Lenda Yanomami - Girassol

Por Gi Germano em 23/01/2023 às 11:40:43

Lenda do Girassol - Yanomami

Povo que vive na Floresta Amazônica, nos estados de Amazonas, Roraima e Venezuela. Os Yanomami têm seus próprios conhecimentos e com isso sua cultura se destaca pela caça, pesca e também nas roças... As plantas são bem utilizadas como alimentos, remédios e outros setores!

Com isso é de extrema importância seus cuidados com a natureza, pois, dela vem o sustento da tribo. O respeito pelas criações é passada pelas gerações, os idosos passam esses conhecimentos... Sem as crianças, seus curumins, como ficará esta tribo?

Quem ouvirá as inúmeras lendas indígenas? Histórias cercadas de mistérios, magias e encantos... Vale lembrar que é assim que são criados os curumins e os jovens até chegarem na fase adulta.

Por que interromper isso?

Para quê?

A beleza e ingenuidade das lendas nos leva a reflexões sobre a existência, respeito, da própria vida!

Ouvi certa vez uma lenda Yanomami, sobre uma índia que nasceu nesta tribo e tinha os cabelos dourados como os raios do Sol, por ser diferente recebeu o nome de Ianaã, a menina vivia correndo pela floresta brincando com os animais tomando banho no rio e se secando ao Sol...

O Sol notou esta pequena índia e por ela se apaixonou... Ianaã por sua, por ele se apaixonou também! Diariamente Ianaã, acordava e corria para dar o bom dia ao Sol que recebia como se estivesse com os braços abertos.

Certo dia o Sol aguardava pelo bom dia, e Ianaã não apareceu... Estava doente, muito doente... E por mais que o pajé tentasse curar utilizando toda sua sabedoria com a botânica indígena, a índia morreu...

Um silêncio na mata!

A tribo decide enterrar a índia próximo ao rio que ela tanto amava, e durante o trajeto e ritual, o Sol acompanhava tudo derramando suas lágrimas...

Os dias passaram... O Sol ainda chorava, suas lágrimas caiam na terra e aquecia o local onde a pequena índia foi enterrada, até que um pequeno broto surgiu, uma planta crescia com o passar dos dias, e quando sua flor surgiu surpreendeu com suas pétalas amarelas douradas e no meio sementes escuras que poderiam gerar novas vidas e até alimentar aos que sentiam fome...

A tribo foi conhecer a tal flor que durante o dia brincava buscando pelo Sol, girava alegremente e ao anoitecer quando ele dormia, ela se curvava tentando adormecer para que no dia seguinte pudesse encontrar o seu amigo.

A tribo então deu o nome a esta flor de Girassol! Suas sementes eram plantadas e serviam também de alimentos... E hoje podemos conhecer uma das inúmeras histórias da origem do GIRASSOL.

Fico imaginando os curumins ouvindo esta lenda e como os seus olhos deveriam brilhar ao encontrar a planta onde eles moravam.

Então, eu retorno com a minha pergunta, por que interromper isso???

Uma reflexão diante dos fatos que estão acontecendo com os Yanomami.

Fonte: Texto criado por Gi Germano

Zion
Luxhoki