Camara Itinerante
Camara pi 183

Maracanã: A paixão rubro-negra

A relação entre o templo sagrado do futebol, o Flamengo e sua torcida apaixonada no coração do Rio de Janeiro.

Por Caio Araujo em 18/09/2023 às 11:30:03

Torcida do Flamengo em dia de jogo, no Maracanã, demonstrando seu amor pelo time rubro-negro

No futebol brasileiro, uma das certezas que existem é que quando o jogo acontece no Rio de Janeiro, a torcida do Flamengo irá lotar o Maracanã e fazer do templo do futebol brasileiro a casa do time rubro-negro, afinal Maracanã é sinônimo de paixão.

Mas não pense que essa conexão da torcida rubro-negra com o estádio lendário começou em 2019, com a campanha histórica do Flamengo. Na verdade, a conexão do time com o Maracanã começou em 1950, quando o estádio foi inaugurado e o clube passou a realizar seus jogos no local. Desde então, o Maracanã se tornou a casa do Flamengo. Nele, o time venceu Campeonatos Cariocas, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

O Flamengo só não conseguiu, ainda, conquistar um título internacional no Maracanã. O mais próximo disso que já chegou foi em 2017, quando, treinado pelo Colombiano Reinaldo Rueda, chegou à final da Copa Sul-americana contra o Independiente da Argentina, onde no jogo de ida, o mais querido perdeu para o Rey de Copas, na Argentina, por 2x1, e só ficou com o empate no jogo de volta, no Maracanã, por 1x1 e viu os argentinos se tornarem campeões continentais. Depois disso, tirando as Recopas, o rubro-negro nunca mais conseguiu disputar uma final continental dentro do Maracanã.

Para uma das maiores torcidas do Brasil falta, então, o momento de comemorar, na casa do Flamengo, o Maraca, um título sul-americano.

Zion
Luxhoki