Tradições orais e culturais: Santos Juninos

Por Gi Germano em 23/06/2021 às 23:12:33

Tradições Juninas

Junho é um mês muito especial!

A história começa há muitos anos atrás com a origem das Festas Juninas!

Veio de fora, mas depois que chegou aqui, tudo mudou...

Um toque especial, pois, o que era "Quadrille" virou Dança de Quadrilha com passos únicos em cada região brasileira. Se você estiver em regiões frias, é balancê pra cá ou pra lá, não precisa de tutorial, deixe o corpo acompanhar o ritmo que estiver tocando seja forró ou sertanejo e não se envergonhe se forem as músicas "da igreja"!

Se não tínhamos como festejar com a colheita de trigo, comemoramos com o que podemos fazer e degustar com o milho.

Tudo delicioso!

Bolo de fubá, pamonha, curau, mingau e não podemos deixar de lembrar que estas guloseimas poderão ser apreciadas com um caldo bem quente, pipoca, pé-de-moleque, paçoca, maçã do amor e se tiver espaço, que tal um café ou chocolate quente?

Entre uma caminhada e outra, um abraço se encontrar um conhecido e dependendo da festa junina, você fala ou escuta: Viva Santo Antônio, Viva São João ou Viva São Pedro!

Os três amigos certamente se encontram durante o mês de Junho afinal de contas foram escolhidos para representar o mês de Junho, e as festas Juninas, mesmo suas histórias sendo específicas, você pode ouvir falar que existe um santo que é casamenteiro, basta colocá-lo de cabeça pra baixo e aguardar o resultado, como também tem o santo que aponta a direção que você deve seguir, por fim o outro santo carrega um chaveiro com muitas chaves, dizem que uma delas abre as portas do céu!

O que será que eles pensam sobre isso?

Certamente, devem dar gostosas gargalhadas promovendo barulhos estranhos que assustam os que moram na Terra achando que tem festa no céu ou faxina!

Brincadeiras à parte, sabemos que Santo Antônio cuidava com muito amor e dedicação as pessoas humildes, como São João, foi o precursor, anunciava a chegada do Salvador, o próprio Jesus, e São Pedro, pescador, apóstolo de Jesus e fundador da Igreja Cristã.

É realmente o mês de Junho é muito especial:

Viva os Santos Juninos...

Viva Santo Antônio!

Viva São João Batista!

Viva São Pedro!

Fonte: Texto criado por Gi Germano

Zion
Luxhoki