Acto Comunidade de Macaé inicia Mostra Teatral em edição especial pelas plataformas digitais

As apresentações começaram nessa segunda-feira, dia 24, pelas plataformas do instagram e youtube

Por RJNEWS em 26/05/2021 às 06:02:00
As apresentações começaram nessa segunda-feira, dia 24, pelo instagram e pelo canal do youtube Crédito: Roberto Martins

As apresentações começaram nessa segunda-feira, dia 24, pelo instagram e pelo canal do youtube Crédito: Roberto Martins

Daniela Bairros

O projeto Acto Comunidade de Macaé iniciou nessa segunda-feira, dia 24, a edição especial, com a Mostra Teatral. Durante uma semana, as apresentações serão postadas, sempre às 18h, no instagram @actocomunidade e no canal do Youtube.

Devido à pandemia da Covid-19, neste ano, o projeto está sendo realizado de forma virtual.

Com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc, foi realizado um plano para aplicação de 24 oficinas, como Interpretação (Voz e Dramaturgia), Leitura e compreensão de texto dramático, Dramaturgia e História do Teatro, além da montagem final de uma mostra teatral, que será publicada nas redes sociais.

Segundo a produtora do Acto Comunidade, Viviane Santos, uma das apresentações irá homenagear o poeta macaense, Anísio Cruz Aguilar, com a seleção de 31 poesias.

Anisio Cruz Aguilar é natural de Minas Gerais e chegou em Macaé, nos anos 80, para trabalhar no setor offshore. Nessa mesma época, mais especificamente no dia 13 de maio de 1986, o Acto Comunidade era fundado. Anísio participou da primeira montagem do grupo, intitulada Melancolia – Uma leitura de Sarte, no teatro do NEC, também em 1986. A partir daí, Anísio esteve sempre presente no grupo, mas como um poeta andarilho, circulou por vários caminhos, se tornando um animador cultural por todo o estado do Rio de Janeiro e, a partir daí, se fixou na poesia.

Seis atores compõem o elenco da montagem. Todos jovens, dos quais dois já são participantes de edições anteriores do projeto, e quatro participam neste ano.

Na programação, ainda segundo Viviane, estão as cenas "Guerra Santa", "Tudo no Timing", "Essa propriedade está castigada", "A perseguição", "Contagem Regressiva" e "O poeta brincante (Homenagem ao Poeta Anísio Aguilar)".

O projeto Acto Comunidade tem a participação dos alunos Thayná Fernandes, Ana Lúcia, Fábio, Verônica Alcântara, David da Costa, Lívia Marelli, Phellipe Rangel, Gabriel Garabini, Clara Castro, Maiely Costa, Lucimar Oliveira, Cristaine Silva e Silva, Léo Freitas, Larissa Santos. Convidados: Walter Ramos, Daniel Honorato e Jorginho de Paula, e figurino, Jorginho de Paula.

Em entrevista ao RJ News, a produtora do Acto Comunidade, Viviane Santos, explicou que a edição especial do projeto pretende, por meio da promoção de ações de formação na área das artes cênicas, desenvolver atividades culturais que promovam o crescimento pessoal e social. "Além disso, ampliar e dar visibilidade à iniciativa que há existe há 10 anos e que tem como finalidade, uma ação sociocultural à população de risco que vive nas comunidades de Macaé e região, além de fomentar a vertente do teatro nesses locais e no município como um todo".

A equipe Acto Comunidade Macaé é integrada pelo diretor Luiz Lelis, diretores/instrutores Gilberto Alves e Roberto Martins, pelas atrizes e instrutoras Fátima Jorge e Giselle Souza, produtora Viviane Santos e pela digital mídia, Beatriz Siqueira.

Ainda segundo Viviane, neste ano, o Acto Comunidade está também realizando, por meio da vaquinha virtual (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/acto-comunidade-solidario) , uma campanha para ajudar a Associação Educacional Terapêutica Sociedade de Ensino e Terapia Macaense (SENTROM). Pelo Acto Comunidade Solidário, a instituição receberá doações de produtos de higiene pessoal.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki