Camara pi 183

Equoterapia: comitiva de Niterói visita programa municipal

Por RJNEWS em 06/05/2023 às 05:38:49
Cada praticante recebe atendimento uma vez por semana durante 30 minutos

Cada praticante recebe atendimento uma vez por semana durante 30 minutos

Referência no estado, o Programa Municipal de Equoterapia de Macaé recebeu uma comitiva de representantes da Prefeitura de Niterói nesta sexta-feira (5). O objetivo da visita foi conhecer de perto as atividades oferecidas pelo espaço que funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi.

"Pretendemos inaugurar um centro como esse em Niterói, no próximo mês de junho, por isso, a importância de conhecer as instalações de Macaé, já que o município é referência no estado no serviço de equoterapia, sendo um dos maiores centros do Brasil", frisou a secretária de Governo de Niterói, Rúbia Secundino.

De acordo com a secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, o Programa Municipal de Equoterapia atende 155 pessoas no Parque de Exposições (área urbana) e 15 na Região Serrana, em Córrego do Ouro. "Cada praticante recebe atendimento uma vez por semana durante 30 minutos. Os praticantes têm a partir dos dois anos de idade", acrescentou a secretária.

O coordenador do Programa de Equoterapia, Thiago Franco, destacou que o Programa de Equoterapia atende pessoas que necessitam de cuidados especiais, promovendo a socialização, equilíbrio, interação, autocontrole, desenvolvimento psicomotor, além de sensação de bem-estar.

A chefe da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde, Janiane Nunes, ressaltou o trabalho da equipe. "É muito orgulho ter uma equipe multidisciplinar que proporciona a evolução dos praticantes da equoterapia. Somos referência porque contamos com esse time de profissionais", disse.

A atividade, que acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, utiliza o cavalo como agente terapêutico, por meio do movimento tridimensional. A equipe multidisciplinar é formada por auxiliar guia, psicólogo, fisioterapeuta, motorista – o programa oferece transporte gratuito para os assistidos que necessitam de cuidados especiais.

"Por ser referência no estado, o programa de Equoterapia de Macaé despertou o interesse de Niterói. Já temos 10 anos de existência e com bons resultados, por isso, a importância dessa troca de experiências", disse o secretário de Relações Institucionais, Tito Simões.

Para participar, a orientação é comparecer no Parque de Exposições e apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3x4, laudo e encaminhamento médico. Em seguida, o solicitante da vaga passa por uma avaliação para inserção no programa. O telefone para contato é: 2759-3400.

Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki