem funções de nos manter em estado de alerta, aumentando a frequência cardíaca, a secreção de glicose e ácidos graxos dentro da corrente sanguínea, e aumenta consideravelmente o metabolismo.
  • Cortisol: Conhecido como o hormônio do estresse, quando liberado em níveis adequados tem a função de proteção e o aumento de substratos metabólicos, trazendo grandes benefícios a saúde, no momento da prática de atividade física é liberado um tipo especifico de cortisol diferente do produzido por nosso organismo no estresse do dia a dia.


Agora imagina você, indo treinar com esses pensamentos negativos de raiva, ódio e de desanimo, isso faz com que as substâncias responsáveis por essas sensações sejam secretadas em maior quantidade tirando o equilíbrio orgânico do corpo, nesse momento seu corpo começa uma briga entre os hormônios e neurotransmissores que irão ser liberados em razão das emoções negativas com os que irão ser secretados com a finalidade positiva preparando todo seu organismo ao processo favorável do metabolismo. Com esse desequilíbrio orgânico os riscos de lesões e treinos mal executados serão maiores, e mais distante dos seus objetivos ficará.

Pense bem, pense melhor se "NA FORÇA DO ÓDIO" será uma boa frase pra iniciar ou terminar um momento de gratidão com seu bem maior, seu corpo. Mas em qualquer uma das formas de intenção de escrita o seu organismo irá ter respostas diferentes, fique ligado se vale a pena.

"Faça engajamentos positivos!!!"

Casa e Roupa
Zion
Luxhoki