Camara Itinerante
Camara pi 183

Botafogo faz 1° turno histórico, mas tem 2° turno de rebaixado e perde o campeonato! Entenda como foi o ano Botafoguense!

De melhor time do Brasil no 1° Turno a incógnita, o que aconteceu com o Botafogo nesse campeonato brasileiro?

Por Caio Araujo em 20/12/2023 às 12:33:42

Após uma campanha ruim no início do ano, pelo Campeonato Carioca, o Botafogo fez um excelente primeiro turno no campeonato brasileiro, onde obteve a marca de melhor da história da competição, somando 47 pontos e abrindo 13 de diferença para o 2° colocado na época. O Palmeiras, a chance de título do time da Estrela Solitária, beirava os 98% até que uma proposta sedutora do Al Nassr, time em que joga o astro português Cristiano Ronaldo, chegou para o treinador Luis Castro, que era o técnico alvinegro na época e o português aceitou e partiu para a Arábia Saudita.

O português partiu do Rio de Janeiro tendo feito o melhor 1° turno da história do campeonato brasileiro. Tendo o atacante Tiquinho Soares como artilheiro do brasileirão na época, o fogão tinha uma missão: confirmar o favoritismo e vencer o campeonato brasileiro, que não é conquistado há 28 anos, até que chega outro português ao clube carioca: Bruno Lage, que prometia dar continuidade ao trabalho deixado por Luis Castro, mas no dia 2 de setembro, os rumos da Estrela Solitária começariam a mudar. Em jogo válido pela 22 rodada, o Botafogo recebeu o Flamengo no Estádio Nilton Santos e ali viu o atacante Rubro-negro Bruno Henrique decidir o jogo e dar a vitória ao Mais Querido por 2x1. Após o jogo, o técnico Bruno Lage chegou a deixar o seu cargo à disposição, mas o dono da SAF Botafoguense, John Textor, resolveu manter o treinador lusitano, alegando acreditar em seu trabalho, até que chega o dia 2 de outubro, em jogo válido pela 25 rodada de novo em seus domínios, no dia conhecido como "Tiquinho Day", o glorioso recebeu o Goiás, mas antes do início do jogo, foi divulgada a escalação botafoguense para o jogo e, nela, o Artilheiro Tiquinho Soares não estava entre os titulares, estava presente no banco de reservas do time, o que não agradou nada ao torcedor alvinegro.

O jogo terminou 1x1, com Tiquinho fazendo o gol do Botafogo. No dia seguinte, o técnico português Bruno Lage foi demitido, então a diretoria do Botafogo decidiu apostar em um nome conhecido, mas mal lembrado pela torcida, tratava-se do técnico Lúcio Flávio, que, em sua estreia em um clássico contra o Fluminense, no Maracanã, conseguiu o esperado e junto de seu elenco venceu o Tricolor das Laranjeiras por 2x0 e também venceu o Lanterna América MG.

Mas faltando 11 rodadas para o fim do campeonato, de novo o Botafogo recebeu em seu estádio um time rubro-negro, desta vez o Atlético PR, onde Tiquinho abriu o placar e o atacante do Furacão Pablo empatou o jogo. Aos 42 minutos de jogo, o Estádio Nilton Santos sofreu uma queda de energia, a luz demorou a voltar e o 2° tempo foi adiado para às 15 horas do dia seguinte, mas o jogo não saiu do 1x1.

Após esse jogo, o resultado era bem simples, 2 vitórias para ser campeão em 10 rodadas, mas não foi isso que aconteceu, o clube carioca sofreu 4 derrotas seguidas, sendo 2 dessas derrotas por placares de 4x3 contra Palmeiras e Grêmio, sendo a mais marcante entre elas a derrota em casa para o Palmeiras onde o time da Estrela Solitária terminou o 1° tempo vencendo por 3x0 e tomou a virada no último minuto de jogo, após 4 empates seguidos contra RB Bragantino, Fortaleza onde ja era comandado pelo técnico Tiago Nunes, Santos e Coritiba, sendo esse último o mais inacreditável onde o Coritiba fez o gol de empate no último minuto com o atacante Edu.

O Botafogo jogou todas as suas fichas para seguir vivo na briga pelo título na penúltima rodada, recebendo o Cruzeiro no Nilton Santos, após um jogo sonolento que terminou em 0x0. Terminavam as chances de título do Botafogo, essa que ficou conhecida como uma das maiores se não a maior pipocada da história do futebol. Indo para a última rodada sem chance de título, o Botafogo tinha que torcer para Flamengo, Atlético MG e Grêmio perderem para pelo menos terminar como 2° colocado, só atrás do campeão Palmeiras. Flamengo e Atlético MG até perderam seus jogos para Bahia e São Paulo, respectivamente, mas o Alvinegro viu o Grêmio vencer o campeão da América Fluminense por 3x2 no Maracanã e o próprio Botafogo jogando no Beira-rio em Porto Alegre perdeu pro Internacional, terminando sem vaga direta na fase de grupos da libertadores em 2024, mas conseguindo uma vaga para a pré libertadores da próxima edição com a 5° posição no Campeonato Brasileiro. O Botafogo terminou o Campeonato onde o próprio time havia feito um 1° Turno histórico, no 2° Turno fez uma campanha de time rebaixado e perdeu o título e a vaga na fase de grupos da libertadores. E na artilharia, Tiquinho Soares perdeu o posto de artilheiro para o atacante do Atlético MG, Paulinho, que terminou a competição com 20 bolas na rede e empatou com Luis Suárez, atacante Uruguaio que foi responsável por fazer o Grêmio terminar o campeonato em 2° lugar com os mesmos 17 gols de Tiquinho.

Zion
Luxhoki