Pousada da Cidadania completa 13 anos de existência e comemora no estilo julino

A Pousada da Cidadania acolhe a pessoa em situação de rua, que passa antes pela triagem do Centro Pop, oferecendo todo o aparato necessário para a inclusão social. Veja a seguir:

Por Lourdes Acosta em 23/07/2021 às 20:58:48

A festa no estilo julino ocorreu nesta quinta-feira, 22 de julho, data em que nascia a Pousada da Cidadania em Macaé, para acolher pessoas em situação de rua e promover reinserção social, com o fornecimento do abrigo temporário e atenção especializada de saúde, educação, assistência social e outras, visando resgatar os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.

De acordo com o coordenador da Pousada, Alanderson de Souza, a festinha julina foi pensada junto com os funcionários para comemorar da melhor forma com os usuários do equipamento.

- Celebramos uma data tão importante de um projeto que transforma com amor e dignidade a vida de quem um dia esteve em situação de rua é bastante positivo. Com a ajuda de parceiros e amigos conseguimos doces, comidas típicas e até lembrancinhas para cada usuário. Neste ano de pandemia não pudemos receber visitas como nos anos anteriores, mas tomamos o cuidado quanto ao uso de máscaras e uso de álcool gel. Tivemos a presença do nosso secretário Mauro Torres que veio prestigiar nossa festinha e do coordenador do Centro Pop, Vitor Teófilo – disse Alanderson.

A Pousada da Cidadania, como projeto pioneiro na Região, é mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SMDSDHA), que disponibiliza uma equipe multidisciplinar para acolher a pessoa em situação de rua, que passa antes pela triagem do Centro Pop e oferece todo o aparato necessário para a inclusão social. Só no primeiro semestre deste ano de administração Welberth Rezende, foram 229 assistidos pelo programa que conta com a gestão de Mauro Torres.

- Foi com um prazer imenso que estivemos na Pousada para comemorar junto com os 50 cidadãos que ali residem temporariamente, os 13 anos de existência desse equipamento. Nos alegra que possamos promover dignidade, esperança e cidadania aos que já residiram nas ruas e que ao se desligarem do abrigo poderão estabilizar suas vidas socioeconômicas – frisou o secretário.

Serviço:

A Pousada da Cidadania fica localizada na Rua Orlando Tardelli, nº 206 – Jardim Bela Vista (antigo Hotel Jardim Bela Vista).
Horário de Atendimento: todos os dias, 24h por dia.

Telefone: (22) 2796-1802.
E-mail: [email protected]

_____________________________

Comunicação SMDSDHA

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911/MA.

Macaé, 23/07/2021.

Zion
Luxhoki