Prefeitura encerra programação da Semana do Basta

O evento promoveu palestras lúdicas para mais de 300 estudantes e comunidade escolar, formada pelos professores, diretores e pais de alunos...

Por Lourdes Acosta em 27/05/2022 às 13:21:56

A "Semana do Basta", referente ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual em Crianças e Adolescentes, foi encerrada nesta quinta-feira (26), nas escolas municipais de Carapebus.

O evento, realizado pela secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), a Coordenação da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Conselho Tutelar, promoveu palestras lúdicas para mais de 300 estudantes e comunidade escolar, formada pelos professores, diretores e pais de alunos.

- Nós encerramos apenas a programação, porque a luta contra o abuso e a exploração sexual em crianças e adolescentes irá continuar em todos os setores deste nosso município. É preciso de fato dar um basta nesse desvio de conduta para preservarmos nossas crianças e adolescentes que são o nosso futuro –, ressaltou a secretária de Assistencia Social, Adilça Felizardo Vicente.

Segundo a palestrante, consultora em Direitos Humanos de Criança e Adolescente, Vivianni Acosta, durante os dias de aplicação do conteúdo os estudantes foram muito atentos e os professores, diretores e pais de alunos revelaram o quanto foi importante esse momento no município. "Eles disseram que nunca existiu essa preocupação antes e esse olhar sensível para com a escola e querem mais".

Conteúdo das palestras – Foram 11 palestras de conscientização para que a comunidade escolar saiba da importância de denunciar os casos de abuso e não permitir que esse tipo de crime ainda ocorra em Carapebus.

- No Ensino Infantil divulgamos a musiquinha "O seu corpo é um tesourinho tão precioso e você tem que guardar". Os pequenos estudantes desenharam e pintaram a florzinha da campanha com giz de cera. No fundamental (de 1° ao 5° ano), preferimos mostrar a cartilha "Bem me quer Mal me quer", da autora Anna Luiza Calixto, de forma mais lúdica para que eles entendessem. No Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano), onde percebi o olhar atento de muitos adolescentes falamos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sobre as leis e abordamos os casos de pedofilia que ocorrem pelas redes sociais e por grupos de whatsapp. Alertamos sobre a máfia que existe por trás disso, principalmente, quando é um pedófilo que sabe usar bem as redes sociais. Também conclamamos para que os estudantes tenham mais cuidado, fiquem atentos e os pais ou responsáveis acompanhem esses adolescentes nas redes sociais – explicou a palestrante.

Ela salientou ainda, que não precisa estar perto para ser abusado, o adolescente pode ser abusado a três mil quilômetros de distância através da internet e se ele falar de uma forma vil, que o adolescente não goste e ameaçar, caracteriza-se um abuso. "Nossa orientação foi para que tenham muito cuidado e que a vigilância dos pais e responsáveis seja constante com os seus filhos", completou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Adriana Pinto Pereira, avaliou a Semana do Basta, como positiva e agradeceu a participação de todos. "Nós agradecemos aos que entraram nessa luta contra o abuso e a exploração sexual de nossas crianças, mas principalmente, ao nosso prefeito Bernard Tavares pela aprovação desse projeto preventivo. Nós vamos continuar alertando e denunciando para combater e prevenir", acentuou.

Saiba como denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes: Disque 100, Conselho Tutelar - 22 99777-3938, Delegacia de Polícia – 190 e Guarda Municipal – 153.

_____________________________

Jornalista Lourdes Acosta

DRT/MTE 911 MA

Carapebus, 27/05/2022.

Zion
Luxhoki