3 livros... Muitas histórias!

Por Gi Germano em 20/11/2023 às 18:29:41

3 livros... Muitas histórias!

Três livros...

Muitas histórias!

Estivemos juntas na FLICMAC / 2023, e conversamos muito, sobre diversos assuntos, falar da mulher preta, mãe, escritora e profissão faz parte do nosso universo, cada uma compartilha um pouco de suas experiências com muitas histórias!

São anos de amizade e poucas oportunidades de estarmos juntas e durante os dias da feira literária em Macaé, ficamos em stands próximos, e vizinhas quando se junta além de histórias "brotam" sorrisos!

Quem são?

Eu, Gi Germano, Sônia Santos e Conceição de Maria!

Esta foto não foi por acaso, nossa gratidão ao Professor e escritor Gilliard Viana que fez o registro destas "meninas". Sei que ao ler essa parte as duas irão rir, porque eu escrevi, e ri... Graças ao Gilliard e sua rapidez que temos este registo como uma doce lembrança !

Conheci a Sônia, quando ela trouxe e ministrava as aulas, a pós sobre Africanidade, curso maravilhoso e que deveria estar de volta para que pudéssemos retornar com nossos encontros cheios de vivências!

Um dos momentos muito marcante com Sônia está no Youtube:

IX ELEDE - IV EBRAC - Lançamento do livro "A oportunidade do grito" c/ Sônia Maria Santos

https://www.youtube.com/live/Fse1rG2yHuA?si=Z04AILmKgzCrs5cE

Lançamento do livro "A oportunidade do grito: Mornas eram as manhãs", escrito pela professora Sônia Maria Santos, juntamente com a ilustre presença da própria escritora da obra "Mornas Eram as Manhãs", Dina Salústio.

Conheço a Conceição de Maria, como costumamos falar, "da igreja", em alguns momentos nossos encontros eram na Paróquia São João Batista, quando acontecia reuniões sobre Cultura ou outros assuntos.

Conceição de Maria Rosa, como presidente da Fundação Macaé de Cultura e da I conferência Municipal de Macaé, fomentou muitos momentos culturais, e dentre eles foi acolher o projeto e a mostra cultural da Pastoral da Cultura da Paróquia São João Batista, com o Grupo Solidariedade. Vários grupos fizeram diversas apresentações e para assistir foi solicitado um litro de leite, conseguimos tantos litros que algumas instituições receberam as doações. Que fique o registro, o Grupo Solidariedade passou a ser a Pastoral da Cultura justamente no dia desta Mostra Cultural!

Neste dia Conceição viajou à trabalho, mas não deixou de participar, levamos um susto quando uma das funcionárias do teatro recebeu a ligação e foi passando "ao vivo" as mensagens de Conceição parabenizando pelo evento e ficou sabendo da novidade sobre a Pastoral.

https://macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/i-conferencia-municipal-de-cultura-supera-expectativa-de-organizadores

Pastoral da Cultura

https://macae.rj.gov.br/noticias/leitura/noticia/i-mostra-de-danca-vidalegria-no-teatro-municipal

https://pastoraldaculturaemmacae.blogspot.com/2011/11/pastoral-da-cultura-de-macae-e-suas.html


I Mostra Cultural: "Vidalegria"

Final da apresentação, momento em que Conceição de Maria ligou!


Três Livros...

Sonia Santos - 1- Obra: "A Oportunidade do Grito", análise crítica dos textos de "Mornas Eram as Noites", de Dina Salústio.

Conceição de Maria - 2- Obra: Pedaços de mim (Poesias)

Gi Germano – 3- Obra infantil: Bolão, Bolinha e Bolota

Não falei que são muitas histórias???

Um desejo...

Não só para o dia 20 de novembro, mas para todos os dias dos meses, que as mulheres pretas ergam suas cabeças, olhem para frente sigam seus caminhos buscando o seu engrandecimento, escolham qualquer profissão, ou estilo de vida, mas não deixem de lado os estudos e principalmente a leitura, pois, as nossas histórias tiveram início lá atrás com os nossos ancestrais, não negue a sua origem!


Fonte: Texto criado por Gi Germano (Alfabetizadora/Psicopedagoga/Biblioterapeuta

Zion
Luxhoki