Um sol para cada um. Como a arquitetura pode vencer os dias de calor

Por Luiz Paulo em 04/03/2023 às 21:26:34

Croqui de estudo de implantação levando em consideração a trajetória solar e os ventos predominantes

Olá, pessoal! Tenho ouvido muita gente se queixar do calor que tem feito, não sem razão né? Hoje eu quero conversar um pouco com vocês a respeito disso – conforto térmico.

Eu, particularmente gosto muito do verão, época que os dias são mais longos, você fica menos entrouxado de roupas em relação ao inverno e parece que as pessoas estão mais alegres, mas passar aperto com o calor ninguém merece, né? Suor escorrendo, prostração, um bocado de bichos nada simpáticos como mosquitos e baratas, talvez seja para lembrar que tudo tem dois lados.

Existem algumas coisas a se levar em conta quando o assunto é conforto térmico, a primeira delas diz respeito ao projeto de arquitetura. Muitas pessoas negligenciam esse passo primordial para o sucesso da obra e da ocupação anterior. Um projeto de arquitetura deve levar em consideração as questões do clima, assim, desde a disposição dos ambientes, até o uso de materiais devem ser considerados pontos chave para que sua casa ou ambiente de trabalho possa atingir o conforto térmico que precisamos para que se possa desempenhar as atividades da melhor forma possível, sem sentir calor ou frio.

PROJETO

Não existe uma regra pré-definida que se pode aplicar de modo geral, cada lugar vai apresentar um tipo de clima e conforme cada terreno a edificação deverá ser implantada de uma forma mais conveniente e diferente de uma edificação em outro terreno. Existem alguns caminhos para se chegar as respostas, desde as mais tradicionais até as mais tecnológicas, mas todas elas levam em consideração a orientação solar através da carta solar. Carta solar? O sol resolveu escrever uma cartinha pra gente? Muito engraçado, mas não é nada disso. A carta solar tem a indicação dos períodos que o sol incide nos lados da fachada de acordo com as diferentes épocas do ano, com essa informação é possível de repente optar para que a área que chamamos como área molhada, tal como área de serviço, por exemplo fique voltada para onde há maior incidência solar, e da mesma forma evite que os quartos fiquem voltados para o local mais quente.

Carta Solar da cidade do Rio de Janeiro - Obtida através do Programa Sol-AR


O projeto também tem a premissa de fazer a previsão de elementos que ajudam o sombreamento de áreas onde há grande incidência do sol direto, tal como uso de brise-soleil, que permite que haja a passagem do vento mas o bloqueio dos raios solares e outras escolhas como onde usar e onde evitar grandes painéis de vidro. Há outras tantas possibilidades para um melhor desempenho térmico de acordo com a zona bioclimática de cada região.


Existem soluções que são baratas como o aproveitamento de embalagens Tetrapak para criar forros e também soluções com uma pegada que pode demandar mais grana como um teto verde, que pode exigir em aspectos estruturais e revestimentos da laje.


O telhado verde é capaz de reduzir a temperatura da edificação. Foto: Meera Sky Garden House Foto: Patrick Bingham

Existem pontos que poderiam ser previstos e simulados em projeto, mas o estigma de que um projeto sai caro põem muitas vezes a perder aquilo que poderia fazer com que as pessoas economizassem de maneira duradoura. Eu era estudante de arquitetura ainda e na época estive em uma obra cujo o projeto havia previsto uma parede mais grossa para onde havia uma grande incidência solar, evitando assim que o ambiente ficasse muito quente, diminuindo o uso de ar condicionado; à época o construtor barrou a ideia por que iria "desperdiçar" material.


AR CONDICIONADO

Querido por uns, odiado por outros, tido como vilão na conta de energia, o certo é que o ar condicionado muitas vezes acaba por ser um aliado. Houve inúmeras mudanças que melhoraram o desempenho dos aparelhos em relação ao seu lançamento. Existem algumas coisas que podemos fazer para usá-lo de forma consciente.

ESCOLHA DO MODELO

Ar condicionado de janela

Ele é compacto e construído em uma única peça, ou seja, une condensadora e evaporadora em um só equipamento, por isso é necessário fazer um buraco para instalá-lo. O Lado da evaporadora fica para dentro. É ideal para climatizar ambientes pequenos e médios.

