Camara Itinerante
Camara pi 183

Entenda por que Sérgio Cabral será solto mesmo com as condenações somando 400 anos

Por RJNEWS em 18/12/2022 às 05:52:49
A expectativa da defesa é que Cabral seja liberado até segunda-feira (19)

A expectativa da defesa é que Cabral seja liberado até segunda-feira (19)

Último político preso em regime fechado na esteira da Operação Lava Jato, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral pode ser solto a qualquer momento. Ele recebeu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para deixar a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói. A soltura depende apenas de trâmites processuais de praxe. A expectativa da defesa é que ele seja liberado até segunda-feira (19).

O ex-governador cumpria prisão preventiva desde 2016. Essa é uma modalidade de prisão cautelar ou processual - ou seja, decretada no curso de uma ação, quando ainda não há condenação definitiva. As prisões preventivas não têm prazo definido, mas devem ser revistas a cada 90 dias pelo juiz responsável. Elas podem ser determinadas para evitar interferências em investigações ou a continuidade de crimes, por exemplo.

Isso quer dizer que, na prática, Cabral ainda não havia começado a cumprir a pena no processo. Isso porque ainda há possibilidade de recurso. O STF decidiu, em 2019, que o cumprimento da pena só começa depois que todas as possibilidades de recurso (trânsito em julgado da condenação) tenham sido esgotadas.

Fonte: O Dia

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki