Problema de fornecimento de energia elétrica em Casimiro de Abreu é levado à Brasília

Cidade pode ser beneficiada nas áreas de educação e assistência social

Por RJNEWS em 29/05/2021 às 03:31:00
Deputado professor Joziel cumpre agenda em Casimiro e planeja agenda em Brasília

Deputado professor Joziel cumpre agenda em Casimiro e planeja agenda em Brasília

Thaiany Pieroni

O problema com relação à precariedade do serviço de fornecimento de energia elétrica, que atinge o município de Casimiro de Abreu, chegou à Brasília. Não é de hoje que a atual gestão vem buscando formas de solucionar o problema, que atinge diretamente milhares de moradores.

Inclusive, a equipe de reportagem do RJ News, em matéria divulgada, abordou o assunto e apontou que os clientes da empresa responsável pelo fornecimento de energia, relataram constantes quedas de luz, que geravam outros transtornos, como queima de aparelhos eletrônicos e alimentos estragados por falta de refrigeração.

Na última semana, uma comitiva formada pelas secretárias de Educação, Assistência Social e Cultura, respectivamente, Gracenir Oliveira, Karen Louzada e Luciana Garcia, se reuniu, em Brasília, com o secretário de Representação do Estado do Rio de Janeiro em Brasília – SERGB, André Moura, com o intuito de buscar uma solução para os recorrentes problemas de fornecimento de energia no município. No encontro, também foram debatidos assuntos relacionados a gestão de projetos e captação de recursos.

Na ocasião, Moura se comprometeu em buscar junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), reforço da capacidade elétrica do município, a fim de cessar as dificuldades atualmente enfrentadas. O secretário orientou ainda como serão executadas as ações para a gestão dos projetos e captação de recursos. A comitiva casimirense está em Brasília desde o início da semana em busca de recursos para o desenvolvimento das políticas públicas no município.

Prefeito também vai à Brasília

Já no próximo dia 07, quem vai à Capital Federal é o prefeito Ramon Gidalte (Cidadania). O chefe do executivo cumpre agenda até o dia 10. Em um dos compromissos, consta uma reunião na Agência Nacional de Energia Elétrica para tratar sobre o assunto da subestação de Casimiro de Abreu, além de reuniões nos gabinetes de deputados federais em busca de recursos federais.

"Juntamente com o deputado federal Professor Joziel (PSL), que está sendo um parceiro do município, vamos nos reunir na Agência Nacional de Energia Elétrica para tratar sobre o assunto que assola o município, que é a obra da subestação de energia elétrica de Casimiro de Abreu. Queremos soluções definitivas para a conclusão desta obra. Além disso, vou continuar na busca de verbas federais para diversos projetos para a nossa cidade", declarou o prefeito.

De fato, a agenda foi acertada durante a visita do deputado Joziel ao município, na última semana. O parlamentar falou da sua vontade de ajudar o município.

"Casimiro de Abreu tem um gabinete avançado em Brasília. Estamos de portas abertas para atender as demandas do município. Tenho um apreço muito grande pela cidade. Estamos lutando, incansavelmente junto a Enel e a Agência Nacional de Energia Elétrica, para a conclusão da subestação de energia elétrica na cidade. Na próxima semana estarei em Brasília agendando uma nova reunião na Aneel para discutir este assunto", finalizou o deputado.

Na oportunidade, Ramon aproveitou a presença do deputado federal Professor Joziel para externar a insatisfação dos moradores com o péssimo serviço de geração de energia elétrica no município. "Os prejuízos são incontáveis. A falta de energia, por exemplo, pode interromper uma cirurgia, dificultar consultas. Temos cobrado a Enel que entregue uma energia de qualidade. Inclusive já há uma decisão judicial que obriga a Enel a não deixar faltar energia no Hospital Ângela Maria Simões", concluiu Ramon.

Governo realiza diversas tentativas para solucionar problema no fornecimento de energia

Desde o início da atual gestão, uma série de reuniões foram realizadas com o intuito de buscar melhorias no fornecimento de energia elétrica no município. Inclusive, no último dia 12, o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, esteve reunido com representantes da empresa Enel.

