Prefeitura lança projeto contra maus-tratos a animais

Por RJNEWS em 13/05/2022 às 06:10:11
Juninho Luna, detalhando que haverá campanha visual por toda a cidade

Juninho Luna, detalhando que haverá campanha visual por toda a cidade

A prefeitura, com atuação da Subsecretaria de Proteção Animal, ligada à Secretaria de Ambiente, lançou nesta quinta-feira (12), no gabinete do prefeito Welberth Rezende, a campanha "Macaé Amiga dos Animais", com a marca #juntoscontramaustratos.

A Subsecretaria de Proteção Animal é recém-criada e visa, segundo o subsecretário da pasta, Luan Campos, conscientizar a população sobre o tratamento correto para animais domésticos, domesticados, exóticos e silvestres.

"A ideia é fazer um elo com a Coordenação Especial de Controle de Proteção e Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses e,também, ampliar a estrutura de trabalho no atendimento ao bom trato dos animais", destacou o secretário de Ambiente, Juninho Luna, detalhando que haverá campanha visual por toda a cidade, com cessão de equipamento por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana e totens espalhados no shopping.

O prefeito Welbert Rezende endossou a importância da campanha. "Inclusive incentivamos os cidadãos a denunciarem maus-tratos", afirmou. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Proteção Animal da Câmara, vereador Rafael Amorim, sustentou que a causa dos animais é importante e deve ser difundida.

De acordo com o subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos, a campanha abrange todos os animais, sem distinção, sejam domésticos como cães, gatos ou silvestres como gambás, bugios, e vai trabalhar a educação ambiental. "Vamos conscientizar as pessoas a respeito dessa realidade. Muitas vezes os animais são vistos como objetos, como propriedade e vamos mostrar que maus-tratos não é somente violência física. Abandonar e manter animais em más condições de higiene também são maus-tratos", frisou.

Campos informou que a pena varia de dois a cinco anos de prisão, segundo as Leis Federais números 9605/98 e 14.064/20. Denúncias podem ser feitas pelo portal da Ouvidoria da Prefeitura de Macaé e pelo e-mail da secretaria protecaoanimal@macae.rj.gov.br.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion