Camara Itinerante

A partir deste domingo o Brasil tem novo presidente

No limiar de 2023, trazemos aos leitores deste blog as últimas notícias de interesse público de cunho político do cenário brasileiro e macaense. Entre as notas estão a posse do presidente Lula, a fuga de Bolsonaro para os Estados Unidos e a retrospectiva em Macaé que trouxe emprego e desenvolvimento econômico. Vem comigo...

Por Lourdes Acosta em 31/12/2022 às 01:55:08

Tudo pronto para a posse do novo presidente da República

A cerimônia da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília, neste domingo (1°) ocorre com eventos oficiais e o Festival do Futuro, que inclui shows de mais de 40 artistas de todo o país na Esplanada dos Ministérios. O governador do DF diz que todo efetivo de segurança será empregado. A cerimônia oficial conta com uma série de eventos, a começar pelo tradicional desfile em carro aberto e ou blindado. A capital brasileira deve receber entre 300 a 400 mil pessoas durante o evento. Só no Aeroporto de Brasília, a expectativa é que 150 mil passageiros transitem pelo local, entre 30 de janeiro e 2 de dezembro. Os hotéis da capital também estão com ocupação em torno de 80%.

Segurança reforçada

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, pediu para o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o porte de arma no Distrito Federal, entre os dias 28 de dezembro e 2 de janeiro. O pedido foi feito após a prisão de um bolsonarista, autuado por terrorismo, que plantou um artefato explosivo em um caminhão nas proximidades do aeroporto de Brasília, no sábado (24). Policiais e integrantes da transição de governo, responsáveis pela segurança do presidente eleito, apresentaram a Lula propostas de mudança para reforçar a segurança na posse. Uma das ideias é Lula não desfile em carro aberto, mas em veículo blindado.

Lula bate o martelo e traz Tebet para o Planejamento

O nome da senadora Simone Tebet (MDB) como ministra do Planejamento na gestão de Lula, foi anunciado na quinta-feira (22), junto com outros nomes que vão compor o primeiro escalão. Segundo fontes, após estar com Lula e com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o organograma proposto para o Planejamento foi muito discutido. A ideia é que a pasta entre de forma horizontal em todo o governo, atuando na liberação de recursos orçamentários, mas também, na organização das estatais. O IBGE e o Ipea ficarão sob o seu guarda-chuva, para dar o caráter formulador de políticas públicas que Tebet quer imprimir.

Bolsonaro deixa o país no seu penúltimo dia de mandato

No penúltimo dia de Bolsonaro na Presidência da República ocorreram três atos: Pela manhã, uma portaria foi publicada no Diário Oficial liberando uma equipe de segurança para uma missão nos Estados Unidos; Às 10h, Bolsonaro fez uma live onde criticou atos terroristas e chorou; Às 14h02, foi registrada a decolagem da aeronave da FAB. Ele deixa o Brasil e viaja aos Estados Unidos num avião da Força Aérea Brasileira de Brasília, que decolou às 14h02 desta sexta-feira (30). Futuro líder do governo Lula no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) relacionou a viagem de Jair Bolsonaro aos EUA a uma "fuga para escapar dos crimes que cometeu". A declaração foi dada nesta sexta-feira (30), numa entrevista à GloboNews. Para o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) trata-se de flagrante desvio de finalidade e afronta aos princípios norteadores da Administração Pública.

Famosos celebram ida de Bolsonaro

Nas redes sociais, famosos repercutiram a ida do político de extrema direita para território norte-americano. A ida do presidente Bolsonaro para os Estados Unidos, deixando o comando do país antes do fim de seu mandato, que se encerra neste sábado (31) causou comemoração. Personalidades como os atores José de Abreu, Alexandre Frota e Antonio Tebet celebraram e apontaram que o mandatário "fugiu" enquanto seus apoiadores permanecem protestando em frente aos quartéis em inconformidade pelo resultado das eleições, que deu a vitória a Lula. O ator, escritor e roteirista Pedro Henrique Neschling disse que "Bolsonaro fugiu do Brasil, ou seja, já não é nosso presidente. O pesadelo acabou!"...

Cidadania italiana...

