Marquinhos marca no fim do jogo e o Brasil vence e é líder das Eliminatórias

Zagueiro marca de cabeça após cobrança de escanteio de Neymar e dá vitória em Lima. Fernando Diniz inicia trabalho com 100% de aproveitamento

Por Gabriel Carneiro em 13/09/2023 às 01:07:04

A seleção Brasileira voltou a campo na terça-feira (12) em partida válida pela 2° rodada das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. A partida foi contra a seleção do Peru, na capital Lima, esse confronto fecha as primeiras rodadas da eliminatórias no mês de setembro.

Primeiro tempo

A seleção de Fernando Diniz foi para o duelo contra o Peru com a mesma escalação que atuou na estreia contra a Bolívia, já era imaginado que isso aconteceria pelo bom jogo frente a seleção Boliviana e por dar mais ritmo aos jogadores que enxerga como titulares neste momento. O Brasil foi também numa espécie de 4-2-3-1, não exatamente se portando desse jeito, mas parte desse desenho. Lembrando que o Brasil só perdeu em apenas uma oportunidade para a seleção do Peru, no início da história das Eliminatórias.

Já a seleção do Peru fez várias mudanças para o jogo contra o Brasil após um empate no Paraguai contra a seleção da casa, a principal mudança foi a saída do lateral Advíncula que foi expulso no primeiro jogo. O Peru entrou em campo hoje com um clássico 4-4-2 que tentaria explorar muito os lados do campo e colocar a bola para o Paolo Guerrero segura, além de pressionar o Brasil no campo de defesa.

O jogo começou com o mandante partindo pra cima do Brasil, mas sem grandes chances para ambos os lados. O que vimos foi o Peru subir a marcação e tentar ao máximo sufocar a seleção canarinha na saída de bola, por que o Brasil explora muito bem esse jogo apoiado de trás e é de extrema importância dificultar esse jogo.

Aos 16 minutos a melhor chance do jogo até então foi do Brasil em um ótima jogada Neymar foi a linha de fundo e cruzou para a área, Richarlison não conseguiu finalizar e Raphinha marcou o gol que logo foi bem anulado por impedimento do camisa 10 brasileiro.

Mesmo sem finalizar, o Peru tentava incomodar o Brasil e tirar o Neymar da frente da área e anular as jogadas da ponta para dentro. E por isso, o jogo ficava um pouco mais travado e sem grandes chances.

O Brasil chegou a balançar as redes novamente, aos 28 minutos do primeiro tempo em um belo cruzamento do Bruno Guimarães, o Richarlison fez o gol em um bonito cabeceio, mas dessa vez em lance ajustado no VAR que com certeza vai causar muita repercussão após a anulação do gol por impedimento do camisa 9.

O cenário do jogo ainda era o mesmo, o Brasil tentando jogar e criar situações de jogo e tendo dois gols anulados. Já o Peru não fazia bom jogo, não conseguia atacar o Brasil que estava confortável no jogo apesar do ainda 0 no placar.

No fim do primeiro em jogada bem construída pelo lado direito, que foi o mais atacado pela seleção, em triangulação de Raphinha, Rodrygo e Neymar o camisa 10 finalizou bem para a grande defesa do goleiro Gallese.

Segundo tempo

O Brasil voltou com a mesma equipe que começou a partida, ao que tudo indica, Neymar buscou jogar mais entrelinhas, lugar que ele é ainda mais mortal. Por que lhe dá mais condições de armar o jogo de trás e finalizar. O Peru fez uma troca no lado direito do meio-campo, substituição protocolar para dar mais força e gás para principalmente visando uma recomposição da seleção Peruana.

No início do segundo tempo o Brasil começou jogando mais pela esquerda do seu ataque, tentando usar o Rodrygo que ficou mais apagado no primeiro tempo e usando o Neymar trazendo um pouco da esquerda para dentro. O Peru continuava no seu bom jogo, se defendendo bem, mas ainda sem incomodar a defesa brasileira.

O Brasil voltou pior do que foi no primeiro tempo, o time sofreu mais para ter a posse de bola e cedeu mais espaços para a seleção peruana que continuava brigando com a bola no ataque. Mesmo com a entrada do Gabriel Jesus no lugar do Richarlison, que novamente jogou mal, não surtia muito efeito e até os 30 minutos tivemos poucas chances de gol. Mas destaco que com essa mexida, o Neymar passou a jogar mais pelo lado esquerdo e o Rodrygo centralizava mais.

Aos 40 minutos o técnico Fernando Diniz tentava suas últimas cantadas na equipe, colocou a campo Gabriel Martinelli, Joelinton e Vanderson nos lugares de Raphinha, Bruno Guimarães e Danilo.

E na insistência pelo lado do campo que gerou um escanteio aos 45 minutos que Neymar cobrou com categoria e Marquinhos desviou para o fundo do gol para abrir o placar. Muito merecido o gol, a vitória do Brasil só evidenciou a ótima partida defensiva do Peru e como atrapalhou a vida da pentacampeã.

Com a vitória diante do Peru, o Brasil chega a liderança das Eliminatória ficando com os mesmos 6 pontos que a seleção da Argentina, porém, o Brasil supera os hermanos no saldo de gols.

Próximos jogos

O próximo jogo do Brasil será somente em outubro quando enfrentará a Venezuela em solo brasileiro e o Uruguai em Montevidéu pela terceira e quarta rodada. Já o Peru volta a campo também em outubro contra o Chile, em Santiago. Depois recebe a Argentina em Lima.


Zion
Luxhoki