Vantagens: Uma das principais vantagens do ar de janela é o custo x benefício. Por ter uma potência mais baixa do que outros modelos, seu preço de compra e instalação são baixos, assim como o consumo de energia é menor.

Desvantagens: Por possuir uma tecnologia mais antiga, sua principal desvantagem é o barulho emitido quando está em funcionamento, não é indicado para ambientes espaçosos ou para imóveis que possuem restrições quanto a alterações na fachada.

Ar condicionado split

É a evolução do ar condicionado de janela. Este equipamento é dividido em duas partes e é daí que surge o nome – split que significa separado, a evaporadora e o motor. É um dos modelos mais indicados para ambientes comerciais.

A evaporadora fica na parte de dentro do ambiente, projetando ar refrigerado, enquanto a condensadora (motor) é colocada na parte exterior do imóvel. Sendo assim, esse tipo de ar condicionado produz menos ruído ambiente, é mais potente e conta com um design mais tecnológico e moderno.

Existem diversos tipos de ar condicionado Split, tornando esse tipo de aparelho o mais indicado e escolhido para diversas necessidades.

Split inverter

Nos aparelhos split tradicionais assim que o ar condicionado é ligado e está funcionando, o compressor fica ligando e desligando automaticamente com o objetivo de manter a melhor climatização de acordo com a temperatura do ambiente, o que gera picos de energia maiores, e como resultado, conta muito mais salgada.

Nos tipos de ar condicionado tipo inverter isso não acontece, o compressor não fica ligando e desligando conforme a temperatura do ambiente é alterada. O fluxo se mantém ligado e está funcionando, o que acontece é que ele fica variando quando existe a necessidade de mais ou menos refrigeração no ambiente. Além da economia, os modelos de ar condicionado split são mais silenciosos.

Modelo Split Inverter - Foto: Divulgação Clickfrio Ar Condicionado


Split Hi- Wall

É um dos queridinhos do mercado. Este tipo de ar condicionado é esteticamente bonito e fino, produz pouco ruído quando está em funcionando e garante conforto térmico para o ambiente. Sua instalação é feita de forma simples e sua manutenção é fácil

Vantagens: Modelo extremamente versátil, eficaz e tem fácil instalação, podendo ser instalado na maioria das paredes residenciais e de escritórios. É a melhor opção para quem deseja uma climatização sem ruídos e rápida e também procura por um tipo de ar condicionado sem manutenção.

Desvantagens: A principal desvantagem desse modelo quando comparado ao Ar condicionado de janela é o seu preço. O preço do Split Hi-Wall é mais elevado. Outra desvantagem é que ele não pode ser instalado em locais muito grande e com grande fluxo de pessoas.

Ar condicionado Multisplit

O ar condicionado Multisplit é muito semelhante aos modelos Split citados anteriormente a grande diferença e a vantagem sobre os demais é que, neste caso, é possível ter até 8 evaporadoras com apenas uma condensadora. Isso significa que é possível climatizar até 8 ambientes com apenas uma condensadora.

Vantagens: Uma das grandes vantagens, apesar de parecer que não é de que esse modelo oferta uma grande economia de energia. Esse modelo é ideal para onde não há espaço externo suficiente para a instalação de uma condensadora para cada aparelho.

Desvantagens: O preço costuma ser mais elevado, visto que é possível ter até 8 ar condicionados em um aparelho só. Outra desvantagem é que a performance dos aparelhos pode ser reduzida, principalmente quando todas as evaporadoras estão ligadas ao mesmo tempo.

Ar condicionado Split Piso Teto

O Split Piso-Teto é o equipamento ideal para climatizar ambientes comerciais e residenciais com espaços amplos e grande fluxo de pessoas. Geralmente usado para climatizar salões de festas, lojas e restaurantes, por exemplo.

Vantagens: Pode ser instalado tanto no piso quanto no teto do ambiente e possui maior vazão de ar do que outros tipos de ar condicionado Split.

Eu sei que vocês gostam de ler, mas vamos fazer uma pausa e dar um refresco para a cabeça, com o perdão do trocadilho.

Na semana que vem continuamos falando sobre os demais modelos de ar condicionado e sobre como calcular os BTUs e escolher a potência certa do ar condicionado. Até lá!

Zion
Luxhoki