Camara Itinerante

Escolinha de Futebol de Carapebus prepara atletas para categoria de base

Por RJNEWS em 16/11/2022 às 08:21:02
Jogadores das categorias Sub 11 ao Sub 17 estão atuando no futebol do Alvianil Praiano.

Jogadores das categorias Sub 11 ao Sub 17 estão atuando no futebol do Alvianil Praiano.

Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da Escolinha de Futebol, vem investindo na preparação de atletas do município para atuar no futebol de base do Macaé Esporte Clube. Atualmente, jogadores das categorias Sub 11 ao Sub 17 estão atuando no futebol do Alvianil Praiano. Os garotos do Sub 11, e quem sabe futuros jogadores de futebol, treinam nas aulas da escolinha de futebol, na Secretaria de Esportes e Lazer, que fica no Estádio Antonio Gomes Viana, na Praça Cordeiro. Já os jogadores do Sub 17 treinam no Estádio Municipal Carlos Motta da Silva, no bairro Ubás. Lá, cinco atletas se preparam às terças e quartas-feiras, para jogar no futebol de base do Leão: Davi (Atacante); Tiago (Meio Campo); David (Lateral Direito); Micaias (Meio Campo) e Mateus (Goleiro). No Sub 11, jogam no Macaé Esporte, "Muralha" (Atacante); Francisco (Zagueiro) e Tiago (Meio Campo).

Segundo o professor de futebol da Secretaria de Esportes e Lazer de Carapebus e coordenador de futebol da Categoria de Base do Macaé Esporte Clube, Fábio Flor de Azevedo, o trabalho com os meninos que integram as categorias Sub 11 e Sub 17 começou na escolinha de futebol de Carapebus. "Tanto eu, como o professor Washington, que é o treinador da Sub 17 do Macaé e da Sub 8 de Carapebus, disputamos o Campeonato Carioca da Série A2. Abrimos avaliação no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, onde cinco atletas da secretaria de Esportes de Carapebus foram aprovados. São da categoria Sub 17, moram em Carapebus e jogam na base do Macaé", explicou.

Fábio Azevedo ressaltou também que os jogadores foram aprovados pela própria capacidade, treinos intensos e muita dedicação. "E isso significa também que a escolinha de Carapebus está colhendo os frutos, plantados há seis, sete meses atrás, quando começamos o trabalho com esses meninos, e é o mesmo tempo que estão jogando no Macaé Esporte. Agora, treinam para o Campeonato Macaense de Futebol, já jogaram e se saíram muito bem. E a nossa expectativa é que para 2023, os cinco permaneçam no elenco".

Para o coordenador de Futebol da Secretaria de Esportes e Lazer de Carapebus, Delmiro Silva, o desempenho dos jogadores, bem como aprovação deles no futebol de base do Macaé Esporte, é fruto de um trabalho sério, que vem sendo desenvolvido com os meninos. "Tanto no futebol de campo, como no futebol de salão. Temos excelentes professores, todos qualificados para esse trabalho. Estou muito feliz em poder ajudar esses meninos e, principalmente, dar oportunidade a eles de poderem ter condições de estarem em um clube de futebol atualmente".

O professor Fábio Azevedo reiterou também que a Escolinha de Futebol de Carapebus tem uma função muito importante na vida desses meninos. Segundo ele, o projeto nunca tinha sido reconhecido. "Esses meninos, de Carapebus, Macaé e região, nunca tinham tido importância e valor. É muito bacana e emocionante ver, eu como ex-atleta do futebol, esses jovens do sub 15, 16 e 17, saindo daqui de Carapebus e jogar no Macaé Esporte. E que eles possam daqui da cidade fazer a ponte para Macaé e voar mesmo, para o mundo".

Categorias Sub 11 e Sub 13
Atualmente, os jogadores "Muralha", de 10 anos, atacante; Francisco, de 9 anos, zagueiro e Tiago, 10 anos, meio campo, integram as categorias Sub 11 do futebol de base do Macaé. São carapebuenses, frutos da Escolinha de Futebol da Secretaria de Esportes e Lazer de Carapebus, além de Mateus e Gabriel, da categoria Sub 13. "Todos desempenham um excelente futebol dentro de campo e ficamos muito felizes deles, tanto os menores, quanto os maiores, de estarem jogando no Macaé Esporte Clube", declarou o professor Fábio Flor de Azevedo.

