Jogadores de Macaé compõem time do Vasco na final do Campeonato Nacional de Futebol

Disputa contra o Corinthians poderá garantir uma vaga no mundial

Por RJNEWS em 19/05/2021 às 05:34:00
Fabrício Paes, que além de jogador é coach do time, afirmou que as expectativas para o jogo são boas

Fabrício Paes, que além de jogador é coach do time, afirmou que as expectativas para o jogo são boas

Thaiany Pieroni e Daniela Barros

Faltam poucos dias para a decisão final. Dois jogadores, moradores de Macaé, irão compor o time do Vasco, que disputará contra o Corinthians a final do Campeonato Nacional de Pro Evolution Soccer - PES, uma espécie de futebol virtual, realizado através de um jogo produzido por uma empresa japonesa.

Para Fabrício Paes, que além de jogador é coach do time, as expectativas são as melhores e o grupo está preparado para conquistar o título, na grande final, que será o primeiro jogo presencial, realizado desde o início do campeonato. O jogo será no sábado, dia 22, em São Paulo.

"A expectativa é grande. Só de estarmos na final do principal campeonato de PES Brasil, mostra que estamos em um nível alto, mas nosso objetivo é o título. Conquistar essa vaga no mundial é muito importante", destacou Fabrício.

Mas o técnico sabe que não será uma disputa fácil. "Vamos jogar contra o Corinthians, que é um time muito forte, foi líder do campeonato, tem bons jogadores e um elenco muito bom dentro do videogame. Nossa estratégia será tentar manter a posse de bola e controlar o jogo do início ao fim e dessa forma sair vencedor do campeonato", frisou Fabrício.

Gabriel Franja, que é jogador no time e também morador de Macaé, está ansioso para o grande dia e confiante. "Então, nossa expectativa é a melhor possível, trazer esse título para o Vasco da Gama. Estamos confiantes, nos dedicamos muito para chegar a essa final e iremos com força máxima para essa decisão. É muito bom poder representar milhões de pessoas que torcem por nós em uma final tão gigante, valendo vaga no mundial de PES, estamos muito felizes", declarou.

Além de Fabrício e Gabriel, o time principal também conta com outro jogador da região, Allan Alves, que é morador de Campos dos Goytacazes e acredita no título. " Minhas expectativas são as melhores, nos preparamos bastante para essa decisão e faremos nosso melhor para trazer esse título para o Rio de Janeiro", declarou.

Vale lembrar que para chegar na final, o time passou por outras disputas online e esse será o primeiro campeonato presencial, que acontecerá em São Paulo. Além dos jogadores da região, o time conta com outros três jogadores reservas de outras cidades e estados também.

A disputa acontece em dois formatos, sendo: três jogadores contra três jogadores e o modo individual, sendo um contra um. As duas primeiras partidas são de três contra três e as demais individual, e a equipe vencedora é a que primeiro vencer três partidas.

Sobre a disputa

O Vasco eSports iniciou suas atividades no Pro Evolution Soccer em agosto de 2020, em parceria com o Gigantes FC, empresa responsável pela gestão das equipes licenciadas do time nas diversas modalidades do jogo. Em um mês de atividade como o time de 11vs11, a equipe conquistou o primeiro título e é cotada como uma das prováveis concorrentes ao título do Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV).

Posteriormente, após o início das atividades do time no modo x11, iniciou-se o processo de contratação de e-atletas que disputarão os torneios como representantes do modo x1 e cooperativo (x3). Para a formulação de um conjunto forte, o Vasco buscou e contratou atletas com um vasto e denso currículo, incluindo jogadores que contém em seu histórico a disputa de mundiais e a conquista de torneios latino-americanos.

Sobre os jogadores macaenses

Fabrício Paes, com 32 anos, mora em Macaé e é professor de história da rede pública de ensino. Joga PES (Pro Evolution Soccer) há 20 anos, desde o início do jogo. Tudo começou ainda criança, apenas como uma diversão entre irmãos, mas com o passar do tempo, o jogo começou a ser levado a sério. "Com as melhorias de jogo online, comecei a evoluir minhas técnicas e habilidades. Até que no ano passado, consegui meu auge e fui o campeão das Américas da Pesleague, no México, no modo Coop (3x3) e o terceiro colocado do mundial da Inglaterra", relatou.

Fabrício Paes sempre teve uma relação de muito amor pelo Vasco devido também a vínculos familiares, principalmente por causa do irmão mais velho, Rodrigo, que o apresentou ao Cruzmaltino e depois ao PES. "Nossas conversas sempre giravam em torno desse tema, ele era meu melhor amigo, infelizmente ele faleceu em um acidente de carro em 2015 aos 32 anos, em uma tragédia familiar, onde estavam também minha irmã mais velha Inês, 34 anos, e seus três filhos. Hoje, poder assinar com o Vasco é uma forma de homenagear todos eles. Tornar-me um jogador profissional e coach de um dos principais times do país é mostrar que aquele menino que sonhava e o adulto que se dedicou entre trabalho, estudo, casamento e ao vídeo game conseguiu chegar onde almejava", declarou.

Outro integrante da equipe vascaína, o também macaense Gabriel Moreno, mais conhecido como Gabriel Franja, hoje com 19 anos, começou no E-Sports em 2017, em um campeonato local de Macaé, onde teve o privilégio, segundo ele, de reencontrar o ex-professor Fabrício Paes. Nesta competição, não conseguiu chegar na semifinal, mas logo depois, conquistou o primeiro título de Campeão da Seletiva para o Campeonato Brasileiro de PES. Na competição, Franja representou o Rio de Janeiro e foi o mais jovem da delegação e participou por três anos consecutivos. "Isso me motivou a continuar e sonhar com objetivos maiores. O Fabrício foi um dos meus maiores incentivadores quando eu comecei e, desde então, foi uma caminhada longa, de aprendizado e de títulos".

Para Gabriel Franja, o E-sports é uma novidade e que vem crescendo muito nos últimos anos e isso é uma motivação para os que se dedicam ao jogo e trabalha com isso. "Hoje poder fazer parte do Vasco da Gama é mais que um sonho, pois é o time que torço desde que nasci. Eu e meus companheiros de equipe daremos o máximo de empenho e amor à camisa. Nosso objetivo é ganhar títulos e representar o Vasco da melhor maneira possível", enfatizou.

Fonte: RJNEWSnoticias

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki