Dona Alba vai oferecer exames de endoscopia e colonoscopia

O Centro de Especialidades Médicas poderá ter exames de endoscopia e colonoscopia; Pacientes de queixam sobre o atendimento no Dona Alba; O feminicídio continua em alta e Campanha da Fraternidade faz coleta nacional no domingo de ramos, são os destaques desta semana no blog lourdesacosta.com. Vem comigo!

Por Lourdes Acosta em 24/03/2023 às 20:55:21

Serviços de saúde no Dona Alba I

Em visita ao Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, o prefeito Welberth Rezende, acompanhado do secretário Adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga e do diretor clínico da unidade Marlone Carvalho, para acompanhar o funcionamento e conhecer melhor as instalações, anunciou que nos próximos meses irá oferecer exames de endoscopia e colonoscopia. Ao ler a notícia, numa página do Facebook, o internauta Silva, cobrou a intervenção do prefeito na agilização das consultas. "prefeito Welberth Rezende, estou aguardando uma consulta para otorrinolaringologista desde novembro, não me ligaram nem para dar uma satisfação. Precisamos de uma resposta mais rápida em relação a marcação de consultas no Alba"...

Serviços de saúde no Dona Alba I

... Além do Silva, outras queixas sobre o atendimento naquele centro de especialidades médicas vieram à tona, como é o caso da dona Maria de Lourdes, que perdeu sua chance de realizar uma cirurgia de reposição da cartilagem no joelho. Ela conta que ao se deslocar até o Dona Alba para saber sobre o encaminhamento médico ortopedista para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro, que estaria sendo feito pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG), ela simplesmente recebeu a informação de que o processo foi arquivado. "A informação que recebi, após quase três anos de espera foi que o processo tinha sido arquivado porque ligaram e não atendi", informou. Bem fica a pergunta: O sistema de regulação de Macaé aciona o paciente só por telefone? Não existe outro meio de comunicação (telegrama, carta...) e se a pessoa for deficiente auditiva?!!!

Mais verba para melhorar o HPM

Nomeado como secretário do governo Cláudio Castro, no último dia 8 de fevereiro, o macaense Chico Machado, tem proclamado aos quatro ventos, digo, nas mídias sociais que está trazendo mais investimentos na saúde do interior do estado, notadamente, Macaé/RJ. A confirmação do nome de Chico não foi surpresa porque sempre mantinha uma boa relação com Castro. Quanto ao "investimento" ele diz textualmente: "Tenho orgulho de anunciar o investimento de 35 milhões destinados para melhorias do HPM! Uma vitória para Macaé e região! Gostaria de agradecer ao governador, secretário de saúde...". Segundo ele a saúde é uma pauta prioritária. Agora, cá para nós, ele não está fazendo nenhum favor em pedir melhorias para um hospital que já recebe verbas estaduais, né não? Ainda mais agora como como secretário de governo (amigodorei)!!! rsrs.

Feminicídio em alta no Brasil I

Os dados sobre violência de gênero no Brasil, mostram que os casos de feminicídio e de homicídio de mulheres continuam aumentando na maior parte dos estados brasileiros e que as mulheres ainda não conquistaram o direito à vida. Desde a promulgação da Lei nº 13.104/15, que qualifica como feminicídio o homicídio de mulheres devido a sua condição de gênero, os registros aumentam ano a ano, indo na contramão da tendência de queda dos homicídios em geral. Segundo os dados do Monitor da Violência, entre 2017 e 2021, o registro dos crimes de feminicídios aumentou 37% e em 2022, cresceu mais 5,5%, e pode ser explicado por diversos fatores, o primeiro deles é a falta de investimento em políticas públicas voltadas à prevenção da violência doméstica e à proteção de mulheres vítimas. Os dados públicos indicam que houve um desfinanciamento desta área durante o governo Bolsonaro, que cortou em 90% da verba para políticas de enfrentamento à violência doméstica e familiar...

