Nos bastidores da política... Grupos fecham nominatas no limiar da janela partidária

Embalados pelo prazo que aponta o dia 6 de abril, como data limite para quem desejar disputar um cargo público esteja filiado em um partido, os grupos políticos macaenses fecham suas composições no limiar da janela partidária. Nesta edição, você acompanha a oficialização das nominatas de pré-candidatos ao legislativo do MDB, REDE, Agir e Republicanos, que fez uma festa cidadã no meio da rua... Estas e outras NOTAS você encontra a seguir.

Por Lourdes Acosta em 05/04/2024 às 14:11:18

Republicanos inaugura sede e lança nominata 2024

O partido Republicanos (10) inaugurou sua sede própria nesta quinta-feira (4). O ato reuniu num quarteirão inteiro da Rua Marechal Deodoro, no Centro, centenas de pessoas. Na oportunidade, o partido que em Macaé é conduzido pelo servidor público Pablo Ribeiro Dias, compôs oficialmente a nominata de pré-candidatos ao legislativo macaense. Estiveram presentes o Prefeito Welberth Rezende e seu vice Célio Chapeta, o presidente do MDB macaense, Riverton Mussi, os presidentes dos diretórios municipais do Solidariedade, Maxwell Vaz, PRD, Eduardo Lopes e o secretário de Governo Juninho Luna, entre outros, e ainda, centenas de simpatizantes. Ao fazer uso da palavra Rezende agradeceu ao partido pelo apoio e pelo ato histórico dos Republicanos ao reunir nessa noite cerca de 500 pessoas. Ele conclamou a todos para uma participação ativa nas políticas públicas, "pois elas fazem parte do nosso dia, quer seja na educação, saúde, transporte". Na sequência, os participantes conheceram as ideias, intenções e objetivos do partido e de cada pré-candidato. São eles: Denis Madureira, Mauro Torres, Eliezer Pacheco, Marcos Bandeira, Julinho do Aeroporto, Márcio Machado, Wallace Silva, Pai Anderson, Luciano do PcDs, Dadau das Malvinas, Rolinha, Alex Vale Verde, Pr. Carlos Augusto, Cremilde Vigilante, Sebastião Carneiro, Dra. Mayara Rezende, Luzia do Turismo, Perola Negra, Graciely Santo, Lidiane Alves e Vivianni Acosta.

MDB oficializa pré-candidatos ao legislativo macaense

O MDB também oficializou sua nominata de pré-candidaturas ao legislativo macaense, nesta segunda-feira (1°de abril), no Tênis Clube de Macaé, num ato de grande repercussão, que reuniu presenças ilustres como o vice governador, Thiago Pampolha, o presidente estadual e secretário de Transportes do Estado, Washington Reis, o deputado estadual, Rosenverg Reis, o deputado Federal, Gutemberg Reis e o prefeito de Macaé, Welberth Resende, entre outras figuras públicas e políticas da região, além de filiados, simpatizantes, formatando cerca de 300 participantes. O evento, que ocorre dentro da janela partidária (entre 7 de março a 6 de abril), teve como anfitrião, o atual presidente do MDB, Riverton Mussi, que conduzirá o processo do seu partido nestas eleições de 2024. Vejam a nominata MDB: Manu Rezende, Deila Estrella, Miria da Agricultura, Eliete Macaé, Rosana do Postinho, Denise Carvalho, Alan Oliveira, Cristiano Gelinho, Felipe Barreto, Gilcimar Pastor, Julinho Antunes, Juninho Figueiró, Leones Almeida, Lúcio Mauro, Petterson, Piu do Lava Jato, Rafael Bartolomeu, Ricardo Salgado.

Secretarias esvaziadas...

