Prefeito quer ampliar turismo ecológico no Parque Atalaia

Por RJNEWS em 13/05/2022 às 06:13:32

O prefeito Welberth Rezende se reuniu nesta quinta-feira (12) com secretários municipais, no gabinete, para conversar sobre a ampliação do turismo ecológico no Parque Atalaia. A ideia é intensificar o turismo sustentável no parque, tornando o local mais atrativo, dentro de conceitos com foco na preservação do meio ambiente e cuidados com a fauna e a flora.

"Queremos criar um espaço de referência no Estado do Rio de Janeiro, que seja agradável, trazendo conscientização ambiental e lazer para as famílias. O Parque Atalaia é o maior parque natural municipal do norte fluminense e a ideia é potencializar o espaço como atrativo natural, com preservação", destacou o prefeito.

Todos os coordenadores da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade participaram da reunião, inclusive o secretário da pasta, Juninho Luna, além dos titulares da Casa Civil, Luiz Fernando Borba Pessanha; Turismo, Léo Anderson; Obras, Felipe Bastos; Interior, Rodrigo Curvelo; o Superintendente Regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Ronaldo Paes Leme, além de colaboradores.

"O Parque está tendo um volume de visitação grande, a ideia é deixar a unidade de conservação aberta a semana toda e criar novos atrativos como tirolesa, pista de arborismo e borboletário. Temos um potencial grande para ampliar o parque e apresentar serviços variados para que a população possa usufruir melhor daquele espaço", salientou o secretário de Ambiente, pontuando que expandir a estrutura vai atrair também quem vai ao parque com foco em pesquisa.

O superintendente do Inea citou a importância da criação de um borboletário no Parque. "Macaé será o primeiro município do Estado a ter um borboletário, entramos em contato com a Fundação Oswaldo Cruz e o sistema de fauna do Inea já tem a programação pronta", citou Paes Leme, ressaltando que o borboletário vai "trazer o mundo científico para Macaé".

Ronaldo observou que Macaé possui o maior volume de água de superfície do estado e que a área será atrativa para crianças e cientistas. "O borboletário vai atrair ainda mais a natureza", completou. Em 30 dias, a Secretaria de Ambiente apresentará o projeto final do Parque Atalaia. O Parque Municipal Natural Fazenda Atalaia é uma unidade de conservação de Macaé. Com 235 hectares – 75% de mata fechada - , o Parque Atalaia abriga espécies da fauna e flora da Mata Atlântica

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki