Centro Pop amplia horário de atendimento à pessoa em situação de rua

A partir de segunda (5), o Centro Pop estará aberto das 8h às 17h, para atendimento ao morador em situação de rua. E, nesta semana, um homem de 45 anos, referenciado no Hotel Deus, foi encaminhado para a Fazenda Esperança. Veja a seguir:

Por Lourdes Acosta em 02/07/2021 às 19:14:02

A partir desta segunda-feira (5), o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), gerenciado pela secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade (SMDSDHA) estará funcionando oito horas por dia, em atendimento à população em situação de rua de Macaé.

Segundo o secretário Mauro Torres, a partir de agora, o Centro Pop estará aberto das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, para melhor atender com ações de acolhimento, acompanhamento e articulação em Rede. O novo horário amplia também a oferta de serviços e de alimentação. "As pessoas em situação de rua referenciadas no Centro Pop terão diariamente o café da manhã, almoço e lanches, além do espaço que podem utilizar para o banho e lavar suas roupas. Estamos com uma equipe completa para o oferecimento desses serviços. Precisamos continuar a promover dignidade e aumento da autoestima a essas pessoas", ressaltou.

Encaminhamento Esperança - Nesta semana, um homem de 45 anos (F.B), referenciado no Hotel Deus, pela equipe de proteção Especial de Alta Complexidade da SMDSDHA, foi encaminhado para a Fazenda Esperança. Espontaneamente, a pessoa em situação de rua optou por buscar recuperação e libertação dos seus vícios. A Fazenda, por sua vez, experiente na recuperação de dependentes químicos e que mantém parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social, num trabalho integrado para pessoas que estejam em vulnerabilidade social, o acolheu.

A comunidade terapêutica que atua desde 1983, no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga, utiliza o método de acolhimento que contempla três aspectos determinantes: O Trabalho como processo pedagógico; A Convivência em família; E a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida. "Nós estamos de portas abertas para acolher homens e mulheres fragilizados pelo consumo das drogas, transformando dor em alegria. Em Macaé/RJ, funcionamos há 12 anos e vivenciamos o carisma da Esperança, resgatando vidas", disse Rodrigo Bela Gabbay, responsável pelo atendimento.

Gabbay acrescentou que atualmente na Fazenda estão 53 acolhidos, homens e que o plano de recuperação é em torno de 12 meses. Quanto aos atendimentos psicológicos são feitos por profissionais voluntários e os de saúde geral são feitos pelo SUS/Saúde Macaé.

Serviço do Centro Pop (De 8h às 17h):

Café da manhã – 8h

Banho e lavagem de roupas – 8h30

Almoço (quentinhas) – 11h30

Lanche – 14h

Banho – 16h

Todas as segundas feiras, pela manhã - Agendamento para emissão de RG

Todas as quartas feiras, pela manhã - Corte de cabelo.

Serviço do Hotel de Deus:

Pernoite das 18 às7h30

18h às 20h – Chegada e banho

Todos fazem o teste de Covid-19, recebem um kit composto de toalha, sabonete, pasta e escova de dente e cobertor. Após o banho é servido o jantar e em seguida vão para seus quartos para pernoitar. Às 7h da manhã, tomam café e posteriormente são liberados.

____________________________________

Comunicação SDSDHA. Macaé 02/07/2021.

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Tel.: (22) 998220883 (Whatsapp) E-mail: [email protected]

Zion
Luxhoki