Na ocasião, o prefeito ratificou o desejo de ver a obra da subestação de energia elétrica concluída. "Ver esta obra concluída é o meu sonho como prefeito. Estamos deixando de atrair empresas para a nossa cidade e que iria para trazer investimento e emprego devido a este problema do péssimo serviço prestado de energia elétrica em Casimiro de Abreu. Quero ser um parceiro da empresa para que possamos juntos solucionar este impasse", disse Ramon Gidalte.

Os representantes da Enel apresentaram os investimentos que estão sendo feitos na cidade, além das ações preventivas que irão ocasionar uma melhora no fornecimento de energia. Entre as ações, estão a substituição de condutores, postes e o serviço de poda de árvores. "Quero deixar o meu posicionamento. A subestação de energia elétrica vai sair. A obra está parada, mas o processo está em andamento. A partir deste mês de maio, iniciamos algumas obras em Casimiro de Abreu e tenho a certeza que os nossos clientes terão uma percepção na melhoria do fornecimento de energia. O esforço para melhorar a qualidade do serviço é enorme. Estamos antecipando várias obras e ações para fornecer uma energia de qualidade aos nossos clientes", disse Leandro de Freitas, executivo de Clientes de Governos Municipais da Enel.

Recentemente, uma Comissão Especial de Acompanhamento, Cobrança e Fiscalização dos serviços prestados pela empresa Enel foi criada para elaborar um relatório trimestral, para que seja encaminhada ao gabinete do prefeito, com as demandas decorrentes da empresa. Além disso, o Procon também vem atuando em prol de melhorias no serviço.

Outras demandas foram levadas à Capital Federal

Ainda em Brasília, a comitiva formada pelas secretárias de Educação, Assistência Social e Cultura, respectivamente, Gracenir Oliveira, Karen Louzada e Luciana Garcia, pleiteou outros benefícios para o município.

Durante sua estada em Brasília, a secretária municipal de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Karen Louzada, cumpriu uma série de reuniões, incluindo agenda no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no intuito de alavancar ainda mais o desenvolvimento das políticas públicas sociais para o município. A secretária afirma que entende a importância de parcerias com o governo federal para poder melhorar as atividades.

"Tivemos encontros importantes nos últimos dois dias, onde pudemos apresentar nossas principais demandas e pleitear recursos para nossos programas e projetos sociais. Essa parceria é fundamental para o fortalecimento das atividades que desenvolvemos no município", afirmou Karen.

Também durante a viagem, Karen se reuniu com a secretária Nacional Adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia de Melo Andrade. "Conseguimos cursos de capacitação para todo nosso quadro técnico, através da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Além disso, debatemos sobre o fortalecimento do Conselho Tutelar do município, através de investimentos em infraestrutura e capacitação dos conselheiros. Sem dúvida, é um avanço para área social de Casimiro de Abreu", revelou a secretária.

Na oportunidade, também foi discutido a possibilidade do município ser contemplado com o Programa Criança Protegida, que visa fortalecer o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, visando aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção da criança e adolescente com direitos violados. Também foi abordada a importância do painel interativo Disque 100 e o Ligue 180, ferramentas para denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher, respectivamente.

Também nesta semana, a secretária municipal de Educação de Casimiro de Abreu, Gracenir Oliveira, participou de uma série de reuniões com integrantes do governo federal e deputados da bancada do Rio de Janeiro para captação de recursos para o município.

Entre as agendas cumpridas, uma delas foi no Ministério da Educação, mais especificamente no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o intuito de alavancar ainda mais o desenvolvimento das políticas públicas educacionais para o município.

A secretária destacou as principais demandas do setor e reforçou a importância de parcerias com o governo federal, para investimentos na educação de Casimiro de Abreu. "A reunião no FNDE foi bastante proveitosa. Debatemos sobre a necessidade de adquirirmos mais dois ônibus escolares e apresentamos nossa demanda relacionada a construção de uma creche em Barra de São João e uma escola na localidade de Vila Verde", explicou Gracenir.

A secretária foi recebida no FDNE pelo assessor da presidência, Lucas Lima. Ficou acertado que o município envie toda a documentação e projetos relacionados às novas unidades escolares para análise do órgão e captação de recursos.

Legendas


Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki