Nossas casas aliadas no combate à dengue

O combate começa em nossas casas

Por Luiz Paulo em 04/03/2024 às 19:25:45

Mosquito Aedes aegypti

Vivenciamos neste ano uma grande explosão de casos de dengue, e infelizmente existe uma grande tendência de aumento nos casos, uma vez os meses de abril e maio costumam concentrar a maior parte dos caso.

Algumas coisas parecem estar fora do nosso alcance, de forma imediata. Um dos maiores responsáveis pela explosão de casos de dengue, segundo a ciência é o aquecimento global. Outras coisas estão ao nosso alcance e dever de todos cuidar para que os ambientes sejam hostis a estes mosquitos.

A máxima é não deixar acumular água em superfícies onde a fêmea possa depositar os ovos. A seguir são pontuadas algumas ações que vão nos ajudar a vencer essa batalha.


Telas

As telas funcionam como barreira física e devem ser instaladas ante as portas e janelas. As telas podem ser adquiridas via internet a partir de pouco mais de seis reais. Caso a compra seja por metro quadrado, basta multiplicar a largura e a altura do vão (lembrando de deixar uns centímetros de sobra para cada lado para você poder fixar).

Tela mosquiteira recolhível preço - Grades

Telas de proteção usadas a frente de janelas e portas dão garantia extra para evitar a entrada de mosquitos (Creative commons)?


Pisos drenantes


Os pisos drenantes podem ser colocados em obras iniciais ou reformas. Eles são permeáveis, a água passa através dos poros do piso e infiltra no solo, evitando o acúmulo. Possuem uma grande versatilidade de formatos, cores e podem ser utilizados para caminho de veículos, e trânsito de pedestres.

Piso Drenante em Concreto - Limestone

Pisos drenantes são porosos e evitam que a água se acumule na superfície (Creative commons)?


Calhas

Pode ser um local propício para ser criadouro dos mosquitos da dengue, é importante verificar se não há acúmulo de folhas ou outro bloqueio que impeça a água de escoar.


Pets

Á águas dos bebedouros dos animais deve constantemente ser trocada. Também é preciso higienizar o bebedouro com esponja para que algum eventual depósito de ovos seja retirado. Os ovos, que posteriormente vão virar larva e mosquitos podem ficar em ambientes secos por até um ano, e vão eclodir quando houver um ambiente propício.


Piscinas

As piscinas devem ser limpas e cloradas semanalmente. Quando não estão em uso devem ser cobertas. As piscinas de plástico devem ser secas, dobradas e guardadas.


Plantas

Assim como os bebedouros dos animais, também é preciso ter atenção com as plantas. Os vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda para que a água não acumule. Não há necessidade de se desfazer das plantas. Existe algum receio quanto à bromélias, por exemplo mas esse não é o ambiente mais favorável para criadouro de larvas do mosquito da dengue. Algumas outras espécies de mosquitos podem usar como criadouro Á água acumulada das bromélias costuma ter restos de insetos, poeira e detritos que não são convidativos para o Aedes Aegypti.

De modo geral caso encontremos as larvas de mosquitos, o descarte deve ser feito jogando a água em solo permeável ou em um piso quente. Eliminá-las em pias pode ser um erro por que as larvas podem permanecer na rede de esgoto e continuar o ciclo de desenvolvimento.

Existem algumas plantas que podem ser aliadas e que podem ser usadas em casa ou no pátio ao redor para serem repelentes naturais do mosquito da dengue, claro, se trata de medida complementar, o mais importante é não deixar água parada.

Alecrim

De uso versátil, deve ser plantado em vasos grandes e com areia misturada na terra em razão da preferência por solos mais secos para o crescimento. Inicialmente, a rega deve acontecer com frequência. E, com o passar do tempo, o intervalo de três dias entre uma e outra precisa ser seguido. A luz direta do sol é importante para o alecrim.

Cravo-de-defunto

Diferente de outras espécies, ela não tem a necessidade de estar em solo rico em matéria orgânica, pois também se desenvolve com facilidade em espaços menos férteis. Como germina, floresce e morre no período de um ano, deve ser replantada novamente. O plantio da espécie originária do México é feito por sementes.

Citronela

A espécie desenvolve-se bem em regiões tropicais e subtropicais, não tolera frio e geada e deve ser plantada em vasos com solo fértil e bem drenado. A citronela também é conhecida como capim-eucalipto e pela função antifúngica, antisséptica e antibacterial.

Lavanda

A planta de cor roxa e fácil cultivo gosta da luz do sol para se desenvolver. Se plantada em casa, o ideal é escolher um canto claro para deixá-la durante o dia. Uma dica para manter a lavanda saudável é molhar apenas o solo em vez das folhas. Afinal, a umidade em excesso contribui para o aparecimento de pragas.

Banco de imagens : natureza, plantar, pradaria, flor, roxa, floral, aroma, verde, erva, colheita, botânica, azul, agricultura, flora, flores silvestres, Planta selvagem, francês, cama, Pétalas, decorativo, tolet, Campo de lavanda, Provence, perfumado,

Plantação de lavanda


Manjericão

Usada como tempero em saladas, molhos, pizzas e massas em geral, a planta também tem a função de afastar os mosquitos. Se a muda for plantada em vasos, é preciso ter atenção ao solo, que deve ser fértil e granulado. A luz direta do sol durante 3h do dia é importante para o desenvolvimento do manjericão. Varandas e janelas são bons locais para deixá-lo.

Verbena

Planta de pequeno porte, mas que oferece variadas cores de flores é de fácil cultivo e não passa de 30 centímetros quando plantada em vasos. Por isso, não necessita de muito espaço dentro de casa. A verbena gosta de iluminação direta do sol e também é tolerante ao frio. O solo ideal é aquele com matéria orgânica e úmido.






Zion
Luxhoki