Categorias Sub 8 e Sub 17
Segundo o professor de futebol da Categoria Sub 17 do Macaé Esporte Clube e da Sub 8 da Escolinha de Futebol de Carapebus, Washington Gindren, o projeto que forma os meninos para atuarem no futebol de base é muito importante para a cidade. "O desenvolvimento do esporte para criança e adolescente é fundamental. Sabemos que o futebol é um meio difícil, por ser competitivo, mas temos pessoas capacitadas aqui na secretaria de Esportes de Carapebus e vemos que os frutos estão sendo colhidos, com a atuação dos nossos meninos do Sub 17, 13 e 11, disputando campeonatos importantes e por uma instituição séria, que é o Macaé Esporte Clube. E tenho certeza de que muitos talentos ainda serão descobertos por meio da escolinha de futebol de Carapebus", enfatizou.

O talento da Sub 11
Bastante atuante dentro de campo, o zagueiro Francisco, de 9 anos e jogador do futebol de base da categoria Sub 11 no Macaé Esporte, começou a jogar futebol por causa do pai. "Ele sempre me inspirou. Aos cinco anos, comecei a treinar aqui na escolinha de futebol. Ai um dia o tio (professor) me colocou de zagueiro e comecei a jogar nessa posição".
Como todo garoto, Francisco sonha em se tornar um grande jogador de futebol profissional. "Meu sonho é jogar no Flamengo, depois na Seleção Brasileira e jogar na França".

Lateral direito Sub 17
Um dos jogadores do futebol de base da categoria Sub 17 do Macaé Esporte Clube, David, de 16 anos, o "DVD", foi um dos destaques do Campeonato Carioca da Série A2. De Carapebus, ele foi um dos aprovados na avaliação do Macaé, onde atua como lateral direito.
DVD começou a jogar futebol, oficialmente, aos cinco anos de idade, mas bem mais cedo, quando tinha três anos, batia bola com o avô no quintal de casa. Assim que entrou para a escolinha de futebol de Carapebus, começou a se dedicar ao futebol de campo e ao de salão. Ele diz ser muito gratificante compor a equipe do Sub 17, que o levou para o futebol de base do Macaé Esporte. "Eu e mais quatro meninos treinamos muito, nos dedicamos muito e chegamos onde estamos. Fomos aprovados no teste e hoje jogamos pelo Macaé e tudo começou com a escolinha de Carapebus. Nossos professores são excelentes, qualificados e nos ensinam muito bem, como jogar futebol".

David também sonha em seguir carreira no futebol. "Quero assinar meu primeiro contrato profissional. Estou treinando bastante e me esforçando muito. Sempre tive vontade de vestir a camisa do Flamengo, jogar no Maracanã. Acho que é o sonho de todo moleque".
Quanto ao campeonato carioca que disputou pela Sub 17, David declarou que a equipe foi muito bem, apesar de não ter se classificado. "O time montado é recente e treinamos menos de dois meses para a competição, mas fomos muito bem sim. Cometemos alguns erros, mas agora que encerramos a disputa, e mesmo não ter conseguido se classificar, vamos continuar treinando para ano que vem voltarmos fortes para esse campeonato e tentar chegar na final".

Para o treinador da categoria Sub 17 do Macaé, Washington Gindren, a atuação da equipe no campeonato carioca da Série A2 foi de uma participação muito importante, já que os jogadores disputaram contra grandes equipes, como América e Olaria. "Nos saímos muito bem, pois os meninos foram vistos, como o Davi, um atacante daqui de Carapebus e que foi muito bem na competição. Ele está sendo visto por outras equipes e num futuro bem próximo, acreditamos que ele estará embarcando para algum clube. O carioca acabou, mas estamos disputando o campeonato macaense e somos líder da competição, com duas vitórias".

Quem quiser participar da Escolinha de Futebol de Carapebus, basta comparecer à Secretaria de Esportes e Lazer, informar a faixa etária do aluno, e se inscrever. A secretaria fica no Estádio Antonio Gomes Viana, na Praça Cordeiro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: ASCOM

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki