Rede Municipal se prepara para aplicação do Saeb

A expectativa é que 5.853 alunos participem da prova, sendo 3.080 do 5 º ano, 2.568 do 9 ano e 205 da 3ª série do Ensino Médio

Por RJNEWS em 16/11/2021 às 05:11:48
A aplicação seguirá todos os protocolos sanitários

A aplicação seguirá todos os protocolos sanitários

A rede municipal está se preparando para aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2021) prevista para o período de 18 de novembro (quinta-feira) a 10 de dezembro. Um total de 54 escolas municipais devem receber a avaliação organizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A expectativa é que 5.853 alunos participem da prova, sendo 3.080 do 5 º ano, 2.568 do 9 ano e 205 da 3ª série do Ensino Médio. A aplicação seguirá todos os protocolos sanitários.

O Saeb permite que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, registradas no Censo Escolar compõem o Ideb. Cada escola aplica a prova de acordo com um calendário específico. O objetivo é alcançar a taxa de participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica-2021.

Para a avaliação, a Secretaria de Educação promoveu reuniões com as equipes gestoras no mês de outubro. Já as escolas municipais estão implementando ações de planejamento e estratégias de mobilização dos alunos, gestores, professores e técnicos da secretaria trabalhando a importância de participação de todos para participação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2021) e avanços no Ideb. Entre as atividades estão realização de avaliações internas, sensibilização dos pais e responsáveis através de reuniões e informes em redes sociais das escolas, grupos de WhatsApp, além de trabalho de busca dos alunos que estudam no ensino remoto para reafirmar a importância do Saeb.

Outras ações são concurso de slogan "Seja um aluno Top 21" para estudantes do 5º e 9º ano de escolaridade e 3ª série do Ensino Médio, simulados específicos, intervenções especiais quanto aos conteúdos e aplicação de testes externos de fluência de leitura e conhecimentos matemáticos. Algumas escolas municipais também estão preparando sorteio de brindes como bicicletas e programação diversificada de boas-vindas aos participantes para o dia da avaliação.

Também foi implantado o projeto de reforço escolar a partir dos descritores Saeb no período de setembro a novembro com estratégias específicas como: reforço com o professor integrador e com os que atuam junto às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática utilizando as atividades semanais do site www.ntmmacae.com/ideb, além dos demais recursos disponíveis; mobilização da equipe escolar para acompanhamento pedagógico do projeto; atualização do site do NTM com coletânea de atividades, criação de espaço virtual interativo; realização de palestras, lives com estudantes e responsáveis e exibição de vídeos curtos para incentivar a participação dos estudantes na prova.

A Secretária de Educação, Eliane de Araújo, frisa que o Saeb é um conjunto de avaliações que acompanha nacionalmente a qualidade da educação básica. "O Saeb é de suma importância, pois se trata do diagnóstico educacional de cada município, possibilitando e visando à melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino. Para que isso aconteça, precisamos da presença de todos os estudantes. Este será um momento avaliativo, fruto do esforço, dedicação e determinação de professores e de toda comunidade escolar", pontua.

Já a Secretária Adjunta de Educação Básica (Semaeb), Leandra Lopes, frisa que a aplicação do Saeb servirá para saber como o município e a educação básica estão e identificar os impactos do ensino na pandemia e ter um diagnóstico.


Fonte: Secom Macaé

Comunicar erro

Comentários

Zion
Luxhoki