Quarta-feira de Cinzas

Por Gi Germano em 14/02/2024 às 22:24:06

Quarta-feira de Cinzas: Missa na Paróquia São João Batista

Queima dos galhos do Domingo de Ramos do ano anterior e água benta...

Assim são preparadas as cinzas para o seu uso na quarta-feira marcando o fim do Carnaval.

Na tradição cristã, também representa o início da Quaresma, período de 40 dias antes da celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

"Do pó viemos e ao pó voltaremos".

Na Quarta-Feira de Cinzas, os cristãos participam de celebrações religiosas, onde 'recebem' na testa uma cruz feita de cinzas, como um sinal de penitência e reflexão sobre a vida, marcando assim o início de um período de introspecção, jejum e abstinência.

Na homilia do Padre José Luiz hoje pela manhã, ele explicou do seu jeitinho, deixando claro que ao fazer o jejum, devemos agir de forma normal diante das outras pessoas. Se você faz o jejum de algum alimento, e ao se deparar com ele, demonstra no seu rosto tristeza por não poder comê-lo, e fala o tempo todo que não pode porque está fazendo jejum, será melhor não fazer....

Isso é verdade, pois, o período de introspecção, jejum e abstinência é pessoal, não há necessidade de que os outros tenham ciência deste assunto.

Hoje, além, de marcar o início da quaresma, a Quarta-Feira de Cinzas também representa o início da Campanha da Fraternidade no Brasil.

Este ano o tema Fraternidade e Amizade Social e o lema Vós sois todos irmãos e irmãs (Mateus 23,8). No sábado dia 17/02

Fonte: Gi Germano (Psicopedagoga/Biblioterapeuta/Neuropsicopedagoga)

Zion
Luxhoki