Os filhos de Bolsonaro tentam tirar cidadania italiana em embaixada nove dias após eleições. Flávio Bolsonaro confirmou que está em processo para obter cidadania que o dá direito de morar na Itália ou em qualquer país da União Europeia...

Retrospectiva: Emprego e desenvolvimento econômico impulsionam Macaé

A geração de emprego e o desenvolvimento econômico marcaram Macaé em 2022. A afirmação é do prefeito Welberth Rezende, no limiar do ano, ao conceder uma entrevista coletiva à imprensa. O cenário positivo criado para atrair investimentos e gerar emprego foi apontado como um propulsor que colocou a cidade como a segunda melhor do país para se investir no setor de serviços, entre os municípios com mais de cem mil habitantes, segundo ranking divulgado pela Revista Exame e obter uma geração de emprego de 7,1 mil novos postos nos dez primeiros meses de 2022, segundo o CAGED. "O emprego é o maior projeto social do governo, Macaé terá um novo ciclo de desenvolvimento, expansão do arranjo do óleo e gás, com a revitalização dos campos maduros, mas estamos visualizando a transição energética para o avanço em diversos setores, colocando Macaé como capital do saber, do turismo, do agronegócio, da energia", revelou o prefeito.

Outros fatores também contribuíram...

... Outros fatores foram elencados como saldos positivos para a cidade, contribuindo com a geração de empregos, entre eles: a Lei de Licenciamento Simplificado (299/2021), que agilizou os processos de emissão de Alvará de Construção, avançando em 67% na desburocratização dos projetos nos últimos dois anos; o Programa de Refinanciamento Municipal (Refim), a Agência de Desenvolvimento Econômico Regional (Resolve RJ) - que dá suporte a empreendedores e empresários; a aplicação da Lei Rosinha, que reduz o imposto de 18% para 2%, um ganho significativo para ampliação e incentivo aos condomínios industriais, entre outros impulsionam a economia.

A segunda maior cidade para se investir...

Considerada como a segunda melhor cidade para se investir e primeira colocada na categoria "Indicadores Fiscais" entre cidades de grande porte, além da quarta colocação no Ranking Geral entre todas as 5.570 cidades do país, Macaé possui R$ 1 bilhão de investimento e 40 obras em andamento. Durante a coletiva, o prefeito enumerou algumas obras. Dentre elas estão: a macrodrenagem, a ampliação da ponte da Barra, a revitalização dos terminais de ônibus, do Estádio Cláudio Moacyr, do Ginásio Maurício Bittencourt, do Teatro Municipal, a manutenção de mais de cem escolas e a abertura das Unidades Básicas de Saúde no Lagomar e no Novo Cavaleiros. A revitalização do cais do Mercado de Peixes, o processo licitatório para Estrada de Santa Tereza, a abertura de 12 salas de odontologia, a entrega do CRAS Lagomar, a reforma da escola estadual do Lagomar, a reabertura do restaurante popular foram realçadas pelo prefeito, além da inauguração iminente do campo da Ilha Leocádia, a instalação de iluminação em led em grandes vias, a implantação do Posto de Informações Turísticas, a ponte do baião, o calçadão da Rui Barbosa. "Já na urbanização das Malvinas, vamos refazer toda a rede de água, esgoto e pavimentação", garantiu.

Revitalização da área do Bar do Coco valoriza zona norte

A valorização da zona norte da cidade, vem com as obras de revitalização da área do Bar do Coco e da orla do Lagomar em breve. O projeto na Barra é de cerca de R$ 6 milhões e inclui posto salva-vidas, quiosques, rampas e escadas em concreto, ciclovia, parquinho e ponto de ônibus. A reforma do Pronto Socorro Municipal com a reabertura do centro cirúrgico da serra e a reforma do bloco A da Cidade Universitária são outras ações de destaque. "Na Nova Holanda, haverá estudo para fazer o calçamento, vamos fazer ainda o calçamento da Virgem Santa, Jardim Franco, Barreto e Miracema. Todos com drenagem e pavimentação", disse. Na região serrana, a triplicação no abastecimento de água, a revitalização de estações de tratamento de esgoto, a manutenção periódica de estradas também foram citadas durante a entrevista.

_____________________

Por aqui Lourdes Acosta

Jornalista - DRT/MTP 911 MA.

Macaé/RJ, 31/12/2022.

Zion
Luxhoki