Quem era Ruth Guimarães?

Por Gi Germano em 30/07/2021 às 18:49:21

"A gente passa nesta vida, como canoa em água funda. Passa. A água bole um pouco. E depois não fica mais nada. E quando alguém mexe com varejão no lodo e turva a correnteza, isso também não tem importância. Água vem, água vai, fica tudo no mesmo outra vez". – Água Funda

Ruth foi uma mulher...

Negra...

Romancista, cronista, contista, poetisa, teatróloga, jornalista, folclorista, pesquisadora, tradutora, professora...

E caipira!

Quem era Ruth Guimarães?

Nascida em 13 de junho de 1920, no interior de São Paulo, Ruth Guimarães foi a primeira escritora negra a se projetar nacionalmente, acreditem!

Ainda menina, viveu em uma fazenda que o pai administrava em Minas Gerais, convivendo com o "povo caipira" de lá foram coletadas a maioria de suas histórias orais e fazem parte de sua obra literária. Menina precoce... Aos 5 anos lia os jornais locais e aos 10 publica os seus primeiros poemas!

Maravilhosa!

Ruth ingressou no curso de Filosofia da Faculdade de Letras e Filosofia da USP em 1938, antes mesmo de completar 18 anos. Muito dinâmica trabalhava ao mesmo tempo em um laboratório farmacêutico e com o tempo passou a frequentar reuniões promovidas por alguns escritores e nesta época conheceu Jorge Amado.

Ruth em 1950, consegue publicar o seu segundo livro, os Filhos do Medo! Livro que fala sobre as manifestações do medo, rico material para os pesquisadores do nosso folclore, material muito importante que contribui para o folclore nacional.

Ruth aprendeu muito sobre as tradições dos índios e dos negros com sua avó, assim, ela reúne os recontos de assombração, incluindo saci e mula sem cabeça e mostra a Mário de Andrade que elogiou a sua iniciativa e a orientou em como organizar suas pesquisas.

Sua caminhada a fez encontrar com Câmara Cascudo no I Congresso Brasileiro de Folclore, trocaram várias cartas e ela costumava dizer: "Folclore não se ensina, vivencia-se".

Sobre sua Literatura Ruth falava:

"Ah! Eu conto histórias para quem nada exige, e para quem nada tem. Para aqueles que conheço: os ingênuos, os pobres, os ignaros, sem erudição nem filosofias. Sou um deles. Participo do seu mistério. Essa é a única humanidade disponível para mim. Quem me dera escrevesse com suficiente profundeza, mas claramente e simplesmente, para ser entendida pelos simples e ser o porta-voz dos seus anseios. Meu temário são as acontecências (A palavra acontecência é criação de Ruth Botelho Guimarães… ) sem eco no mundo, mas que ajudam a explicar a vida e seus segredos, que talvez possam conter a alma imortal de cada um, seja do rústico, seja do letrado, com suas virtudes essenciais."

Ruth contava suas histórias na linguagem simples de "vó" para netos, uma forma que faz a imaginação voar realmente por um mundo que nos dias de hoje parece tão distante, mas que não devemos deixar acontecer, pois, esta fada tão especial faleceu em 21 de maio de 201,mas sua obra permanece aqui nos ajudando a construir ou reconstruir nossa memória!

Busquem os inúmeros artigos sobre esta fada maravilhosa: Ruth Guimarães e leiam seus livros para ter a ideia deste fenômeno que coletou as histórias diretamente da fonte da melhor forma: vivenciando!

Fonte: Texto criado por Gi Germano

Zion
Luxhoki