Carapebus investe na Saúde dos atletas com realização de exames

Por RJNEWS em 27/02/2024 às 16:07:43
Exames cardiológicos garantem segurança e dedicação aos jovens esportistas

Exames cardiológicos garantem segurança e dedicação aos jovens esportistas

A prática esportiva vem promovendo notáveis transformações na vida das crianças carapebuenses, refletindo não apenas em sua saúde física, mas também em aspectos comportamentais. Lilian Aleixo, mãe do pequeno Kauã Pereira Couto, de apenas 7 anos, expressa sua gratidão pela mudança perceptível no filho. "Meu filho está notavelmente mais tranquilo, concentrado e atento às coisas. O esporte trouxe regras para tudo em sua vida, tornando-o mais dedicado. Agradeço imensamente à gestão por envolver as crianças em atividades esportivas", disse.

A qualidade de vida desses jovens atletas tornou-se uma prioridade na agenda da Prefeitura de Carapebus. Sob a condução da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, a iniciativa tem alcançado avanços notáveis. No Centro de Saúde Benedito Nunes (Curumim), cerca de 280 crianças com até 16 anos estão passando por exames de eletrocardiograma, visando avaliar a saúde cardíaca desses atletas.

No acompanhamento de perto do procedimento, o prefeito Bernard Tavares e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Queiroz, destacaram a importância do cuidado com os jovens esportistas. "Estamos aqui para zelar pela saúde de nossos pequenos atletas. É a Prefeitura investindo na qualidade de vida deles", ressaltou o prefeito.

Os atletas, engajados em competições de futebol, vôlei e jiu-jitsu, estão submetendo-se a exames essenciais para a obtenção da autorização médica que viabilizará a prática de atividades físicas. Queiroz destaca a relevância da avaliação cardiológica nesse processo: "Atualmente, não se pode pensar em futebol, futsal, vôlei ou jiu-jitsu profissional sem uma avaliação cardiológica detalhada. O exame é uma garantia para que possam treinar de forma saudável".

O eletrocardiograma, que analisa o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso, busca identificar possíveis irregularidades na condução elétrica pelo coração. Essencial para detectar bloqueios ou falhas no músculo cardíaco, o procedimento sinaliza possíveis problemas no órgão, proporcionando segurança aos jovens atletas.

Embora não seja uma obrigação municipal, o protocolo de saúde reflete o compromisso voluntário do poder público em assegurar o bem-estar dos praticantes de esportes. O processo culminará com a emissão de laudos que comprovarão a aptidão dos atletas para a prática esportiva.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki