Camara Itinerante

Coleta seletiva começa a somar de forma positiva

Por RJNEWS em 03/02/2023 às 06:27:38
Com um portfólio já iniciado, a Secretaria de Meio Ambiente, preparou um estudo sobre os impactos ambientais

Com um portfólio já iniciado, a Secretaria de Meio Ambiente, preparou um estudo sobre os impactos ambientais

Com foco na proteção da flora e da fauna e principalmente da vida, a Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça com ações positivas e diárias, a educação ambiental na esperança de mudar alguns costumes. Uma das iniciativas é com relação a implantação da coleta seletiva nos eventos realizados. O objetivo é coletar os resíduos de forma separada. Durante o movimento do projeto Verão Carapebus 2023, por exemplo, está sendo possível ver esses resultados nos latões de coleta.

As cores nos depósitos disponibilizados na orla, próximo ao palco, chamam atenção para a campanha. Neles é possível encontrar papel, plástico, copos, embalagens plásticas, vidro e metal. E para que essa ação ganhe notoriedade a Secretaria de Meio Ambiente, investe em atos educacionais. Acredita-se que essa seja uma válvula para o sucesso da campanha.

A secretária de Meio Ambiente, Melina Nascimento, afirma que a gestão municipal, realiza através do trabalho, ações com intuito de integrar a sociedade com a natureza e assim promover a conscientização, a preservação e a conservação ambiental. A pasta busca trabalhar em parcerias com as Secretarias envolvidas.

"O Balneário Praia de Carapebus também vem recebendo a atenção da pasta, pela sua beleza cênica, e importância para a cidade, e por saber que o local essa época tem um grande atrativo turístico. Mas, com o aumento de frequentadores, também cresce o consumo de alguns produtos e com isso aumenta a geração de resíduos como palitos de espetinho, tampinhas de metal e garrafas de vidro que se quebrada viraram cacos e oferecem muito risco", explicou a secretária.

Durante a coleta seletiva, os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente observaram também que vários dos materiais recolhidos eram pontiagudos e perfurocortantes e que podem causar acidentes como cortes e perfuração na pele caso não sejam manuseados de forma correta.

"O trabalho está só começando. Desde que recebemos informações encaminhadas por agentes da Secretaria de Segurança e Trânsito – Guarda Municipal relatando que durante uma ação junto a Guarda Mirim, encontraram vários resíduos descartados de forma irregular por banhistas e frequentadores do local, vimos a necessidade da implantação urgente da coleta seletiva no município. E assim estamos trabalhando e para isso contamos com a colaboração de todos", acrescentou Melina.

Com um portfólio já iniciado, a Secretaria de Meio Ambiente, preparou um estudo sobre os impactos ambientais que esses resíduos podem causar ao meio ambiente. As ações vão desde as vistorias técnicas , educação ambiental e a criação de projetos que visam a melhoria na qualidade de vida ambiental da população de Carapebus, em parceria com outras secretarias, entidades e órgãos competentes.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki