Camara Itinerante

Prefeitura realiza o encerramento da I Feira de Educação Ambiental.

Por RJNEWS em 01/06/2023 às 17:52:56
A participação na feira proporcionou aos alunos a conscientização sobre o uso responsável da água e formas de evitar desperdício e poluição

A participação na feira proporcionou aos alunos a conscientização sobre o uso responsável da água e formas de evitar desperdício e poluição

A I Feira de Educação Ambiental de Carapebus (FEAC) é um sucesso absoluto e está recebendo elogios até mesmo das crianças, que estão sendo conscientizadas sobre o combate à poluição de forma direta. A Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, seguindo definição da Organização das Nações Unidas (ONU) com foco em soluções para poluição plástica, a participação de diversos parceiros e empresas dedicadas à preservação do meio ambiente. Os estandes ficaram expostos na Praça Frei Balthazar durante três dias, de 30 de maio a 1º de junho.

O encerramento do evento teve como tema os "Impactos da Poluição em Corpos Hídricos" para os alunos do Fundamental II (6º ao 9º ano) das Escolas Municipais Seraphina de Oliveira Fragoso, Camboim, Antonio Augusto da Paz e José Rozendo de Barcelos. A participação na feira proporcionou aos alunos a conscientização sobre o uso responsável da água e formas de evitar desperdício e poluição.

Durante o evento, a sirene foi acionada e os alunos eram desafiados com perguntas relacionadas ao meio ambiente, concorrendo a brindes oferecidos por diversas lojas parceiras da cidade. Essa dinâmica incentiva a participação ativa dos estudantes e reforça a compreensão de que o meio ambiente é um bem comum que demanda cuidados e atenção de todos.

Essa abordagem lúdica e interativa permitiu que os alunos se envolvessem de maneira prática e divertida, fortalecendo seu aprendizado sobre questões ambientais e incentivando ações conscientes em relação ao meio ambiente. O encerramento do evento foi marcado não apenas pela diversão, mas também pela consolidação dos princípios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental entre os participantes no combate à poluição.

Como parte da programação de encerramento, a engenheira ambiental da Rio+Saneamento, Lara Gonçalves Tavares, realizou uma palestra esclarecedora sobre a importância do saneamento básico e da gestão adequada dos resíduos sólidos. Ela também destacou a relevância de preservar o meio ambiente por meio de ações simples, como o descarte correto do lixo em lixeiras adequadas e a preservação dos rios e da água como recursos naturais vitais para todos.

Firmando parcerias, a empresa Arteris Fluminense esteve presente com um estande para distribuição de suculentas, sacos de lixo para carro, coleiras para animais feitas com material reciclável e cartilhas de educação ambiental confeccionadas pelo Programa Viva Meio Ambiente. "Através das ações de sustentabilidade desenvolvidas nas escolas de Carapebus, buscamos aprimorar a conscientização ambiental no ambiente escolar, abordando questões de sustentabilidade, direitos e deveres", explica Munique Quadros, analista de responsabilidade social da Arteris Fluminense.

A Educação esteve presente e participou de apresentações musicais com a Escola Municipal Seraphina de Oliveira Fragoso, com o tema "A Água".

A Escola Municipal Antônio Augusto da Paz trouxe uma explicação profunda sobre a planta "aguapé", e a turma do 9º ano da Escola Estadual Municipalizada Camboim explorou formas de conscientização e preservação do nosso bem mais precioso: o meio ambiente.

A Ambipar esteve presente no encerramento com o estande do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), onde mostrou às crianças carcaças de tartarugas-de-pente, golfinhos, tartarugas-oliva e outros animais. Durante a exibição, os alunos puderam compreender melhor a vida marinha e os impactos da poluição nos mares.

A secretária de Meio Ambiente, Melina Nascimento, agradece a parceria e o apoio do prefeito Bernard Tavares, bem como as duas novas parcerias, Arteris Fluminense e o projeto de monitoramento de praias da Ambipar. "Recebemos cerca de 250 alunos e o evento cumpriu o que foi prometido. Nosso trabalho como educadores ambientais é incutir nas pessoas, desde crianças até adultos, a importância de cuidar do meio ambiente e combater a poluição".

Melina ainda ressaltou que as perguntas feitas durante o evento por meio do Quiz Ambiental foram prontamente respondidas, demonstrando um grande conhecimento sobre a preservação do meio ambiente pelos estudantes de todas as idades e uma preocupação em combater a poluição. "O mais importante foi perceber que nossas crianças estão educadas ecologicamente e estão desenvolvendo o hábito de coleta seletiva no município. Isso reflete na formação de caráter e crescimento de todos como cidadãos".

A Primeira Feira de Educação Ambiental de Carapebus fez parte da Semana do Meio Ambiente e foi encerrada com a apresentação de dança e coreografia "Sentimentos" da Secretaria Municipal de Cultura. No próximo dia 5 de junho, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente, será anunciada a turma vencedora do Desafio da Coleta de Óleo Usado. Até a próxima edição!

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki