Cadastrados no SUS em Macaé são quase o dobro da população

Os vereadores ouviram e fizeram perguntas aos gestores da Saúde por mais de duas horas

Por RJNEWS em 28/06/2023 às 05:41:01
 O alerta foi dado pela secretária adjunta de Atenção Básica da Saúde, Natália Antunes

O alerta foi dado pela secretária adjunta de Atenção Básica da Saúde, Natália Antunes

A população macaense é de cerca de 266 mil, segundo o IBGE, e os atendidos pelo SUS no município chegam a 400 mil, devido aos inscritos de cidades vizinhas. O alerta foi dado pela secretária adjunta de Atenção Básica da Saúde, Natália Antunes, no Grande Expediente da sessão do Legislativo nesta terça-feira (27). "Não conseguiremos atender tanta gente", afirmou ela.

Segundo Natália, 54 novos cartões do SUS são cadastrados por dia. A enfermeira falou durante a apresentação da pasta, a convite de Paulo Paes (União Brasil). De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Cruz, Macaé voltou a integrar o Conselho de Secretários Municipais da Saúde depois de 15 anos. "Estamos orientando os municípios da região sobre como não demandar tanto de nós".

Ele destacou vários novos equipamentos da secretaria, já em funcionamento ou a serem implantados em breve: polo de oncologia, centro de atendimento a hipertensos e diabéticos, além de unidade de nutrição e alimentação especial. "Queremos fazer do Hospital da Serra uma referência no tratamento da obesidade".

Já a secretária adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende, ressaltou a otimização no atendimento das emergências, evitando que pacientes graves esperem nos corredores das unidades. Ela lembrou o mutirão de cirurgias na Região Serrana: "Zeramos a fila de espera para os casos de vesícula e já planejamos outro". A gestora também mencionou a digitalização e a atualização dos prontuários.

Problemas com cirurgias e exames

Paes perguntou sobre a insuficiência nas operações para endometriose – inflamação no aparelho reprodutor feminino. "Elas fazem parte de um convênio com o Estado. Estamos em contato com os responsáveis pela parceria para resolver esse problema", respondeu a médica.

O presidente Cesinha (Solidariedade) cobrou a realização de mais colonoscopias – exame que detecta lesões no sistema digestório. Natália informou que um dos dois aparelhos quebrou e houve problemas com a terceirização deles, mas que a situação já está encaminhada e logo os procedimentos voltarão ao ritmo normal.

Os três secretários falaram por mais de duas horas. Confira a íntegra da sessão e o resumo da Ordem do Dia, com a votação das matérias.

Fonte: ASCOM CMM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki