Carapebus celebra na Saúde 5ª colocação no Programa Previne Brasil

Por RJNEWS em 20/02/2024 às 16:04:36
Município evidencia avanço na qualidade da atenção básica e conquista posição de destaque no Norte Fluminense

Município evidencia avanço na qualidade da atenção básica e conquista posição de destaque no Norte Fluminense

No encerramento do 3° quadrimestre de 2023, Carapebus celebra sua posição de destaque no ranking do Programa Previne Brasil (PPB), do Ministério da Saúde. O município conquistou a 5ª colocação no Norte Fluminense, destacando-se entre os dez municípios da região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, com um Indicador Sintético Final (ISF) de 5.85.

Ao analisar os resultados, Carapebus figura entre as cinco melhores posições, abaixo apenas de cidades como Quissamã e Conceição de Macabu e mantendo-se em constante evolução. O Previne Brasil, responsável por avaliar a qualidade da atenção básica, destaca o progresso registrado pelo município ao longo do último ano, refletindo na melhoria contínua das avaliações do órgão federal.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Queiroz, atribui esse êxito ao comprometimento da Gestão Pública e ao incansável trabalho da equipe técnica da Atenção Básica, em colaboração com os Agentes Comunitários de Saúde. "Este resultado é o reconhecimento do trabalho do prefeito Bernard Tavares e de toda a equipe da Atenção Básica do município".

O Programa Previne Brasil monitora sete indicadores de saúde essenciais, incluindo consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Marcelo destaca ainda a importância dos profissionais de saúde no processo. "Atualizar constantemente informações, cadastrar consultas, exames e atendimentos são tarefas fundamentais para alcançar esses indicadores, e isso as equipes fazem muito bem e com comprometimento".

O Previne Brasil baseia-se em um banco de dados em tempo real, processado pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), otimizando a atualização de informações e o atendimento às demandas na rede de saúde de Carapebus. Instituído em 2019 pelo Ministério da Saúde, o Programa Previne Brasil avalia cidades desde 2020, determinando classificações e alocando recursos públicos com base nos indicadores de saúde.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki