Em grande final, Vinicius Júnior marca e Real Madrid conquista a 14° Champions League da sua história.

Time espanhol fatura a 5 Champions dos últimos 10 anos, Liverpool joga bem mais não consegue marcar gols.

Por Gabriel Carneiro em 28/05/2022 às 19:58:21

Foto: Real Madrid

Se faltava uma grande final de Champions League nos últimos anos, está aí uma "redenção". Que jogo de futebol, uma aula de jogo limpo, disputado e uma aula de xadrez tático. O jogo fez jus ao que as equipes mostraram ao longo da temporada, principalmente na Champions.

Resumo do jogo

O jogo começou mais favorável ao Liverpool, vemos a equipe de Jürgen Klopp fazendo o que sabe de melhor, um perde e pressiona incrível que encurralou o time do Real Madrid em seu campo e dificultou uma saída de bola limpa da equipe.

As melhores chances do primeiro tempo foram do Liverpool, incomodou muito o Real e mais do que isso, não deixou o meio campo do Merengues jogar o que fez com que o time desse chutões e não conseguissem conectar passes e lançamentos para o Vinicius Júnior.

O Real Madrid por sua vez, conseguiu suportar a pressão do primeiro tempo e fez o que sabe de melhor, contra atacar e resolver a partida. Na única chance clara que teve no primeiro tempo, fez o seu gol, que foi marcado o impedimento do Karin Benzema. Esse time é especialista em estar mal no jogo e mesmo assim, conseguir sair campeão e classificado.

Já no segundo tempo o Real conseguiu ficar mais com a bola e tomar mais as ações do jogo, o Liverpool cansou um pouco, devido ao primeiro tempo intenso e abaixou um pouco a guarda. E aos 58 do segundo tempo em boa jogada de Casemiro, Modric e Valverde, Vinicius Júnior fez o gol do jogo e deu a tranquilidade necessária para o time.

Depois do gol, o Liverpool cresceu de produção, principalmente com as entradas de Roberto Firmino e Keita. Mas mesmo assim não foi suficiente para abrir o marcador e superar o Courtois. O time se lançou ao ataque, mas o que vimos foi um Real Madrid muito forte taticamente, fisicamente e mentalmente. Ai que está a diferença, jogadores experimentes que se conhecem e mais do que isso, conhecem a competição.

Por mais que o Liverpool tenha perdido a final, não podemos dizer que o time jogou mal. Justamente ao contrário, a equipe como um todo foi superior ao Madrid que teve no final o resultado nas mãos. Futebol é complexo, final ainda mais. São detalhes, e o Real Madrid foi detalhista e faturou o título. Grande jogo das duas equipes que tem estilos diferentes, formas diferentes e futebol diferente.

Craque do jogo

Apesar do jogo ter tido inúmeros jogadores que se destacaram muito, não tem como o prêmio de melhor da partida não ser do Thibaut Courtois, eleito pela Fifa o melhor do jogo, ao todo no jogo foram 9 defesas. Entre elas, 3 milagres. Além das defesas, a segurança que ele passou a temporada inteira foi fundamental. Um verdadeiro muro, não me lembro de um goleiro sendo tão fundamental em um título. O Real Madrid atualmente tem o melhor do mundo, que é o Benzema, e também tem o melhor goleiro do mundo que é o Courtois.

DNA vencedor

Se tem um time que "fede" a título é o Real Madrid. E isso muito por conta da camisa e dos seus jogadores. Nacho, Carvajal, Marcelo, Alaba, Casemiro, Kroos, Modric, Benzema e vários outros que já passaram. Todos esses já ganharam a Champions, e mais de uma, não faltava experiência em campo. E deixando claro que no Livepool também, a base que jogou hoje dos Reds já chegou a 3 finais também. Mas o Real Madrid é diferente.

Vinicius Júnior

Se tem um jogador que merecia fazer uma grande partida era o Vinicius Júnior, e mais uma vez teve estrela. Que temporada do brasileiro! No Real Madrid só ficou atrás do Benzema. Ainda resolveu a final com um gol de puro posicionamento e inteligência. E aos que dizem que o Arnold falhou, o que é um engano. Ele fez a cobertura correta do zagueiro, o Vini que aproveitou a amplitude e marcou.

Despedida do Marcelo?

O lateral se tornou o primeiro brasileiro a levantar a taça da Champions como capitão. Ele é o jogador mais vencedor da história do Real Madrid, com 25 títulos no total. Será que ele se despediu hoje do time? Será que vai para onde? Veremos daqui a algumas semanas.

Ótima temporada do Liverpool

Mesmo com a derrota de hoje na final e a 2° colocação na Premier League, a temporada dos Reds foi muito boa. Tanto em atuações e conquistas. O time foi muito consistente na temporada inteira e acabou com 2 títulos dos 4 disputados. O trabalho do Klopp é impecável e a cada ano se supera. O que esse técnico transformou esse time é incrível, chegou a 3 finais com o Liverpool e ganhou 1. Apesar de ser um aproveitamento ruim, o fato dele chegar, que era algo impensável no Liverpool de 2010 à 2016, é um fator muito positivo. Segundo melhor treinador do mundo, só atrás do Pep Guardiola. O trabalho continua.

Pra você que gosta mais da parte tática, deixo aqui um link do trabalho do Leonardo Miranda do GE. Nele, o Leo faz a análise do jogo por um outro viés. https://ge.globo.com/blogs/painel-tatico/post/2022/05/28/entenda-o-xadrez-tatico-de-alto-nivel-que-garantiu-a-la-14-para-o-real-madrid.ghtml

Zion