Pousada da Cidadania completa 14 anos de existência e comemora em estilo junino

A Pousada vem nos últimos anos, promovendo dignidade aos usuários e garantindo seus direitos de forma qualificada e personalizada...

Por Lourdes Acosta em 21/07/2022 às 11:42:35

Uma tarde festiva reuniu amigos, funcionários e usuários da Pousada da Cidadania para celebrar nesta quarta-feira (20), os seus 14 anos de existência. A temática do aniversário foi junina, composta de bandeirinhas, painéis e balões. A comemoração uniu música, dança, comidas típicas e até uma quadrilha formada pelos participantes.

- É com muita alegria que comemoramos após dois anos sem nenhum evento dentro do equipamento por causa da pandemia de Covid. Nós que trabalhamos com pessoas bastante vulneráveis, tínhamos que ter esse cuidado porque a saúde não tem preço. Então, agora pudemos realizar com a colaboração de parceiros que nos fizeram doações e aqui estamos com nossos assistidos. É gratificante poder proporcionar momentos como este para quem já viveu nas ruas e ao vê-los dançando, cantando e comendo alimentos diferentes, nos deixa muito felizes. Nosso papel é ter empatia e olhar com carinho para essas pessoas –, sustentou o coordenador da Pousada, Alanderson de Souza.

O equipamento da secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), localizado na Rua Orlando Tardelli, nº 206 – Jardim Bela Vista, próximo ao Campo D"Oeste, foi criado para acolher temporariamente as pessoas que vivem em situação de rua.

Nos últimos anos, vem promovendo dignidade aos seus usuários, ao garantir seus direitos de forma qualificada e personalizada, gerando seu processo de saída das ruas com respeito à sua vontade. Atualmente abriga 50 usuários e conta com atendimento 24h para adultos vulneráveis que não têm onde morar, disponibilizando material para o autocuidado, dormitório, atendimento psicossocial e refeições diárias, sendo ofertado todo o suporte necessário para sua reinserção social. Conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha para resgatar os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.

- Eu já passei por aqui, quando era presa no alcoolismo. A agora tenho minha autonomia financeira e moro numa casa alugada. Sou muito grata à equipe de trabalho desta casa que me resgatou e fez chegar aonde estou. Sempre que posso venho aqui visitar esses amigos e hoje estou feliz com essa festinha de São João – disse Dona Rosa de 56 anos de idade.

_______________________________

Comunicação Desenvolvimento Social

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 20/07/2022.

Zion
Luxhoki