Lareira - saiba mais sobre esse item charmoso e aconhegante

Escolha o melhor tipo e não esqueça dos detalhes

Por Luiz Paulo em 24/07/2023 às 17:07:44

Lareiras são uma ótima opção para aquecer e um toque de charme

Olá pessoal! Como vão? Você é do time verão ou do time inverno? Eu, particularmente tento tirar o melhor de cada estação, mas confesso para vocês que eu tenho uma queda maior pelo verão. Acho que tem a cara da nossa região. Mas quem nunca parou um pouco, olhando um filmezinho, comendo umas coisinhas boas e tomando um belo de um chocolate quente?

Eu não sei se você é friorento ou friorenta, mas se você não é desse time, também deve admitir que um dos charmes do inverno é uma lareira. Quem aí conhece Campos dos Goytacazes? Vou fazer a inconfidência de dizer que já estive em um apartamento em obras naquela cidade e que tinha não apenas uma – mas duas lareiras. E quem conhece, sabe o calor que faz por lá, né? Mas é aquilo, seja por necessidade ou gosto, o negócio e ter à mão uma lareira da melhor forma possível.

Se você pensa em construir ou reformar e a lareira está entre um dos seus itens de desejo, eu tenho algumas dicas e orientações, que vão desde os tipos, a mensagem que se quer passar e não menos importante, a segurança em geral.

Dicas para Construir uma Lareira Aconchegante e Segura

A lareira é um elemento tradicional que adiciona charme, conforto e calor a qualquer ambiente. Se você está pensando em construir uma lareira em sua casa, existem alguns aspectos importantes a serem considerados para garantir que ela seja aconchegante, funcional e, acima de tudo, segura. Nesta coluna, abordaremos os diferentes tipos de lareiras, aspectos de projeto essenciais e cuidados relacionados à segurança. Vamos lá!

1. Tipos de Lareira:

Existem diversos tipos de lareiras disponíveis, cada uma com suas características específicas. Os principais tipos incluem:

a) Lareiras de Alvenaria: São construídas com tijolos refratários e são conhecidas por sua durabilidade e eficiência no aquecimento. Podem ser personalizadas de acordo com o estilo e tamanho desejados.


Modelos de lareira para aquecer seu lar, prós e contras!
Modelo de Lareira de Alvenaria!

b) Lareiras a Gás: São práticas e limpas, pois dispensam o uso de lenha. Podem ser controladas facilmente por um interruptor ou controle remoto, e algumas até possuem imitações realistas de chamas.


LAREIRA A GÁS 1.20m
Charmosa lareira a gás


c) Lareiras Elétricas: São ideais para ambientes menores ou apartamentos, pois não requerem chaminé. Oferecem o efeito visual de chamas, mas não produzem calor intenso como as lareiras a lenha ou a gás.

Lareira Elétrica Ecológica Wgrif - Lareira De Embutir - Rubi36-127V - Wgrif
Lareira Elétrica Ecológica Wgrif - Lareira De Embutir - bela opção para apartamentos


d) Lareiras a Etanol:** Utilizam um biocombustível limpo e renovável. São portáteis e não precisam de chaminé, tornando-as versáteis e fáceis de instalar.

Lareira a álcool ou etanol para apartamento - LE01 - Lovatto - Acessórios para Lareira e Calefator - Magazine Luiza
Lareira a álcool ou etanol para apartamento

2. Aspectos de Projeto Importantes:

a) Localização Adequada: Escolha um local seguro e estratégico para a lareira, levando em conta o espaço disponível, a ventilação e a distância de móveis e materiais inflamáveis.

b) Material de Revestimento: Opte por materiais resistentes ao calor para revestir a área em torno da lareira, como pedras, tijolos refratários ou placas de metal.

c) Dimensões da Lareira: O tamanho da lareira deve estar em proporção com o ambiente em que será construída. Lareiras muito grandes podem superaquecer o espaço e dificultar o controle da temperatura.

d) Chaminé e Ventilação: Certifique-se de que a chaminé esteja bem dimensionada para a lareira escolhida, permitindo a saída adequada de fumaça e gases. A ventilação adequada é crucial para a segurança do ambiente.

3. Cuidados com a Segurança:

a) Instalação Profissional: Contrate um profissional qualificado para instalar a lareira, especialmente se envolver a construção de uma chaminé ou a conexão com a rede de gás.

b) Uso de Grades de Proteção:** Instale grades de proteção ao redor da lareira, especialmente se houver crianças ou animais de estimação em casa.

c) Limpeza Regular: Limpe a lareira e a chaminé regularmente para evitar acúmulo de fuligem e creosoto, que podem causar incêndios indesejados.

d) Cuidado com as Chamas: Nunca deixe a lareira acesa sem supervisão e tenha cuidado ao manusear fósforos ou acendedores.

e) Monitoramento do Monóxido de Carbono: Instale um detector de monóxido de carbono próximo à lareira para alertar sobre vazamentos de gases tóxicos.

Construir uma lareira é uma excelente escolha para quem busca conforto e um ambiente acolhedor em casa. Seguindo as dicas acima e priorizando a segurança em todas as etapas do processo, você poderá desfrutar de momentos agradáveis e tranquilos ao redor da sua lareira por muitos anos. Lembre-se sempre de consultar profissionais especializados para garantir uma instalação segura e adequada.

Zion
Luxhoki