Feminicídio em alta no Brasil II

... Por outro lado, a Câmara dos Deputados aprovou no último dia 9, proposta que garante uma pensão de um salário-mínimo (R$ 1.320) às crianças e adolescentes cujas mães foram vítimas de feminicídio. O texto já está sendo analisado pelo Senado. O valor da pensão estabelecido no projeto deve ser pago até o adolescente completar 18 anos. O projeto é de autoria das deputadas Benedita da Silva (PT-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Luizianne Lins (PT-CE), Maria do Rosário (PT-RS), Natália Bonavides (PT-RN), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Rejane Dias (PT-PI).Tomara que o Senado aprove!!!

E a nova ponte no Rio Macaé quando sai?

.... Falando em Cláudio Castro, no ano eleitoral de governadores e deputados (2021), o atual governo do Rio de Janeiro, lançou em Macaé, a ordem de serviço da duplicação da Ponte Ivan Mundim e da reforma do Calçadão da Rui Barbosa. Em agosto desse ano, a empresa Geologus, do Rio de Janeiro, iniciou a perfuração de estaca raiz fora do Rio Macaé e a empresa Drillco, de São Paulo, começou com a perfuração dos pilares dentro do rio, utilizando uma balsa. A nova ponte (um novo apartheid entre as zonas norte e sul da cidade), fruto de parceria entre governo estadual e a prefeitura de Macaé, é um sonho antigo dos moradores da cidade, que visa melhorar o sistema viário do município e oferecer aos usuários mais segurança e fluidez no trânsito. Sendo obra eleitoreira ou não, terá cerca de nove metros de largura e 260 metros de comprimento, com investimento de R$ 39 milhões. A pergunta que não quer calar é: Quando serão entregues essas obras?

Fraternidade e Fome I

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade deste ano, será feita no próximo dia 2 (Domingo de Ramos), em todas as comunidades do Brasil. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanece nas dioceses para atender projetos locais, pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS)...

Fraternidade e Fome II

... No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década. A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro. A Campanha da Fraternidade deste ano que trouxe como tema "Fraternidade e Fome" e o lema bíblico, extraído de Mateus 14, 16: "Dai-lhe vós mesmo de comer!", convocou todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão.

Fraternidade e Fome III

O tema "Fraternidade e Fome" marcou recentemente uma solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), conduzida pela deputada Marina do MST, onde o ex-vereador Marcel Silvano (PT), que hoje compõe a Comissão de Segurança Alimentar da Alerj, como assessor técnico, manifestou seu engajamento na luta. Silvano disse que o tema "deu o rumo da prosa e marcou o compromisso de todas as pessoas ali presentes em buscar uma realidade livre da fome". Segundo ele, hoje no Brasil, "mais de 30 milhões de pessoas estão em condições de insegurança alimentar, dos quais três milhões são aqui do Estado do Rio. Também Macaé atinge a triste marca da desigualdade. São quase 50 mil pessoas na pobreza absoluta, cadastrados no CadÚnico, uma tragédia!". O assessor afirmou que "precisamos aprofundar a luta por políticas públicas que promovam a vida e a dignidade das pessoas"...

E mais:

# Pela necessidade de formação e compromisso ético, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) elegeu como prioridade de ação para o primeiro semestre de 2023 a luta pela atualização da regulamentação profissional da categoria (jornalistas) e a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Diploma na Câmara Federal...

# ... Enquanto isso, há gente se lançando como apresentador de programa de Rádio sem a devida outorga... Para se trabalhar como radialista, é preciso concluir a formação superior no curso de Comunicação Social com habilitação em Radialismo ou, já tendo muitos anos de experiência, buscar o seu DRT, nome popular para o registro profissional, emitido pela Delegacia Regional de Trabalho, que confere o exercício legal e regular da profissão. Estamos de olho!!!

# Olha isso aí prefeito, Lula já oficializou a volta do "Mais Médicos", programa federal para preenchimento de vagas no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa pretende expandir de 13 mil para 28 mil o número de profissionais em atendimento pelo país e o contrato do Mais Médicos é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. Vale a pena trazer o programa para as Unidades de Saúde de Macaé, que carecem de mais profissionais!!!

________________________

Por aqui Lourdes Acosta

Jornalista - DRT/MTE 911 MA.

Macaé/RJ, 24/03/2023.

Zion
Luxhoki