Camara Itinerante

Inter de Milão vence o Milan e se garante na final da UEFA Champions League após 13 anos

Depois do triunfo no jogo da ida por 2x0, os Nerazzurri venceram por 1x0 no jogo de volta e espera o vencedor entre Manchester City e Real Madrid.

Por Gabriel Carneiro em 17/05/2023 às 00:37:58

Na tarde desta terça-feira, 16, em Milão, na Itália, vimos mais um belo capitulo do Derby della Madonnina na história desses dois gigantes italianos. Foi o jogo de volta da semifinal da Uefa Champions Legue, lembrando que a Inter já havia vencido o Milan no primeiro jogo pelo placar de 1x0 quando o mando de campo era do Milan, e o jogo de hoje o mando era favorável a Inter.

As duas partidas

Na primeira partida do confronto vimos um resultado, e principalmente, uma postura da Inter de Milão que acabou sendo decisiva no duelo. Já nos primeiros minutos do jogo o Milan avançou o seu time para colocar pressão na saída de bola, e apesar de ser uma boa tática acabou sendo um pesadelo pro time rossonero que sofreu nos contragolpes dos Nerazzurri. Após esses primeiros minutos intensos, a Inter começou a controlar o jogo e foi muito superior até os trinta minutos do primeiro tempo, tamanha superioridade que aos dez minutos a Inter já vencia pelo placar de 2x0.

E por que vimos a Inter tão decidida a atacar, pressionar e tentar ao máximo resolver o jogo na ida? Muito dessa vontade passava pela ausência do melhor jogador do Milan que é o Rafael Leão. Que além de fazer falta na fase ofensiva, por ser a velocidade do ataque e o cara que faz a diferença nos jogos, ele potencializa o que o Milan tem de melhor com as investidas do lateral Théo Hernandez, ambos fazem uma dupla muito forte pelo lado esquerdo de ataque do time. Com esse desfalque a Inter se viu com uma ótima oportunidade de encurralar o Milan já que o seu adversário não teria como machucá-lo no contra-ataque, e por isso o time foi neutralizado.

Já no segundo jogo o enredo seria diferente, teríamos o Milan com a volta do Rafael Leão, mas por outro lado, teria um placar difícil para reverter muito também pelas características dos dois times. Ambos são equipes que tem como ponto forte defesas sólidas e ataque rápidos e mortais. O desenrolar do jogo hoje seria muito favorável a Inter por que usaria quase que da mesma tática do primeiro jogo, porém com uma atenção a mais na defesa pela presença do Rafael.

O que vimos foi exatamente isso, de certa forma, a Inter se resguardou mais, mas é verdade que não deixou de jogar, mas optou por esperar mais e foi uma medida bastante assertiva já que o resultado precisava ser do Milan, e assim que saísse pra jogar eles dariam espaço e era tudo que a Inter queria no jogo. Acabou que no desenrolar do jogo não vimos essa força do Milan e o jogo foi muito bem controlado pela Inter. E na metade do segundo tempo vimos o Lautaro Martínez abrindo o placar e dando números finais ao confronto que no teve como placar final no agregado 3x0 para o tricampeão da Europa. Essa foi a primeira vitória e classificação da Inter de Milao em torneios da UEFA contra o Milan, as equipes já haviam se enfrentado quatro partidas e foram duas vitórias e dois empates.

Pega quem na final?

Manchester City e Real Madrid se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), na Inglaterra, para decidirem a outra vaga na final - na ida, ficaram no 1 a 1 no Santiago Bernabéu. A Inter, que foi para o jogo de hoje com vantagem de dois gols sobre o maior rival, não chegava a uma decisão desde a temporada 2009/10, quando, comandada por José Mourinho, bateu o Bayern de Munique.

O homem do jogo

Lautaro Martínez marcou o gol da vitória aos 28 minutos do segundo tempo e ficou com o prêmio da partida. Ele recebeu passe de Lukaku na área e bateu de pé esquerdo, colocando a bola entre Maignan e a trave. O argentino de 25 anos, campeão do mundo no Catar em dezembro, chegou a 25 gols na temporada 2022/23 e também soma nove assistências.

Mesmo roteiro?

Fora da lista dos favoritos da Champions, a Inter de Milão chega a sua sexta final da história, e tenta conquistar o seu quarto título na história. Assim como em 2009/10 a equipe estava longe de ser uma das favoritas e mesmo assim foi passando de fase, eliminando grandes times, principalmente o Barcelona de Pep Guardiola. Coincidência?

Números do jogo

INTER X MILAN

  • Posse de bola: 43% x 57%
  • Finalizações: 15 x 5
  • Finalizações no alvo: 4 x 1
  • Escanteios: 5 x 3
  • Impedimentos: 1 x 0
  • Faltas cometidas: 15 x 22
  • Cartões amarelos: 2 x 4
    Zion
    Luxhoki