Com a proximidade das eleições 2024, alguns secretários do governo municipal que pretendem disputar pré-candidaturas ao legislativo macaense, concorrendo às eleições municipais, estão sendo exonerados e se afastando dos cargos em função da janela partidária que permite um prazo para essa troca e que, neste ano, aponta o dia 06/04 como data limite para quem deseja disputar um cargo público esteja filiado em um partido. Vejamos quem está deixando algumas secretarias municipais: Leandra Lopes (Educação), Alan Oliveira (Ordem Pública), Mayara Rezende (Alta e média complexidade), Dênis Madureira (Qualificação Profissional), Joseferson (Defesa Civil), Marvel (Esportes), Cristiano Gelinho (Trabalho e Renda ), Luiz Fernando (Governo), Julinho do Aeroporto (coordenador Cemitérios ) e Gilcimar (Procon)... E PASMEM: Na disputa pela vice prefeitura está o nome do procurador geral do Município, Fabiano Paschoal (MDB). Cotado para ser vice, foi exonerado nesta sexta-feira (5)!!!

PRD fecha nominata no último dia da janela partidária

Fechando no último dia permitido pela janela partidária para que os ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido político sem perder o mandato, o Partido Renovação Democrática (PRD) faz seu evento de filiação partidária e composição oficial da nominata de pré-candidatos a vereador em 2024, nesta sexta-feira (5). O ato acontece na Avenida Elias Agostinho, 340, sala 901, Centro. E, adiantando sua nominata está sendo formatada com os seguintes nomes: Val Barbeiro, Ramalho Lagomar, PH, Lucas Sardinha, Dr. Julio Vianna, Primo Macaé, Samir Lagoa, Robinho Fernandes , Marquinho Ferreira, Luizinho Nova Esperança, Thiago mão amiga, Luís Cláudio Machado, Gilda Lopes, Amanda de Jesus, Patrícia Araújo, Josi Goltara, Elaine Castro e Maria Corrente.

Rede Macaé aposta em pré-candidaturas femininas

A Rede, que historicamente tem quadros femininos relevantes no cenário nacional, como Marina Silva, Heloisa Helena e Marina Helou, em Macaé conta com nomes como Lívia Sá e a vereadora Iza Vicente, liderando o processo de pré-candidaturas e apostando que os nomes femininos farão a diferença nessas eleições. Além de Iza e Lívia, fazem parte da construção do partido as pré-candidatas Michele Modesto, Adriana Cruz, Mônica Oliveira e Priscila Schubert. Soma-se também o nome de Emily Santos, pré-candidata pela PSOL, partido federado à Rede Sustentabilidade. Mas, outros nomes aparecem em destaque na REDE como o influenciador e biólogo Henrique, Dr. Luiz Carlos (ex-secretário de Atenção Básica) e o enfermeiro Luiz Carlos, que foi candidato em 2020, além do ex-secretário adjunto de segurança, Coriolano.

Agir reúne filiados no hotel Tulip

Outro partido político que fechou oficialmente sua filiação partidária foi o AGIR, que tem como principal bandeira a defesa dos direitos dos Autistas. Tendo como anfitrião Luciano Soares, o AGIR reuniu na última quarta-feira, (3), no Hotel Tulip, amigos, simpatizantes e filiados. Participaram o prefeito Welberth Rezende e o secretário de Governo Juninho Luna. Durante o evento, o presidente municipal Luciano Soares, falou da importância do partido no processo eleitoral e ratificou o compromisso assumido de apoiar o candidato majoritário do Cidadania, Welberth Rezende.

Juntos e misturados I

A partir de agora, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assume o comando da Federação Brasil da Esperança (FE). O cargo de direção do Coletivo estava nas mãos da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann. A federação foi organizada em 2022, para eleição que foi vencida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL). A organização é constituída pelos partidos PT, PCdoB e PV. Luciana Santos era vice-presidente da FE e será substituída em 2025, quando o PV irá assumir a presidência do grupo.

