Proporcionar uma nova dimensão à aprendizagem dos alunos. Esta é a proposta do Cantinho da Leitura, que está sendo implementado em 8 escolas da rede municipal de Quissamã com recursos do Governo Federal, via Ministério da Educação. Na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, no quilombo de Machadinha, o ambiente já está pronto e conta ainda com a Sala de Suporte ao Professor, toda preparada pela Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação (SEMED).
"A qualidade da educação vai além das salas de aula. O Cantinho da Leitura é mais que um espaço físico, é uma oportunidade valiosa para estimular o gosto pela leitura e promover o pleno desenvolvimento das crianças", destacou a secretária de Educação, Helena Lima.
Com a verba do Ministério da Educação, a escola adquiriu diversos títulos alinhados com a faixa etária, o contexto sociocultural, o gênero e a diversidade étnico-racial dos estudantes. Para complementar o espaço, a Prefeitura de Quissamã disponibilizou recursos para a aquisição de mobiliários e mais recursos pedagógicos, além da Sala de Suporte ao Professor que conta com Laboratório Lúdico de Alfabetização e Laboratório de Matemática
"O Cantinho da Leitura é um espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades, que certamente vai contribuir para a formação de cidadãos plenos", destacou a coordenadora de Gestão Pedagógica da SEMED, Joelma Passos.
A iniciativa do Cantinho da Leitura está alinhada com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa proporcionar ambientes de incentivo à leitura que atendam à diversidade dos estudantes.
"O impacto será bastante significativo. As aulas se tornam mais atrativas e o contexto da aprendizagem faz mais sentido para nossos alunos", disse o diretor geral da Escola Municipal Felizarda, Allan Alves.
Também foram contemplados com a iniciativa do Governo Federal, as escolas: Professora Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado; Professor Miguel ngelo, em Caxias; Professora Nelita Barcellos dos Santos, em Morro do Alto; Carlos Roberto Cruz Filippino, em Santa Catarina; Professora Tânia Regina Paula, Piteiras; Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, Sítio Quissamã; e Ignácio Hugo de Souza, na Penha.
Fonte: Secom Macaé