Cras de MacaĂ© serão reformados para melhorar atendimentos

A partir da semana que vem, estarĂĄ sendo traçado um plano de força-tarefa

Por RJNEWS em 20/09/2021 às 16:40:50
 Uma reunião técnica nesse sentido ocorreu na última sexta-feira (17), entre os gestores das pastas

Uma reunião técnica nesse sentido ocorreu na última sexta-feira (17), entre os gestores das pastas

Elencados como umas das prioridades da atual administração pĂșblica, os Cras - Centros de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social, responsĂĄveis pela oferta de serviços continuados de Proteção BĂĄsica Social às famĂ­lias, grupos e indivĂ­duos em situação de vulnerabilidade social, serão reformados. Uma reunião técnica nesse sentido ocorreu na Ășltima sexta-feira (17), entre os gestores das pastas do Desenvolvimento Social e Obras.

A reunião, realizada nas dependĂȘncias da secretaria de Obras, envolveu os engenheiros FabrĂ­cio Afonso, secretĂĄrio de Desenvolvimento Social, Felipe Bastos, secretĂĄrio Adjunto de Obras e Henrique Porto, coordenador de projetos da secretaria de Obras, e a advogada Catarina Carvalho, coordenadora de Contrato e Licitações do Desenvolvimento Social.

Otimista com o resultado da reunião técnica e com a harmônica cordialidade entre os atores do encontro, o secretĂĄrio de Desenvolvimento Social, FabrĂ­cio Afonso, disse que o resultado inicial serĂĄ uma força-tarefa, seguida pela reforma fĂ­sica dos prédios onde funcionam os Cras.

- Penso que obtivemos ótimos resultados desse encontro. Tratamos sobre a reforma dos sete Cras para termos os atendimentos regularizados, conforme a vontade do prefeito Welberth Rezende, que quer celeridade nesse serviço. A partir da semana que vem, estaremos traçando um plano de força-tarefa para executarmos o levantamento arquitetônico, os relatórios fotogrĂĄficos e as demandas de engenharia que serão incluĂ­das nas execuções dessas reformas. Apesar da gigantesca demanda de serviços da secretaria de Obras, o secretĂĄrio adjunto Felipe ficou sensibilizado com as necessidades gritantes dos nossos Centros de ReferĂȘncias e garantiu tratar com prioridade a reforma -, explicou FabrĂ­cio.

Os Cras, como unidades pĂșblicas, inseridos nas ações de Proteção Social BĂĄsica, promovidas pela Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Desenvolvimento Social, concretizam o direito socioassistencial do cidadão, tendo como pĂșblico-alvo as famĂ­lias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precĂĄrio ou nulo acesso aos serviços pĂșblicos, da fragilização dos vĂ­nculos familiares, entre outros.

As sete unidades em Macaé – Botafogo, Barra, Aroeira, Parque Aeroporto, Nova Esperança, Serra e Novo Visconde, tĂȘm como meta oferecer serviços e programas como: O BPC - BenefĂ­cio de Prestação Continuada e Programa Bolsa FamĂ­lia; O PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à famĂ­lia e o SCFV - Serviço de convivĂȘncia e fortalecimento de vĂ­nculos, entre outros.

De acordo com a coordenadora de Proteção Social BĂĄsica, Fabiana Magalhães, o papel do CRAS é realizar acompanhamento das famĂ­lias em situação de vulnerabilidade social através do seu principal programa , o PAIF que atende as famĂ­lias garantindo o acesso aos seus direitos sociais em seus diversos programas e projetos desenvolvidos em suas unidades em cada uma das ĂĄreas de abrangĂȘncia.

Serviço: (localização, ĂĄrea de abrangĂȘncia e atendimento)

Cras Botafogo

Endereço: Rua Antônio Bechara Filho s/nÂș, Novo Botafogo, próximo à E.M. Botafogo
Área de abrangĂȘncia: Botafogo e Novo Botafogo, Malvinas, Ilha LeocĂĄdia e Virgem Santa. Atende com agendamento - telefone: (22) 2759-0854/26961449.

Cras Barra

Endereço: Rua Eurico Barbosa de Souza s/nÂș - Praça Beira Rio, Barra de Macaé.

Área de abrangĂȘncia: Nova Holanda, Barra, BrasĂ­lia e Fronteira
Atende com agendamento - telefone: (22) 2763-7026.

Cras Aroeira

Endereço: Rua Luiz Alves Silva s/nÂș, Jardim Santo Antônio, próxima à Escola Parque.
Área de abrangĂȘncia: Nova Macaé, Morro de Santana e de São Jorge, Horto, Jardim Santo Antônio e Aroeira.

Atende com agendamento - telefone: (22) 997407863
Cras Parque Aeroporto

Área de abrangĂȘncia: Ajuda de Baixo e de Cima, Engenho da Praia, Vila Badejo, São José do Barreto e Parque Aeroporto.

Atende com agendamento - telefone: (22) 999073913

Cras Nova Esperança

Área de abrangĂȘncia: Nova Esperança e Piracema
Atende com agendamento - telefone: (22) 997604156

Cras Novo Visconde

Endereço: Rua Manoel Batista de Carvalho, s/nÂș - Praça Edgar dos Santos Moraes (AtrĂĄs do CRIAN), Novo Visconde, próximo ao CRIAAD.
Área de abrangĂȘncia: Visconde, Novo Visconde, Novo Horizonte, Alto dos Cajueiros, Miramar, Cavaleiros, Centro, Praia Campista, Campo DÂŽOeste, Granja dos Cavaleiros, Imbetiba, Jardim Sol Y Mar, Imboassica, Glória, Costa do Sol, Riviera Fluminense, Parque Duque de Caxias, Mirante da Lagoa e Cancela Preta.

CRAS Visconde

Atende com agendamento (segunda, terça e quinta) - telefone: (22) 2762-5118.

Cras Serra

Endereço: Avenida Miguel Peixoto Guimarães 703 (antiga Avenida Principal), Córrego do Ouro, próximo ao Macaé Facilita.
Área de abrangĂȘncia: Bicuda Grande e Pequena, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.

Atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, excetuando o horĂĄrio de almoço, das 12h às 13h. Pode-se agendar pelo telefone: (22) 2762-7807.

Fonte: Comunicação Desenvolvimento Social

Comunicar erro

ComentĂĄrios

Zion
Luxhoki