Camara Itinerante
Camara pi 183

Modernização do Aeroporto de Macaé promete impulsionar o desenvolvimento local

Por RJNEWS em 04/05/2024 às 06:37:10
Projeto integrado de tecnologias visa habilitar aeronaves de maior porte e fortalecer a infraestrutura aeroportuária da região

Projeto integrado de tecnologias visa habilitar aeronaves de maior porte e fortalecer a infraestrutura aeroportuária da região

As obras de modernização do Aeroporto de Macaé foram reiniciadas após uma pausa técnica para ajustes no projeto. Realizadas pelo Consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello (CBM) e pela Engeform Engenharia, as intervenções incluem a construção de uma nova pista de 1.410 metros e a expansão do pátio de aeronaves em 10.000 m².
Essas melhorias elevarão a categoria e a capacidade do aeroporto, possibilitando a entrada de aeronaves de maior porte (A320 / B737) e fortalecendo a infraestrutura da cidade, alinhada às demandas do mercado de óleo, gás e energia do país.

Segundo Luiz Vono, gerente de Contrato da CBM, a primeira etapa das obras, realizada no semestre anterior, introduziu uma solução inovadora: a utilização de geodrenos para otimizar a drenagem do solo local. Essa abordagem permitiu uma redução de 15% no tempo previsto para a conclusão da etapa inicial, possibilitando antecipar em 15 dias o cronograma das obras.

Atualmente, a remoção da sobrecarga de solo, empregada para estabilização, está em andamento. A partir de maio, terá início a execução da pavimentação da pista, abrangendo desde a construção da estrutura até a aplicação das duas camadas de concreto asfáltico. A previsão é que até o final deste ano todos os serviços de pavimentação, balizamento e sinalização estejam concluídos.

O método construtivo inovador da CBM, que integra diferentes tecnologias, como Modelagem BIM 3D, Machine Control e Sistema de Gestão de Frotas, foi reconhecido em abril com o Prêmio OE de Inovação na Engenharia e Infraestrutura (Inova Infra), um dos mais importantes do setor no Brasil.

"Agora, continuaremos a empregar essas inovações tecnológicas para garantir mais segurança aos trabalhadores, com a redução da interação homem-máquina, e proporcionar maior qualidade, uniformidade e regularidade à pista", explica Vono.

Entre janeiro e março de 2025, na terceira e última fase da obra, será iniciado o comissionamento com a realização de todos os testes na pista.

Fonte: O Dia

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki