Os 209 anos de emancipação político administrativa

Transcrevemos a coluna Pingos e Respingos... nos 209 anos de aniversário de Macaé!

Por Lourdes Acosta em 29/07/2022 às 19:27:52

Tributar aplausos

O dia amanheceu ensolarado para tributar aplausos a Macaé, cidade, localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, conhecida carinhosamente como "Princesinha do Atlântico" e internacionalmente, por seu crescente desenvolvimento econômico, de "Capital do Petróleo" e agora como "Capital da Energia". Nestes 209 anos de emancipação político administrativa, a cidade tem criado seus filhos e acolhido os que aqui chegam com esperança de dias melhores...

História e lendas

Sua história, que começou oficialmente em 1627, com a colonização portuguesa, nos conta muitas lendas a seu respeito. Uma delas é a da santa fujona da Igreja de Sant"Anna, marco da colonização e o enforcamento de Motta Coqueiro, último homem condenado à morte no país. Sabendo-se que Coqueiro, jurando inocência pelo assassinato de uma família de fazendeiros lançou uma praga sobre a cidade antes de morrer. Coincidentemente, Macaé só se desenvolveu 100 anos após sua morte, com a chegada da Petrobras. O município, localizado entre a Serra e o Mar tem, dentre suas riquezas, área de muito verde da Mata Atlântica, tranquilidade e belezas naturais que encantam por suas paisagens exuberantes.

Arranjos e empregos

O "Boom" de desenvolvimento é a perspectiva de crescimento, circulação de pessoas, seja de público flutuante e moradores efetivos, na "Capital da Energia" ... O crescimento econômico dos últimos anos tem realizado na cidade importantes investimentos que geram aumento na arrecadação e de emprego e renda. O arranjo de óleo, gás e energia da cidade, vai sustentar o país pelos próximos 30 a 40 anos, num ambiente favorável para que a cadeia produtiva possa progredir neste novo momento... Macaé está pronta para deslanchar outra vez!

Presentes de aniversário I

Todos os governos municipais que passam por Macaé comemoram e a presenteiam com eventos cívicos, militares, religiosos e de entretenimento. Excetuando os dois últimos anos, por causa do auge da pandemia de Covid, este ano de 2022, a cidade recebeu um tratamento peculiar que já vem sendo realizado nas últimas semanas, como são as revitalizações e reinaugurações de praças, unidades de saúde e afins. Na manhã ensolarada deste 29 de julho de 2022, uma missa solene em ação de graças foi realizada às 7h da manhã na Igreja São João Batista, na Praça Veríssimo de Melo, Centro de Macaé. Esta foi a primeira celebração oficial do aniversário de Macaé, que contou com a participação do prefeito Welberth Rezende e demais autoridades.

Presentes de aniversário II

Após a missa em comemoração aos 209 anos do município, o festejo cívico de hasteamento das bandeiras, em homenagem à data de emancipação político administrativa da cidade, foi realizado no Paço Principal. Participaram da solenidade secretários municipais, autoridades civis, militares e população. O hasteamento da bandeira é uma cerimônia que significa elevar os símbolos visuais representativos do município, estado, país e outros. O hino de Macaé, entoado na cerimônia, tem letra de Antônio Alvarez Parada, música de Lucas Vieira e aborda as belezas naturais de Macaé como a serra e o mar e a história do município.

O Desfile cívico militar

O desfile cívico em comemoração aos 209 anos de Macaé, foi realizado na Avenida Elias Agostinho, a partir das 9h. Organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, trouxe como tema "Cuidar do meio ambiente é cuidar da gente, o amanhã depende de nós". Após a apresentação das corporações e instituições civis e militares da cidade, houve a participação da sociedade civil, secretarias, órgãos do governo e das escolas da rede pública de ensino. Este ano o desfile contou com a ilustre participação da Sociedade Beneficente Lira dos Conspiradores e da banda do município de Quissamã, Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto. Os alunos do Centro Municipal de Idiomas (CMI) abriram o desfile, cantando o hino da cidade em inglês.

Outros eventos de aniversário

No período da tarde, foram realizadas a inauguração do Posto de Informações Turísticas e a entrega da reforma do deck dos Cavaleiros e a Sessão Solene na Câmara Municipal, marcada para as 18h. A reinauguração do Parque de Exposições e abertura da Expo Macaé ocorreu na quarta-feira (27). O prefeito Welberth Rezende e autoridades estiveram presentes na solenidade. A reforma do Parque contou com a recuperação de 19 galpões, sendo 13 de exposição de animais, dois de vaca leiteira, um de equoterapia, um de restaurante, um de Agroeconomia familiar e um de leilões de animais.

Os Shows I

O cantor gospel Eli Soares, abriu na noite de quarta-feira (27), a programação de shows da Expo Macaé 2022, reunindo fiéis que vieram de diversos bairros e de cidades vizinhas. Músicas como "Se eu cair", "Os sonhos de Deus", "Deus está aqui" levaram mensagens sobre reflexões evangélicas, expressando a crença cristã. Um dos destaques do show foi a música Veraneio, gravada com Thiaguinho. A dupla Jorge & Mateus, recordista de público, foi a atração da quinta-feira (28). O público curtiu sucessos como "Duas Metades", "Propaganda", "Coração Calejado", "Louca de Saudade", "Pra Sempre com Você", "Os Anjos Cantam nosso Amor", "Tijolão", "Aí já Era", entre outros. A dupla sertaneja, tem 14 anos de história e fez lotar o segundo dia do evento.

Os Shows II

A Expo Macaé 2022, acontece até domingo (31) no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. Está previsto ainda, o show da dupla Chitãozinho e Xororó, que será realizado no sábado (30) e terá ingresso solidário. Os fãs poderão trocar um quilo de alimento não perecível por um ingresso no dia do show no Parque de Exposições e ficar na Pista Solidária. Nesta sexta, de aniversário haverá à noite mais show gratuito, com o cantor Ferrugem e no domingo (31) o show infantil. Já no sábado (30), mais duas praças revitalizadas serão entregues à população: a do Jardim Santo Antônio, às 9h, e a do Botafogo, às 11h.

Arte por toda a parte

O palco "Arte por toda parte", da Secretaria de Cultura, montado na Expo, contou com a exibição de artistas locais. A tenda apresentou, na quinta-feira (28), os shows de Rodrigo Victor (sertanejo) e Bira Belo, além do DJ Luke. Nesta sexta de aniversário da cidade, o espaço terá apresentações, a partir das 19h, com o grupo Mistura Rica, o cantor Sandro Martins e DJ Marvin. No sábado (30), no mesmo horário, o agito ficará por conta dos artistas Rander Mansur, Batata e Banda e DJ Felipe Tanus. E para encerrar, a programação do palco Arte por Toda Parte termina no domingo (31), com apresentação da banda Hits, às 19h, seguida do DJ Saulo, às 21h.

É preciso amar

É preciso amar a cidade em que se vive. Parabéns, Macaé, minha terra querida!... "Onde o mar beija a areia morena, onde o rio se encontra com o mar, onde sol banha a terra serena tu estás Macaé a sonhar... Macaé, minha terra querida, se os anos te fazem crescer, para nós tu és terra onde a vida, fica sempre em constante nascer". É preciso amar a cidade. É preciso amar Macaé!...

________________________

Jornalista Lourdes Acosta

Macaé, 29/07/2022.

Feliz Aniversário Macaé!

https://lourdesacosta12.blogspot.com/2022/07/pingos-e-respingos-nos-209-anos-de.html


Zion
Luxhoki