Juntos e misturados II

Informamos na edição anterior deste blog, que a FE macaense é formada pelo partidos PT, PCdoB e PV, numa composição de 18 pré-candidatos, conforme as legendas. No entanto, é preciso ratificar e ficar atento para os nomes de cada partido, senão vejamos: São seis nomes que disputam pelo PT: Marcel Silvano, professor Paulo Henrique, Saraiva, Leandra Lopes, Graça do PT e Zoraia Braz. O PV, por sua vez, conta com nove nomes: Claudia Roma, Leleia do Sana, Valéria do Óleo, Marcio Bittencourt, Paulo Antunes, Robson Oliveira, Marvel Mailet, Amaro Luiz e Rubinho da Cultura. Já o PCdoB, tem três pré-candidatos, Conceição de Maria, Beto Guindasteiro e Mauro Banho..

Fraude à cota de gênero

Os partidos políticos precisam ter cuidado nessa questão da cota de gênero. O parágrafo 3º do artigo 10 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), estabelece que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, assembleias legislativas e câmaras de vereadores. Por não conseguirem preencher as cotas destinadas às mulheres, alguns partidos lançaram candidaturas femininas fictícias, o que é considerado uma fraude. Por isso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) andou cassando recentemente mandatos de vereadores pertencentes aos partidos fraudulentos em cidades fluminenses como Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e São Fidelis... Todo cuidado é pouco, pois o TSE reconheceu fraude à cota de gênero em mais 14 municípios do país.

Rapidinhas...

# Três partidos políticos com representação forte em Macaé, guardaram a sete chaves os nomes dos seus pré-candidatos ao legislativo, pra soltar somente após o prazo do TSE. Dois são contrários à candidatura majoritária de reeleição prefeito Welberth Rezende - o PL de João Lemos e o PSB de Danilo Funke (candidatos majoritários de oposição). Até o final desta edição, ambos não tinham ainda feito suas convenções e atos de filiação. Bem, o terceiro partido é o União Brasil, comandado por Silvinho Lopes, mas que já conta com dois vereadores – Reginaldo Oliveira e Luiz Fernando Pessanha.

# Todos por um... Olha, não é brinquedo não! Vejam quantos partidos políticos se aliaram em Macaé à candidatura majoritária de reeleição prefeito Welberth Rezende: MDB, Republicanos, PRD, Federação PT/PV e PCdoB, Solidariedade, Podemos, REDE, Agir, União Brasil e Federação Cidadania/PSDB, fora o seu próprio partido, o Cidadania... Tem mais???

# De Lula, nesta semana: "Eu sou filho de uma mulher que teve oito crianças e fui o primeiro a ter um diploma técnico. Daí vem minha obsessão pela educação pública. Eu sempre digo que a educação não é privilégio para os ricos, é um direito de todos. Educação não é gasto, é investimento no futuro", fecha aspas.

# Post exibido no X (Twitter) nesta semana acerca do candidatável Dr. Aluizio: "É curioso ver o ex-prefeito Aluízio tentar se colocar ideologicamente na esquerda. Ele que deixou os servidores com perdas de 40% no salário. Só fez processo seletivo, fechou restaurante popular e eliminou qualquer rastro de cultura em Macaé", fecha aspas.

# Olha que bacana! O presidente da República acabou de inaugurar, no Rio de Janeiro, uma universidade de Matemática para alunos que ganharem medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas. Isso é um tremendo incentivo para a garotada que estuda em colégio público!!!

# Até que enfim chega em Macaé o aplicativo do transporte público que já existe em centenas de cidades brasileiras!!! A prefeitura lançou na última terça-feira (2), o Cittamobi, totalmente gratuito para o usuário, que pode ser baixado nas lojas de aplicativo do telefone celular, disponível nos sistemas Android e IOS. Com o aplicativo instalado o usuário do transporte terá disponível na tela do celular as linhas, pontos e horários dos ônibus que vão passar próximo ao local onde a pessoa está. Além de outras interações. Uma mão na roda!!!

# As informações para este Blog deverão ser enviadas para o seguinte endereço: [email protected]

______________________

Por aqui Lourdes Acosta

Jornalista Profissional - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 05/04/2024.

Zion
Luxhoki