CONTEC
Camara

Restaurante Popular de Macaé inova apresentando cardápio junino

Além do cardápio junino, já estão previstos novos pratos principais, como filé de frango acebolado com abobrinha a italiana e churrasquinho misto, entre outros...

Por Lourdes Acosta em 23/06/2022 às 16:44:45

Com exatos 30 dias de funcionamento, o Restaurante Popular "Andréa Vasconcelos Meirelles", entregue à população pelo prefeito Welberth Rezende, no último dia 24, apresentou nesta quinta-feira (23), véspera do dia de São João, padroeiro de Macaé, a uma inovação - o Cardápio Junino, composto de salsichão à vinagrete, farofa de linguiça, salada de folhas com cenoura e milho, guarnição (arroz e feijão) e a sobremesa, mousse de chocolate.

O Restaurante Popular, que vem atendendo cerca de 1500 pessoas diariamente, de forma gratuita e com prioridade aos trabalhadores desempregados, moradores em situação de rua, pessoas em vulnerabilidade social ou em situação de insegurança alimentar e nutricional, tem oferecido desde o início de seu funcionamento, um cardápio especial composto de alimentação balanceada e supervisionada. É fruto de parceria entre o município e o governo federal (Ministério da Cidadania), onde a prefeitura de Macaé subsidia a totalidade do valor das refeições e é administrado pela secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA).

Segundo a gerente e nutricionista da empresa Singular Gestão de Serviços, Paula Bittencourt, o número de pessoas atendidas varia conforme o dia. Ela conta que na primeira semana de inauguração foram atendidas entre 1600 e 1800 pessoas. Nas semanas seguintes o número de refeições estabilizou entre 1200 a 1500. "Nosso cardápio é afixado diariamente na frente do prédio às 7h. Ocorre que quando colocamos algum item novo no cardápio e ele é visto por algumas crianças de uma escola que funciona aqui próximo e elas gostam, nesse dia o refeitório enche, pois elas deixam de comer na escola e vêm fazer volume para saborear a novidade do cardápio", ressaltou.

Novo cardápio – Nas próximas semanas já estão previstos novos pratos principais, compostos de vegetais e fibras, objetivando promover uma educação nutricional, dentre eles estão: Filé de frango acebolado com abobrinha a italiana; Churrasquinho misto com farofa de bacon e Moela com purê de batatas. O secretário de Desenvolvimento Social, Fabricio Afonso, que esteve no restaurante mais cedo para uma visita técnica, provou a aprovou o cardápio junino.

- Aprovadíssimo. Com isso, estamos cumprindo a nossa parte que é oferecer uma alimentação balanceada e nutricionalmente adequada para quem precisa, que é a população de baixa renda, vulnerabilizados socialmente, ou em situação de insegurança alimentar e nutricional, além disso, valorizando os hábitos alimentares regionais – assegurou Fabrício.

A macaense Maria Helena, de 56 anos de idade, moradora do Cajueiros, caminha diariamente para ir almoçar no restaurante popular porque mora sozinha e disse que não possui condições financeiras para se alimentar. "Eu vivo de cesta básica porque não tenho renda. Então, esse restaurante caiu do céu para me ajudar a viver", disse. Já o casal Santos, que reside na localidade de Areia Branca, gostou muito do cardápio. Eles almoçaram com suas duas filhas pequenas e explicaram que frequentam o restaurante em dias alternados quando vêm ao centro de Macaé resolver os problemas e trazer as crianças para o médico. "Nós estamos desempregados e vivemos num barraco de madeira que construímos. É de lá que tiramos nosso sustento quando plantamos hortaliças e conseguimos vender", afirmaram.

Serviço:

Restaurante Popular "Andréa Vasconcelos Meirelles".

Horário de atendimento: diariamente das 11h às 14h.

Endereço: Rua Gastão Henrique Schueler, 153. Aroeira.

___________________________________

Comunicação Desenvolvimento Social

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Macaé, 23/06/2022.

Zion
Casa e Roupa
Clarissa