Depois de suspender bloqueios sanitários, prefeitura volta atrás e revoga decreto

Decisão revogada, referente ao Decreto 125/2021, foi publicada em edição extraordinária

Por RJNEWS em 26/05/2021 às 06:54:00
O retorno dos bloqueios sanitários foi nessa segunda-feira, após revogação de decreto

O retorno dos bloqueios sanitários foi nessa segunda-feira, após revogação de decreto

Daniela Bairros

O último final de semana foi bastante confuso para moradores de Rio das Ostras e que precisam se deslocar a Macaé, diariamente, a trabalho. Há dois meses, desde março, como medida de contenção à Covid-19, a Prefeitura de Macaé determinou a colocação de bloqueios sanitários nas principais entradas e saídas do município. Mas, como a cidade está na bandeira amarela do coronavírus desde o último dia 14 de maio, a administração municipal, chegou a anunciar a suspensão dos bloqueios sanitários nessa segunda-feira, dia 24. Mas não foi o que aconteceu, já que a prefeitura voltou atrás e revogou o último decreto 125/2021.

Mas, no último sábado, dia 22, a Prefeitura de Macaé publicou no Diário Oficial, o Decreto 124/2021, que revoga o artigo 3º do Decreto 118/2021. Com isso, as barreiras sanitárias instaladas no Parque de Tubos, Cabiúnas e Pedreira, assim como em pontos de acesso à região serrana, seriam desativadas a partir dessa segunda-feira, dia 24. Mas, nessa segunda-feira, o decreto 125/2021 foi revogado e os bloqueios voltaram. Esta revogação foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do município, nessa segunda-feira. Segundo a Prefeitura de Macaé, a manutenção dos bloqueios está oficializada pelo decreto 125/2021. A normativa revalidou os efeitos do artigo 3º do decreto 118/2021, que define o horário de atendimento de atividades comerciais com restrições e mantém a suspensão de aglomerações. A mesma medida de março está valendo atualmente, ou seja, só podem entrar na cidade, quem apresentar comprovante de residência ou vínculo empregatício com o município.

Ainda segundo a prefeitura, além dos bloqueios, Macaé segue com medidas de acompanhamento do atual estágio da pandemia, como a Busca Ativa de novos casos por testagem de antígeno e o direcionamento adequado de isolamento dos pacientes positivos, além de analisar as notas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde que analisa a circulação de novas variantes do Coronavírus em toda a região.

Medida causa "confusão" a moradores e motoristas de Rio das Ostras

Para o morador do bairro Cidade Praiana, em Rio das Ostras, e que trabalha numa empresa offshore em Macaé, Paulo Ricardo Guimarães Filho, de 34 anos, a medida ficou bastante confusa, já que segundo ele, foi "pego" de surpresa nessa última segunda-feira, quando se dirigia ao trabalho em Macaé. "No domingo, no final de tarde, eu vim para Macaé e, ao voltar, e não ver mais os bloqueios no Parque de Tubos, cheguei até ficar feliz, comemorar. Cheguei a dizer à minha esposa: nossa, graças a Deus isso acabou. Acho que é porque os casos estão diminuindo. E hoje (segunda-feira) estou eu novamente aqui, preso nesta fila quilométrica. Já até avisei o meu chefe que chegarei atrasado. Agora, para não acontecer esses atrasos, vou ter que fazer novamente que eu fiz em março, sair de casa pelo menos uma hora mais cedo para chegar em Macaé dentro do horário", explanou.

Também morador do bairro Costa Azul, em Rio das Ostras, Carlos Antonio da Silva Miranda, de 52 anos, e que trabalha no centro de Macaé, o retorno dos bloqueios sanitários causou surpresa. Miranda, que precisa ir a Macaé de ônibus, todos os dias, afirmou que, como não sabia do retorno da barreira, pegou o horário normal do ônibus em Rio das Ostras, ou seja, às 5h45, já que segundo ele, em dias normais, sem barreiras, o trânsito de Rio das Ostras a Macaé, possui retenção e agora piorou. "Desde março, quando os bloqueios começaram, eu estava saindo uma hora mais cedo de casa, porque já cheguei atrasado ao trabalho. E hoje (segunda-feira) vai acontecer de novo, vou chegar atrasado. Eu realmente não entendi nada. Porque pelo que estou acompanhando, Macaé está na bandeira amarela, e por isso, chegou a suspender as barreiras, mas agora voltou atrás", salientou. Ainda de acordo com ele, a medida deveria ser mais abrangente, mais divulgada. "Isso teria que ser feito. Porque, foi como falei, não me programei para sair mais cedo de casa, sai no meu horário normal. Agora não sabemos até quando esses bloqueios sanitários irão prosseguir. E esse trecho, do Parque de Tubos, fica assim, tudo parado", reclamou.

Motoristas relataram também ao RJ News que a fila de carros, com vinham de Rio das Ostras a Macaé, estava parada desde o Condomínio Alphaville até a Patrulha, no Parque de Tubos.

O ajudante geral Anderson Siqueira de Moraes Junior, de 24 anos, também morador de Rio das Ostras e que trabalha no bairro Miramar, em Macaé, afirmou que se assustou ao ver a fila quilométrica de veículos na altura do condomínio. "Me assustei mesmo. Até me exaltei, mas não adianta. Vou ficar aqui mais de uma hora, parado, esperando para apresentar minha carteira de trabalho. Ainda bem que trouxe o documento. Senão, não iam me deixar passar. Mas o problema realmente é o atraso", enfatizou.

Pelas redes sociais, o Secretário de Mobilidade Urbana de Macaé, Jayme Muniz, explicou que as barreiras sanitárias do município continuam funcionando, no Parque de Tubos, no acesso de Rio das Ostras a Macaé, na RJ 168, na altura da Pedreira, e em Cabiúnas, para quem vem de Campos dos Goytacazes, Carapebus e Quissamã. Após as explicações, as repercussões, nas redes sociais, sobre o retorno dos bloqueios sanitários, foram negativas por algumas pessoas.

Em um post, Carll Santi escreveu: "o macaense pode se deslocar livremente, como deve ser, para outros municípios e estados, e se fecha para o mundo! Parabéns. O nome disso é incompetência".

Para Marinete Fernandes, que também se manifestou pelas redes sociais, a prefeitura tem que fiscalizar o transporte coletivo que estão andando super lotados. "Ou dentro dos ônibus não pega Covid¿", questionou por meio de um post.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki