Camara pi 183

Como pensamos, para onde vai o pensamento?

Quem nunca pensou como é formando o pensamento que atire a primeira pedra...

Por Iranel Florentino em 28/06/2023 às 20:19:09

O pensamento

Como pensamos? Quem nunca pensou como é formando o pensamento, parece ironia do destino né!? Pois é, para pensar como acontece o pensamento, nós temos que realmente pensar, rsrsrs...

Sabemos que não conseguimos de uma certa formar mensurar e até mesmo palpar esses processamentos cerebrais, mas de fato podemos afirmar, que o pensamento é uma percepção consciente e inconsciente. Para o pai da psicanalise "Sigmund Freud ", o ato de pensar está ligado diretamente ao nosso psíquico, dividindo a mente humano em três fases, consciente, pré-consciente e o inconsciente.

E nessa onda vem o famoso filosofo René Descartes com sua frase icônica... "Penso, longo existo", em outras palavras ele definia o ser humano como um ser pensante que o distinguia dos demais animais.

O pensamento é um processo físico, nele há comunicação de informações transmitidas em uma rede complexa e misteriosa, de neurônios e suas sinapses neurais, promovendo reações químicas e físicas com seus neurotransmissores.

São essas conexões neurais que levam as informações até nosso córtex cerebral, onde conseguimos organizar, controlar, interagir e dar respostas a esses estímulos recebidos, usando processos linguísticos distintos para a criação de nossa cognição, nos habilitando a raciocinar, aprender, memorizar, reflexões, dentre outras funções, é de fato organizar todos os estímulos recebidos de forma voluntária ou involuntária, aplicando respostas a eles ou simplesmente não as processando.

Todas essas atividades neurais influenciam de forma direta o nosso comportamento, nos inserindo no contexto em que vivemos desde experiências vividas, as não vividas e a que projetamos a viver.

E a tal frase "Eu consigo fazer" ou "Eu nunca vou conseguir fazer", será que influência em nossas atividades metabólicas? Segundo um estudo na Universidade de Concordia, Montreal Canadá, os pensamentos influenciam diretamente em nossa atividade metabólica, os pensamentos positivos nos levam a saúde e ao bem estar, enquanto os negativos são caracterizados como o caminho das doenças.

Alguns estudiosos afirmam que não conseguimos esvaziar nossa mente, mas que a meditação é o mais próximo dos processos para a reorganização neural, "Pensamento".

Podemos concluir que para a ciência, os pensamentos são conexões feitas entres os neurônios (chamados de sinapses neurais), levando informações ao nosso sistema nervoso central formando nossas atividades mentais, estima-se que essas conduções de estímulos são de 300 milissegundos.

Pratique atividade física, seu cérebro agradece!!!

Casa e Roupa
Zion
Luxhoki